Home » Como fazer ovo de forma diferente: conheça as 21 mais criativas
como fazer ovo de forma diferente

Como fazer ovo de forma diferente: conheça as 21 mais criativas

Apesar de comumente associado às três refeições do dia, o ovo é capaz de transcender o trivial para se tornar a peça central de pratos de todos que querem saber como fazer ovo de forma diferente

Neste post da Raízs, te apresentaremos 21 maneiras engenhosas de preparar ovos. Para isso, dividimos o conteúdo em duas partes: receitas criativas e dicas de como fazer ovos de modo diferenciado. 

Cada receita foi cuidadosamente escolhida não apenas por seu sabor excepcional, mas também pelo toque de criatividade que traz à sua mesa. 

Fique conosco até o final para conhecer todas!

Receitas de ovos criativas

Veja aqui as receitas mais inventivas de ovos que preparamos para você.

Caso algum ingrediente esteja em falta na sua cozinha, clique nos links ao longo do post para comprá-los em nossa loja virtual especializada em alimentos orgânicos.

1. Patê de ovos

Para um patê de ovos saboroso e fácil de fazer, você vai precisar de: 10 ovos cozidos, 1/2 cenoura ralada, azeitonas e cheiro-verde picados, 1 cebola em cubos, azeite e 250g de maionese

Amasse os ovos cozidos e misture todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa. Sirva com torradas ou como recheio de sanduíches. 

2. Ovo mexido com batata

Corte as batatas em palitos finos ou rodelas e frite-as até dourarem em óleo bem quente. Adicione os ovos diretamente no óleo e mexa suavemente, integrando-os às batatas até que estejam totalmente cozidos. 

O resultado é um prato rústico, perfeito para um café da manhã reforçado ou um lanche rápido.

3. Ovos empanados

Ovos empanados são um petisco crocante e irresistível. Prepare uma massa com tomates e cebola refogados em margarina, caldo de galinha, leite e seus temperos preferidos. 

Quando engrossar, adicione a farinha de trigo e cozinhe até desgrudar da panela. Envolva cada ovo cozido na massa, passe em clara de ovo e farinha de rosca, e frite até ficarem douradinhos.

4. Fios de ovos

Para uma sobremesa tradicional portuguesa, experimente a receita de fios de ovos. Bata levemente 2 ovos inteiros e 22 gemas, coando a mistura em seguida. Faça uma calda com água e açúcar em fogo médio. 

Com um funil próprio, forme os fios de ovos na calda quente, criando movimentos circulares. Após um minuto, retire-os cuidadosamente e sirva.

5. Suflê de omelete

Transforme o café da manhã com um suflê de omelete aerado e leve. Bata as gemas até obter um creme e, em outro recipiente, leve as claras ao ponto de neve. Una as duas partes delicadamente. 

Em uma frigideira com manteiga, cozinhe a mistura tampada por cinco minutos. Depois disso, está pronto para servir.

6. Waffle de omelete

Reinvente a omelete com esta receita. Primeiro, prepare a mistura de omelete ao seu gosto e reserve. Aqueça e unte sua máquina de waffle. Despeje a mistura, feche, deixe cozinhar por aproximadamente dois minutos e sirva.

7. Macarrão de ovos

Para fazer esse macarrão, bata dois ovos e despeje em uma frigideira antiaderente untada. Cozinhe coberto, sem mexer, até firmar como um crepe. Corte em tiras finas e sirva como macarrão, acompanhado do seu molho preferido.

8. Ovos de nuvem

Separe as gemas das claras, batendo estas últimas em ponto de neve. Coloque montinhos dessa mistura em uma assadeira com papel manteiga, criando “nuvens”. 

Asse por 5 minutos a 180ºC, adicione as gemas sobre cada uma e retorne ao forno por mais 3 minutos. Sirva quente e aproveite essa delícia leve e aerada.

9. Crepioca

A crepioca é uma opção saudável e versátil para o café da manhã. Misture 1 ovo e 1 clara com 2 colheres de sopa de farinha de tapioca. Cozinhe em uma frigideira antiaderente até dourar dos dois lados. Personalize com recheios doces ou salgados e, se desejar, adicione sementes como chia para mais fibras.

10. Sanduíche de ovo ao pesto

Em vez de preparar a receita tradicional desse lanche, inove ao fazer um sanduíche de ovo ao pesto. Toste fatias de pão integral, espalhe o pesto, adicione um ovo frito com orégano e cubra com queijo derretido e tomates cereja. A combinação do pesto aromático com o ovo cria um sabor único para um sanduíche original e apetitoso.

