O desperdício de alimentos representa um grave problema, tanto para a vida das pessoas quanto para o planeta.
Embora o ritmo de produção que a indústria alimentícia apresenta nos dias de hoje gere alimento suficiente para suprir a demanda de toda a população da Terra, o que ocorre na prática caminha totalmente na contramão da sustentabilidade e da igualdade: a fome cresce mundo afora, enquanto cerca de um terço do alimento produzido acaba parando no lixo sem necessidade.
Como consequência, além de agravar a questão da insegurança alimentar, o desperdício desenfreado de alimentos também se mostra nocivo ao meio ambiente, uma vez que boa parte da emissão de poluentes, o desmatamento, o abate de animais e o gasto de água e outros recursos ocorre completamente em vão.
Sabemos que a questão envolve muitos fatores que fogem do controle das famílias e dos estabelecimentos comerciais, mas é possível para cada um contribuir um pouco com a sua parte.
Por isso, nós, da Raízs, preparamos este conteúdo especial, com dicas valiosas sobre como evitar o desperdício de alimentos. Vamos lá?
9 dicas de como evitar o desperdício de alimentos
Um consumo consciente é indispensável para que façamos bom uso dos recursos necessários no nosso dia a dia. Cultivar hábitos sustentáveis, além de ser benéfico ao planeta, também é ótimo para economizar nos gastos cotidianos.
A seguir, destacamos as principais dicas sobre como evitar o desperdício de alimentos.
1. Defina o seu cardápio semanal
Para evitar o desperdício de alimentos, planejamento e organização são fundamentais. Antes de iniciar a sua semana, decida o que você irá comer em cada refeição ao longo da semana, e então ponha tudo no papel. Assim, você terá uma boa idéia do que realmente vai usar nos próximos dias, evitando comprar ítens desnecessários.
2. Priorize ingredientes em comum
Ao planejar o seu cardápio da semana, procure priorizar receitas com ingredientes em comum. Assim, você tem um aproveitamento maior dos itens, evitando que eles passem da validade e economizando tempo e dinheiro nas suas compras.
Essa dica é válida tanto para as refeições de casa quanto para restaurantes, lanchonetes e serviços de delivery.
3. Faça uma lista de compras
Agora que você sabe o que irá precisar durante a semana, é hora de dar continuidade ao seu plano. Antes de comprar, não deixe de verificar sua geladeira e sua despensa para tomar nota do que você precisa adquirir.
Isso evitará que você acabe comprando itens desnecessários e que talvez nem sejam utilizados.
4. Considere comprar alimentos online
Comprar alimentos online pode ser uma excelente forma de evitar o desperdício de alimentos. Dessa forma, você pode planejar suas refeições com antecedência e selecionar exatamente o que precisa, evitando compras excessivas ou por impulso.
Além disso, comprando online você tem a opção de adquirir sua comida diretamente de produtores locais, o que significa menos tempo entre o fornecimento e a entrega dos alimentos, resultando em produtos mais frescos e com prazo de validade mais longo.
Sem contar que muitos sites trabalham com a venda de alimentos que seriam desperdiçados devido a estética ou tamanho, mas que ainda estão perfeitamente bons para consumo.
Por fim, comprar online também contribui com a diminuição do impacto ambiental, pois, ao optar pela entrega em domicílio, você reduz a emissão de poluentes causada pelo transporte de alimentos.
O site da Raízs, por exemplo, é uma excelente opção, pois além de oferecer todas essas vantagens, também priorizamos embalagens sustentáveis, minimizando o uso de plástico e incentivando práticas mais amigáveis ao meio ambiente.
5. Mantenha os alimentos bem guardados e na temperatura ideal
Depois de voltar das compras, não esqueça de organizar a sua geladeira ou despensa, adequadamente, com os ítens recém-adquiridos ou com maior prazo de validade mais ao fundo, enquanto deixa os que vencerão primeiro mais à mostra.
É importante também prestar total atenção também ao controle de temperatura da sua geladeira ou freezer, que deve estar regulado de modo a dar vazão a todos os alimentos.
6. Faça um controle de estoque
Para restaurantes, lanchonetes e afins, o controle de estoque é uma necessidade absoluta. Para isso, nada como automatizar esse gerenciamento por meio de um software de gestão. Essas ferramentas contam com diversas funcionalidades específicas para ajudar você e sua equipe em todo esse processo.
7. Congele o excesso de comida
Preparar quantidades maiores de comida também oferece vantagens, já que você pode congelar as suas refeições para que elas estejam disponíveis para depois. Você pode fazer o mesmo com as sobras e com diversos vegetais, como legumes, verduras e ervas usadas como tempero.
8. Reaproveite as sobras
Embora muitas sobras não deixam opção além de ser jogadas fora, há muitos casos em que, com alguns ingredientes a mais e um pouco de criatividade, os restos podem ser aproveitados, resultando em novos pratos caprichados.
Alguns exemplos do que você pode fazer: torradas ou farinha com restos de pão; sopa com caldo de feijão; sucos e vitaminas com frutas maduras; e muito mais.
9. Não descarte com base na aparência
Um engano muito comum entre as pessoas na hora de escolher produtos naturais é deixar de lado aqueles com uma uma aparência incomum, com medo que estejam estragados.
Seja por um formato diferente, por um tamanho anormal ou por uma casca levemente danificada, o fato é que esses alimentos tendem a ser deixados nas prateleiras – e, eventualmente, estragando de verdade.
Isso é realmente uma pena, pois, em muitos casos, esses alimentos imperfeitos estão em perfeitas condições de consumo. Por isso, é importante saber discernir bem quando um produto está ou não estragado.
Sempre lembrando que, tão importante quanto evitar o desperdício de alimentos, é conhecer a origem deles.
Por isso, fica aqui o nosso convite para conferir este conteúdo que conta em detalhes de onde vêm os produtos orgânicos da Raízs, todos cultivados por pequenos produtores com qualidade e frescor.