Home » Junho é mês de… Confira!
vegetais-sazonais-junho

Junho é mês de… Confira!

Veja quais são as hortaliças e frutas disponíveis no período e aproveite para saboreá-las e, até mesmo, pagar menos por elas

 Hey broto, sabia que é melhor consumir alimentos produzidos dentro da sua sazonalidade? Pois é. É bom para seu bolso, seu paladar e principalmente para sua saúde. As Frutas, Verduras e Legumes quando produzidas, colhidas e conservadas em condições climáticas apropriadas e durante o período em que se desenvolvem naturalmente oferecem, além de um sabor delicioso, uma série de outros benefícios.

 Ou seja, os alimentos que têm sua maturação no inverno normalmente levam como característica uma maior sustância e concentração de carboidratos ou gordura para proteger quem o consome do frio. É o caso das maçãs e goiabas, que crescem no outono e são a comida de transição perfeita, ajudando o corpo a se livrar do excesso de calor e a se refrescar antes do inverno.

 Já na primavera, a abundância de verduras nos ajuda a alcalinizar, desintoxicar e perder alguns quilos extras depois de um arrastado inverno de comidas mais pesadas. No verão, é preciso refrescar-se e permanecer hidratado, comendo mais frutas da estação quente, por exemplo, frutas vermelhas, além de pepino e outros.

 Por isso, vegetais mais leves e com maior quantidade de água na composição, geralmente tem sua maturação completa nos períodos mais abafados e são excelentes para auxiliar na hidratação do organismo nessa estação do ano. Assim dizendo, a construção de um estilo de vida em torno da sazonalidade dos alimentos facilita, e muito, o processo de cura natural do corpo.

 Mas nem tudo vai à mesa

 Além disso, ao optar pelo consumo de mercadoria com produção regional e sazonal, as chances de adquirir um alimento mais seguro em relação a resíduos de agroquímicos são significativas. O que acontece muito na agroindústria é que com o uso da poda, irrigação, clonagem e aplicação de hormônios, os agricultores conseguem acelerar ou retardar o ciclo natural dos vegetais para comercializar os alimentos o ano todo.

 O produtor pode até mesmo adequar a colheita ao período mais propício para o mercado interno ou externo, de acordo com as suas necessidades de comercialização. Por isso, diversas frutas e vegetais são encontradas o ano inteiro nos supermercados. A tal ponto de as pessoas hoje em dia já nem saberem mais quais alimentos dão em que época.

 Contudo, esses fertilizantes químicos, aumentam, por exemplo, o teor de água dos produtos reduzindo seu valor nutritivo e seu sabor, além de enfraquecerem o solo com o tempo. Portanto, o consumidor ganha com certeza maior segurança alimentar em uma unidade que não necessita de insumos extras para seu cultivo.

Outro ponto positivo da produção em época adequada ao desenvolvimento da espécie é a menor incidência de pragas, plantas daninhas e doenças, tornando a frequência de interferência por parte do produtor muito inferior em relação ao cultivo fora do ciclo.

 “A preço de banana”

 E por fim, o consumo sazonal de vegetais também traz benefícios econômicos ao consumidor, já que aquela famosa “Lei da oferta e procura” passa a ser determinante. Quando há abundância de um determinado produto, o valor de mercado diminui, assim como a menor oferta de produtos, como aqueles que não estão na sua época de maturação natural, faz com que o custo de comercialização do mesmo fique mais salgado.

 Há ainda outro detalhe importante, as frutas da estação frequentemente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição ou contam com uma logística adequada e especializada. Desse modo, optar por consumi-las contribui também para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício de produtos durante o seu transporte.

 Benefícios dos alimentos sazonais:

 Preços mais baixos: A produção de frutas e legumes correspondentes à estação tende a ter custos reduzidos, aumentando a disponibilidade nas feiras, hortifrutis e supermercados, e reduzindo seu preço.

 Mais fresco e melhor sabor: Quando o alimento é colhido na fase certa, já atingiu seu ponto máximo de maturação, garantindo frescor e intensificação do sabor e aroma.

 Valor nutricional superior: No momento correto, é mais provável que o alimento esteja com os nutrientes preservados, já que alguns antioxidantes, como vitamina C e carotenos, diminuem quando estocados por muito tempo.

 Criatividade e variedade: Os itens sazonais permitem consumir produtos diferentes ao longo do ano, abastecendo o corpo com os mais diversos nutrientes e benefícios. Além do mais, é possível criar receitas e cardápios de acordo com a sazonalidade dos alimentos, garantindo os nutrientes necessários para cada estação e tornando os pratos muito mais saudáveis.

 Alguns alimentos sazonais de junho:

 Frutas: Abacate fortuna, Atemóia, Carambola, Cidra, Cupuaçu, Kiwi nacional, Laranja Baia, Lima da Pérsia,   Limão Taiti, Mangostão, Mexerica, Pêra estrangeira, Quincam e Tangerina Poncam.

 Legumes: Abóbora Japonesa, Abóbora Paulista, Abóbora Seca, Abobrinha Brasileira, Batata doce amarela, Batata   doce rosada, Cará, Ervilha torta, Gengibre, Inhame, Mandioca e Mandioquinha.

 Verduras: Agrião, Espinafre, Louro, Milho Verde, Rabanete e Salsa.

Curiosidades

 Vale destacar três itens desta cesta: 

 O Gengibre, famoso por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias e alguns  minerais importantes, como o magnésio e potássio. Seu cultivo natural ocorre somente entre maio e junho. Por isso, aproveite!

 A abóbora seca, conhecida pelas poucas calorias e rica em nutrientes essenciais – como vitaminas, minerais, carboidratos e fibras -, ela conta com muitos benefícios, como defesa do sistema imunológico, redução do colesterol, redução do estresse e diminuição dos riscos de câncer devido à sua ação antioxidante. Junho é o último mês do ano que ela “dá às caras” por aqui. Depois disso, somente a partir de fevereiro do ano que vem.

 E o Kiwi Nacional que depois de junho a sua oferta também diminui e só volta em março. Para quem não conhece os benefícios dessa fruta, ela é rica em açúcares, ácidos orgânicos, fibras, sais minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco, e vitaminas, como a vitamina A, C e E. Além disso, é um fruto rico em vitamina C. Devido à presença de fibras, ele se destaca por atuar como um ótimo regulador da função intestinal.