11. Ovo frito no micro-ondas (com um toque especial)

Como fazer ovo frito no micro-ondas é bem comum, trazemos como diferencial um toque excepcional e saboroso. Quebre o ovo em uma xícara untada com azeite, tempere com sal e ervas finas. Cubra com um prato e cozinhe por 50 segundos. O preparo resulta em um ovo frito suculento com nuances gourmet, ideal para um desjejum rápido e elegante.

12. Omelete fit

Se estiver em busca de uma receita mais light, confira os passos para fazer uma omelete fit de abobrinha e quinoa. Bata claras, junte abobrinha ralada, quinoa cozida, tomate e cebolinha. Despeje em uma frigideira antiaderente, cozinhe até firmar, vire com cuidado para dourar ambos os lados e pronto.

13. Enroladinho de ovos com legumes

Delicie-se com enroladinhos de ovos e legumes, uma receita prática e nutritiva. Bata 3 ovos com leite, sal e peneire. Adicione cenoura, cebola, cebolinha e pimenta. Em uma frigideira untada, cozinhe metade dos ovos até soltar. Enrole e repita com o restante. Corte em fatias e sirva como aperitivo ou refeição leve.

14. Rocambole de omelete

Saboreie um rocambole de omelete rico e saboroso. Misture ovos, leite, farinha, sal e pimenta no liquidificador. Despeje em uma forma retangular untada, espalhe cheddar, bacon, presunto, tomate e salsinha. Asse a 220°C por 20 minutos. Enrole cuidadosamente enquanto estiver quente e sirva este prato reconfortante e cheio de sabor.

15. Frittata italiana

Desfrute da clássica frittata italiana, uma versão rústica da omelete. Aqueça manteiga e azeite numa frigideira, adicione 3 ovos batidos com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo baixo, levantando as bordas para o líquido escorrer. Dobre ao meio e sirva quente, com seu recheio favorito para uma refeição farta e saborosa.

Dicas de como fazer ovo de forma diferente

Agora, conheça as maneiras mais inusitadas (porém, deliciosas) de preparar ovos na sua cozinha.

16. Ovos mexidos em banho-maria

Para experimentar a textura única dos ovos mexidos preparados em banho-maria, basta combinar 3 ovos, leite e manteiga, temperando com sal e pimenta a gosto. Cozinhe a mistura numa tigela sobre água fervente, mexendo até que ganhe a suavidade de um creme. Sirva prontamente.

17. Ovos mexidos na panela de arroz elétrica

Para ovos mexidos surpreendentemente fáceis e macios, use a panela de arroz elétrica. Bata os ovos com sal e pimenta a gosto, despeje na panela untada e ligue no modo cozinhar. Deixe que a consistência fique ao seu gosto, mexendo ocasionalmente, e sirva quando estiver pronto.

18. Omelete em saquinho

Reinvente a omelete com a técnica do saquinho: bata os ovos, escolha seus recheios favoritos e coloque tudo em um saquinho plástico resistente a altas temperaturas. Feche bem e cozinhe em água fervente por aproximadamente 13 minutos. 

Esta é uma maneira prática e eficaz de preparar várias omeletes simultaneamente, garantindo um café da manhã especial para todos, sem complicação.

19. Ovos marmorizados

Para fazer ovos marmorizados com salsa verde, pique a salsa, hortelã e alho, adicionando suco de limão, azeite e alcaparras. Para os ovos, derreta manteiga numa frigideira, adicione os ovos e sal, misturando levemente as gemas e claras. 

Cozinhe sem mexer muito, vire em blocos e sirva com a salsa por cima, criando um contraste marmorizado e delicioso.

20. Ovos mexidos com água com gás

Para unir água com gás a este alimento protéico, adicione cerca de uma colher de sopa de água com gás para cada dois ovos batidos. Este ingrediente rico em bolhas cria expansão ao aquecer, resultando em ovos incrivelmente leves e fofos. 

21. Ovo cozido defumado

Por fim, para introduzir o sabor defumado ao preparo, cozinhe os ovos até o ponto desejado e descasque-os. Posicione-os sobre uma grelha e cubra. Utilize uma brasa suave para defumá-los lentamente, infundindo um sabor profundo e delicioso. 

Esta técnica simples transforma o tradicional ovo cozido em uma experiência gastronômica intensa e surpreendente, ideal para impressionar e variar o seu cardápio de refeições.

Aliás, você também se impressionou com estas formas de como fazer ovo de forma diferente, que apresentamos neste post? Acredita que mais pessoas (como as que você conhece) podem gostar delas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!