Home » Conheça os benefícios do inhame orgânico
inhame_organico_raizs

Conheça os benefícios do inhame orgânico

Você conhece as diferenças entre inhame orgânico e o convencional? Saiba quais os benefícios que esse tubérculo proporciona à sua saúde e bem-estar

Você sabe qual é a diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos? Esse é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões. Principalmente, no que diz respeito às formas eficazes para uma dieta saudável que proporcionem resultados satisfatórios.

Mas, resumidamente, o produto orgânico é aquele produzido sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias. 

A variedade de mantimentos que seguem essa linha é realmente grande. O inhame, por exemplo, é um deles. Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema, além de mostrar dicas eficazes para uma dieta satisfatória. 

O que é o inhame orgânico?

O inhame orgânico é um tubérculo, alimento que possui raiz grossa e subterrânea, capaz de promover ação antioxidante. Sendo ele também rico em vitamina C, essencial para a produção de colágeno e fortalecimento do sistema imunológico humano.

Quais os benefícios que o inhame orgânico proporciona à saúde?

Além do sabor marcante, o inhame orgânico é um alimento rico em carboidratos, proteínas e fibras, contribuindo para o emagrecimento, ganho de energia e massa muscular, controle e prevenção de doenças como pressão alta, colesterol e Alzheimer, entre outros.

Além disso, o item é capaz de:

  •         Melhorar a qualidade da pele e da visão;
  •          Promover a limpeza do sangue;
  •          Realizar a remoção de impurezas dos rins e intestino;
  •          Reduzir os sintomas da menopausa;
  •          Possui ação anti-inflamatória;
  •          Contribui no aumento da fertilidade feminina, além de estimular a libido;
  •         E por fim, é capaz de amenizar as cólicas menstruais.

Interessante ressaltar que, por possuir grande quantidade de benefícios para o corpo humano, o tubérculo é um ingrediente usado de forma frequente no cardápio de atletas profissionais e de alto rendimento.

Qual é a diferença do inhame orgânico para o inhame não orgânico?

A principal diferença entre o inhame orgânico e o convencional, está na plantação. Isso porque, o inhame orgânico não faz uso de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente, em todo o seu processo de produção.

O que além de ser extremamente benéfico para a preservação dos recursos naturais como o solo, água e ar; potencializa ainda mais os benefícios do item orgânico à saúde!

Já o mantimento convencional é cultivado de maneira oposta. Abusa de agrotóxicos e produtos químicos para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações e, com isso, danifica o meio ambiente. 

Opte sempre pelo inhame orgânico!

Quando produzido de maneira orgânica, os benefícios do alimento são somados às vantagens da produção responsável, resultando em uma série de pontos positivos para a saúde e o meio ambiente. Como por exemplo:

  •          Prevenção de doenças pulmonares e cardíacas;
  •          Fortalecimento do sistema imunológico;
  •          Promoção de maior disposição e sensação de bem-estar ao organismo humano;
  •          Preservação dos recursos naturais;
  •          A não contaminação do solo, ar, água, pessoas e animais;
  •          E por fim, é muito mais saboroso e nutritivo.

A escolha do consumo de alimentos orgânicos, pode diminuir o risco de morte prematura de 8% a 17%, segundo pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde.

Além disso, pesquisas também mostram que o consumo de agrotóxicos, podem ocasionar uma série de doenças, como problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.  Por isso, fique atento aos alimentos que você consome!

 Quando não devo consumir o inhame orgânico?

É importante ressaltar que para toda e qualquer orientação de consumo do inhame, assim como para o consumo de qualquer outro alimento, é necessário não exagerar. Além disso, nosso artigo não substitui as recomendações feitas por um médico, como nutricionista ou nutrólogo, por exemplo.

O inhame orgânico, assim como os demais tubérculos, pode ser preparado de inúmeras maneiras. Porém, existem alguns pontos de atenção quanto à ingestão do tubérculo. São eles:

Não consumir em excesso: assim como qualquer outro alimento, o consumo em excesso do inhame orgânico pode ser prejudicial. Principalmente, por ele ser fonte de carboidratos, ou seja, pode ser calórico e contribuir para o aumento de peso em alguns casos.

Não consumir o inhame cru: por possuir substâncias químicas que podem ocasionar coceira e até mesmo formigamento, não é recomendável consumi-lo cru.

O inhame orgânico, no geral, possui grande concentração de nutrientes e proteínas necessárias para o corpo humano.  Porém, seus benefícios variam de acordo com o organismo de cada pessoa.

 Como incluir este alimento na sua dieta?

Com tantas vantagens, fica até difícil saber como começar a introduzir o inhame orgânico, de forma correta na dieta, não é mesmo?

Sendo assim, se você está à procura de receitas fáceis e práticas, fique tranquilo, separamos aqui algumas formas simples de preparar o item no seu dia a dia.

  • Suco verde com Inhame orgânico

Para essa receita você vai precisar de 2 folhas de couve, 1 cenoura, 500 mililitros (ml) de água filtrada, 2 maçãs, 1 pedaço médio de gengibre, 5 folhas de alface e 2 inhames orgânicos pequenos crus e descascados.

Primeiramente, lave, descasque e corte o gengibre. Em seguida, lave e corte todos os outros ingredientes em pequenos pedaços. Coloque-os em um liquidificador e adicione a água filtrada. Bata bem, até que a mistura esteja homogênea. Se preferir, adicione gelo à bebida. E está pronto para consumo! 

O suco de inhame orgânico é excelente para o controle da fome, elevação dos níveis de açúcar no sangue, melhora da digestão, eliminação de toxinas do organismo e fortalecimento da imunidade. Além de ser uma bebida deliciosa e refrescante.

  • Shake de Inhame

Para essa receita você vai precisar de 1 inhame orgânico pequeno, 400 ml de água filtrada, 1 colher de chá de cacau em pó e mel.

É importante descascar o tubérculo e deixá-lo de molho na água, por no mínimo 8 horas antes do preparo. Após o molho, retire toda a água e bata o inhame no liquidificador com água filtrada. Por fim, coe a mistura e separe a parte líquida. Se preferir, acrescente 100 gramas de coco fresco à mistura.

Bata o “leite” do inhame (parte líquida adquirida anteriormente), o cacau em pó e o mel no liquidificador. Caso deseje, acrescente gelo à mistura. E está pronto para consumo!

Esse shake é ideal para amenizar os sintomas da TPM e menopausa. Além de contribuir na redução dos níveis de colesterol, aumento da fertilidade e eliminação de toxinas do organismo.

Quando preparado corretamente, o inhame orgânico é capaz de operar maravilhas no organismo humano!