Home » Aprenda a higienizar o alho-poró
alho-poro-organico-raizs

Aprenda a higienizar o alho-poró

Entenda como limpar o alho-poró, quais partes podem ser usadas e o que fazer com o que será descartado

 Você sabe como limpar o alho-poró? Essa questão, que parece ser tão simples, é, na verdade, muito comum, principalmente entre aqueles que ainda estão começando a consumir este vegetal. Isso porque o item ainda está se popularizando nas cozinhas brasileiras.

 O alho-poró, também conhecido como alho-porro ou alho-francês, é praticamente um ancião no grupo dos vegetais. Fez parte da culinária dos egípcios e é um dos símbolos do País de Gales, sendo usado nos uniformes dos soldados locais.

 Já no Brasil, o seu cultivo começou tímido – até o fim do século passado, a dificuldade em encontrar a hortaliça nas terras tupiniquins fazia com que seu uso ficasse restrito aos grandes chefes de cozinha – , mas com o tempo ela se popularizou e hoje é bem mais fácil encontrá-la em mercados e feiras livres.

 Porém, mesmo sendo mais familiar do que antes, não são todas as pessoas que conhecem os benefícios deste produto. Outros não sabem como utilizar esse vegetal e, principalmente, como limpar o alho-poró. Se você também tem essa dúvida, veja a seguir como higienizar o seu vegetal e como consumi-lo, evitando ao máximo o desperdício.

Alho-poró: saiba mais sobre ele

 O alho-poró é um vegetal da família do alho e da cebola. É possível perceber a semelhança por meio do bulbo que eles têm em comum. Tem o formato comprido e pode chegar a incríveis 50 centímetros (cm) de altura.

 Além disso, o alho-poró é formado por duas partes: o caule e as folhas. O caule tem o formato cilíndrico e é considerada a parte nobre do vegetal, mais saborosa e nutritiva. Também é a parte mais clarinha da planta, cuja base fica embaixo da terra.

 As folhas crescem sobrepostas umas às outras e têm uma coloração mais escura e uma textura mais fibrosa.

 Ademais, a hortaliça pode ser consumida crua, cozida, refogada e deixa pratos e receitas muito mais saborosas e nutritivas. E, ainda por cima, oferece muitas outras vantagens? Veja alguma delas:

  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Fortalece o organismo contra gripes e resfriados;
  • É rico em ácido fólico, essencial para a formação do bebê durante a gestação;
  • É rico em betacaroteno, deixando a pele mais bonita, jovem e saudável;
  • É rico em luteína, proteína fundamental para a saúde dos olhos;
  • Estimula o funcionamento do intestino, pois é rico em fibras;
  • Possui antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce das células;
  • Fortalece os ossos, pois é rico em vitamina K;
  • Ajuda na perda de peso saudável;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim;
  • Tem poder afrodisíaco e aumenta a fertilidade.

Como limpar o alho-poró?

 Agora vem a parte mais interessante. Vimos que o vegetal tem um formato de bulbo. Isso quer dizer que as suas folhas crescem bem enroladinhas na base. E é isso que dificulta a sua higienização.  

 Lavá-lo apenas colocando sob água corrente não é correto porque a sujeira fica nas partes mais escondidas do bulbo e pode estragar ou contaminar a sua receita. Veja um passo a passo simples e que dá muito certo.

  1. Separe o alho-poró das folhas, cortando bem na junção dessas duas partes;
  2. Faça um corte ao longo de todo o caule, no sentido do seu comprimento, sem chegar ao final da base;
  3. Vire o caule de lado e faça outro corte, no mesmo sentido e do mesmo tamanho. Olhando a ponta do caule de frente, você vai imaginar um corte em formato de cruz;
  4. Abra um pouco as folhas e lave-as em água corrente até tirar todas as impurezas;
  5. Uma dica para aperfeiçoar a higienização é deixar o caule cortado dentro de uma solução de água com hipoclorito de sódio por cerca de 20 minutos;
  6. Faça o mesmo processo com as folhas;
  7. Aguarde secar e o seu alho-poró está pronto para consumir. Corte em pequenos pedaços e pronto. Caso não precise usar toda a hortaliça, use saquinhos específicos para guardá-lo no freezer. Ela

permanece boa para o consumo por até seis meses.

 Alho-poró orgânico? Vale a pena?

 Alho-poró orgânico vale muito a pena. Produtos orgânicos são mais saudáveis, livres de agrotóxicos e são até mais fáceis de limpar. Depois de lavá-los em água corrente, basta deixá-lo por cinco minutos na solução de água com hipoclorito de sódio para eliminar todas as impurezas.

 É verdade que o alho-poró orgânico é um pouco mais caro, mas é um investimento com excelente custo-benefício, se levarmos em conta não só os benefícios da hortaliça, mas também as vantagens do consumo de produtos livres de substâncias químicas.

 Qual parte do alho-poró usar?

 Você tem dúvidas sobre quais partes do alho-poró podem ser usadas? Até quem tem o hábito de consumir esse vegetal fica um pouco inseguro quanto a isso.

 Mas, saiba que tanto o caule quanto as folhas do alho-poró são comestíveis. A parte branca é menos fibrosa, tem um sabor mais leve e é a mais usada em receitas, como quiche, arroz, saladas, tortas e cremes.

 Já as folhas têm um sabor mais forte e são mais fibrosas, mais firmes. Mas, cabem perfeitamente em caldos e sopas, deixando suas refeições saborosas e saudáveis por completo.

 Apenas tome o cuidado de eliminar as folhas murchas, com cor e aspecto diferente, machucadas ou algo do tipo. Escolha aquele alho-poró com caule de cor clara e flores bem verdes.

 O que fazer com o que sobrou do caule?

 Jogar no lixo? De forma alguma! Aproveite a base da hortaliça para plantar e cultivar o alho-poró na sua mini horta caseira ou em qualquer cantinho do seu quintal.

 O cultivo do alho-poró é bem simples. Basta acomodar a pontinha do caule, que tem a raiz, em um espaço adubado e que receba a luz do sol por, pelo menos, três horas por dia. Faça a irrigação da planta diariamente, porém, sem deixar o solo encharcado. Um borrifador ajuda bastante.

 No primeiro mês, já é possível perceber a evolução do alho-poró e, após três meses, você já poderá fazer a colheita e consumi-lo, deixando seus pratos mais saudáveis e saborosos.

Atenção às dicas importantes:

  • Caso cultive o alho-poró em uma horta, tenha o cuidado de mantê-lo cerca de 15 cm ou 20 cm distante das outras plantas. Ele gosta de ter um espaço exclusivo.
  • Se preferir, pode usar um vaso para acomodá-lo. O alho-poró tem ótima adaptação a recipientes e você ainda pode transportar para outros ambientes. Mas, atenção: o vaso precisa ter uns 20 cm de profundidade para suportar o crescimento da raiz.

 Viu como é simples limpar o alho-poró? Agora que você já sabe como higienizar esse vegetal e sabe o quanto ele é saboroso e nutritivo, já pode incluí-lo na sua lista de compras, dando preferência para o alho-poró orgânico. Lembre-se de consumir o caule e as folhas e, não se esqueça de usar a base para o cultivo caseiro.