Home » Agosto é mês de… Confira!
alimentos_sazonais_agosto

Agosto é mês de… Confira!

Do lado das frutas, considere que um dos maiores destaques deste mês de Agosto está nas laranjas do tipo Baia, Lima e Pera. Mas está fresco na banca também o Inhame, o Brócolis e o Sapoti

Todos os meses a gente tem uma grande variação de alimentos que podem ser consumidos de forma saudável. Agora, há algumas vantagens em conhecer aqueles que são típicos de determinados meses: o preço tende a ser mais baixo e a qualidade ainda mais alta.

O motivo que explicam esses benefícios é claro: é nessa época que eles estão na sua melhor “performance”. Isso também quer dizer que carregam em si mais sabor e são mais nutritivos.

Do lado financeiro, a conta ainda é fácil: com mais alimentos à disposição, os produtores podem negociar a preços mais baixos e isso interfere lá na frente, quando chega até o consumidor. Ou seja, é algo como comer bem e pagar menos, sabe?

Os alimentos do mês de agosto

Mas, sabendo disso, a sua dúvida agora deve ser: quais são os alimentos do mês de agosto? A gente foi atrás dessa resposta e encontramos todas as possíveis indicações. Separamos a listagem entre as frutas, os legumes, as verduras, os temperos e até mesmo os peixes. Confira!

As frutas de agosto

Do lado das frutas, considere que um dos maiores destaques está nas laranjas de vários tipos (Baia, Lima e Pera). Da mesma família, a gente tem a Lima da Pérsia ou ainda a Mexerica ou a Tangerina Murcot. Ainda entre as frutas mais ácidas, vem a  Carambola e o Kiwi Estrangeiro.

Depois, vem a salada de frutas mista ou seria a vitamina? Aqui, a gente pode fazer essa batida perfeita com essas frutas de agosto: Maçã Nacional Fuji ou a Maça Estrangeira Red Del, Mamão Formosa e Morango. Esse também é um bom mês para consumir Abacate Fortuna.

E ainda vem os dois tipos de maracujás, sendo o Azedo e o Doce. Já entre as frutas mais regionais e não tão conhecidas em todos os lugares do País, a gente tem: Abiu, Atemóia, Quincam e Sapoti.

Os legumes de agosto

E para quem acha que agosto deixou o frio para trás, considere que isso pode até acontecer no clima e na temperatura, porém, os caldos continuam em alta. Afinal, é um bom mês para comprar Abóbora Japonesa, Inhame, Cará, Mandioca, Mandioquinha.

Para quem curte montar um prato saudável, com carboidratos e os famosos alimentos verdes, que tal pensar na Batata Doce Amarela, Abobrinha Brasileira, Abobrinha Italiana e Berinjela Conserva. E para fechar as dicas do mês: Ervilhas, tanto a Comum como a Torta.

As verduras e os verdes de agosto

Também pensando em uma alimentação mais benéfica para a saúde e diversificada, saiba que as saladas sempre compõem as refeições de muita gente. Alguns legumes, que são chamados de legumes verdes, juntamente são ótimos para composição de pizzas, salgados e tortas.

Por exemplo, quem é que resiste a uma pizza de Brócolis ou de Espinafre? Já entre as folhas, vem Agrião, Coentro, Couve, Couve Bruxelas, Repolho. Temos ainda aqueles que servem como temperos, super cheirosos, como Erva-Doce, Louro, Orégano, Alho Nacional e Cebola Nacional.

E para fechar a listagem, a gente pode considerar aqueles que comumente são feitos refogados, como a Beterraba com Folhas, a Cenoura com Folhas, a Mostarda e o Moyashi, além do Rabanete.

Ah, tem outra coisa. Vale lembrar que é uma boa época para o Amendoim sem Casca, para o Milho de Pipoca Estrangeiro e também para a compra de Ovos Brancos. E ovo é ótima fonte de proteína, hein!

Os peixes de agosto

Para terminar essa relação com água na boca, considere que agosto ainda é um bom mês para a compra de alguns tipos de peixes. Obviamente, nem todos são vendidos a preços acessíveis, no entanto, a qualidade deles pode surpreender.

Por exemplo, é um dos melhores meses para o Camarão Cativeiro e o Camarão 7 Barbas. Já a Merluza e a Sardinha Fresca, ambas da época, costumam ser ótimas referências e fontes de proteína para quem busca uma vida saudável.

Depois ainda vem: Bagre, Berbigão, Cascote, Jundiá, Mandi, Meca, Serra, Sororoca, Trilha e Tucunaré. Imagine só um ensopado com eles. Ou melhor: moquecas. Delícia, né?!

E para quem gosta de entender os conceitos, considere que agosto está entre os melhores períodos para a pesca em água salgada. Sem contar que alguns peixes se reproduzem mais rapidamente. Por exemplo, o Jundiá, de água doce, com taxa de reprodução alta.

Ah, detalhe: os peixes da época geralmente são vendidos frescos, porque a demanda por eles é mais alta. Já os que estão fora de época são vendidos congelados.

Os alimentos que merecem destaque em agosto

Uma curiosidade é que esse é o último mês bom para comprar o Abacate Fortuna. Depois disso, só outras espécies, como Fucks e Breda, até o fim do ano. Além disso, é o último mês propício para a Atemóia e a Carambola, já que em setembro a sazonalidade delas se torna média. 

Quanto a Batata Doce está no último mês do ano que tem boa comercialização. Após agosto, o ideal será optar pela Batata Doce Rosada, que tem uma sazonalidade média entre setembro e outubro. E apesar de não ser o melhor momento para o Tomate, é em agosto que a safra melhora.

O mesmo vale para a Cenoura, que é neste mês do ano que começa a ter a sua melhor comercialização do período. O Orégano tem uma curiosidade à parte: ele só é bom, em termos de safra, em dois meses do ano, sendo em março e, justamente, em agosto. 

Agosto também se torna o último mês bom do ano para o Amendoim sem Casca.