Home » Receita de leite vegetal num pá…pum!

Receita de leite vegetal num pá…pum!

A bebida é uma ótima opção para a saúde, além de ser muito versátil nos quesitos sabor e variedade nutricional

E aí, broto, interessado nos benefícios do leite vegetal? Esse rico líquido produzido a partir de castanhas, frutos, raízes, grãos ou farelos, sendo o leite de soja o mais comum, vem instigando o gosto dos consumidores. Ele está presente em diversas culturas há séculos, como na China, por exemplo, onde o consumo de soja e derivados, como o tofu, é bem significativo.

Adicionar o leite vegetal na dieta é uma ótima forma de melhorar sua saúde, sendo você vegano ou não. Isso acontece porque ele é poderoso em nutrientes, vitaminas e ajuda no bom funcionamento do corpo, principalmente para quem sofre com problemas digestivos ou infecciosos.

Além de toda essa riqueza nutricional, essa versão de leite tem a vantagem de ser produzido a partir de variados grãos, oleaginosas, frutas e tubérculos e, por isso, existem diferentes gêneros e sabores. Você pode escolher o que acha mais gostoso e, claro, sempre diversificar o consumo para ingerir diferentes substanciais, aproveitando os benefícios particulares de cada tipo de leite vegetal. Confira algumas das principais opções:

1 – Leite vegetal de Soja

Ótima alternativa para quem procura uma bebida rica em proteína, fibra e vitamina B. Por ter um aspecto mais cremoso, ele é ideal para cozinhar e preparar bebidas frias. Além disso, é uma das versões mais baratas de leite vegetal encontradas no mercado atualmente.

2 – Leite vegetal de Amêndoa

Com baixo teor de gordura, a bebida derivada da amêndoa é uma excepcional fonte de fibras e vitaminas. Ela é indicada para a prevenção de doenças cardiovasculares, por conta do seu fraco índice glicêmico. Além disso, o sabor doce do fruto seco facilita a utilização desse leite em receitas de sobremesas e em bebidas mais adocicadas. No entanto, ele ainda custa mais do que as demais opções.

3 – Leite vegetal de Aveia

Esta versão é uma das mais indicadas para quem precisa obter cálcio. Ademais, ele é fonte de fibras, ajuda na saciedade e fornece mais energia, auxiliando na perda de peso. Por ser um dos leites mais fáceis de fazer em casa e ter um preço mais acessível, é usado em receitas variadas.

4 – Leite vegetal de Coco

Já o leite de coco é um dos mais populares entre as bebidas vegetais. Também é uma ótima opção para auxiliar no controle do colesterol. Por ter um sabor mais doce, ele é muito usado na preparação de smoothies, mingau e até sorvetes.

Você mesmo pode preparar sua bebida vegetal. Veja como é rápido fazê-lo em casa:

Itens:

2 xícaras de aveia em flocos (finos, médios ou grossos)

4 xícaras de água

Preparação

Deixe a aveia de molho em água por cerca de uma hora. Coe a aveia e bata no liquidificador com as quatro xícaras de água até ficar homogêneo. Coe de novo, agora, com um coador fino ou um pano.

Dicas sobre o leite de aveia

Consuma o leite em até três dias. Ele pode ser adoçado com o que preferir: açúcar, mel, açúcar de coco ou adoçantes. Também vale colocar essência de baunilha. Utilize-o também em massas, molhos, bebidas como chocolate quente e smoothies. Fica muito saboroso batido com banana congelada, tâmaras e cacau em pó, por exemplo. O resíduo que sobra na peneira ou pano pode ser incluído em vitaminas e sopas.