Home » Conheça a Tina
produtores_organicos_raizs

Conheça a Tina

Conheça a Tina, nossa produtora de orgânicos de Ibiúna – São Paulo

Há muita variedade na produção do Sítio Almeida, entre eles Alfaces, Couve Manteiga, Cheiro Verde e Morango. São produzidos ao ano cerca de 36 mil pés de verdura em 1 hectare e meio

Uma escolha mais do que acertada foi quando a produtora Tina decidiu com o marido, Benedito Adelino de Almeida, em 2001, deixar a produção convencional de lado e partir para os orgânicos. Ela conta que antes usava fertilizantes químicos, mas que aquilo passou a incomodá-la, pois é muito prejudicial à saúde de todos nós. 

Realmente, de acordo com estudos, os impactos do agroquímicos sobre o meio ambiente são devastadores. Esse modelo de agricultura tem somente poluído consideravelmente o nosso planeta, degradando o meio ambiente e prejudicando o bem-estar da raça humana e outros seres vivos.

 

Produção de orgânicos

Portanto, empenhada em não fazer mais parte disso, Tina conseguiu a certificação na IBD, neste mesmo ano, iniciando assim com uma pequena produção, e com o tempo foi aumentando a variedade de produtos. 

Atualmente, a família Almeida cultiva no Sítio Almeida, em Ibiúna, interior de São Paulo, Alface Crespa, Alface Lisa, Alface Roxa, Alface Mimosa, Escarola, Cheiro Verde, Cebolinha, Almeirão, Catalonha, Agrião, Rúcula, Brócolis Comum, Morango, entre outros itens. Porém, ela considera o carro-chefe do seu negócio: os Alfaces, Couve Manteiga, Cheiro Verde e Morango. 

“No mês produzimos por volta de 3 mil pés por mês de verduras e no ano produzimos por volta de 36 mil pés de verdura em 1 hectare e meio”, conta Ernestina Pereira Ribeiro de Almeida, a nossa produtora Tina. 

Mercado de orgânicos

A produtora da Raízs afirma que vê o mercado de orgânicos expandindo cada dia mais e esse crescimento está trazendo muita coisa boa aos produtores. De fato, o negócio de alimentos saudáveis cresceu quase 10% entre janeiro de 2020 e maio deste ano, um acréscimo de 2,3 mil novos produtores, aponta uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

E esse aumento da alimentação em casa é o que está puxando o crescimento do setor, marcado pelo incremento dos micros e pequenos negócios. E também pela digitalização dos serviços e as vendas online têm sido decisivas para o faturamento dos produtores.

“Acredito que as pessoas estão cada dia mais interessadas em consumir produtos orgânicos e saudáveis. E não somente isso, cada vez mais as pessoas estão interessadas em saber de onde vem seu alimento e como é cultivado”, afirma Tina. 

Por notar esse interesse, a produtora tem como meta continuar na produção de orgânicos, pois é algo que a deixa muito feliz e faz com muito amor e carinho.

“No decorrer da produção encontramos vários desafios e obstáculos, como no Verão, período em que muitas vezes as mudas não vão para frente e acabamos perdendo a produção ou precisando investir mais tempo e dinheiro para fazer dar certo. Porém,  no final é gratificante ver os clientes recebendo nossos produtos em casa e reconhecendo os pequenos produtores como nós”, comenta ela, que diz ainda. 

“Na minha opinião, a principal dica para aqueles que estão neste mercado é cultivar com amor e carinho e não desistir com os desafios que aparecem no decorrer do caminho, pois esses desafios que nos deixa com mais vontade de seguir em frente. É sempre bom também procurar um especialista do ramo como um agrônomo, por exemplo”, conclui a ela.