Home » Frango orgânico com ora-pro-nobis
receita-frango-ora-pro-nobis

Frango orgânico com ora-pro-nobis

Confira a receita e entenda para que serve essa plantinha consagrada por seus atributos nutricionais e culinários

Há pratos que depois de prontos não têm mesmo como resistir. Um deles é o Frango orgânico com ora-pro-nobis. A tonalidade, o aroma e a suculência certamente são capazes de conquistar qualquer estômago. E para tornar essa refeição ainda melhor, a boa notícia é que o ingrediente chave é muito saudável, já é rico em vitaminas A e complexo B, mas é principalmente uma fonte de proteínas. 

Pesquisas recentes apontam que o ora-pro-nobis concentra de 17 a 32% de proteína em matéria seca, a carne tem em sua composição aproximadamente 20%. Outros trabalhos revelam ainda uma grande quantidade de compostos fenólicos que preservam as artérias. 

E se você pensa que os benefícios acabaram, pirou na batatinha!!! Tem muito mais, viu! Esse “mato” comestível oferece também minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras. 

Onde encontrar ora-pro-nobis

Em muitas regiões a ora-pro-nobis é cultivada mesmo em domicílio, no entanto, também é possível comprar a folha dela em lojas de produtos naturais, nas formas desidratadas ou em pó como farinha. 

Diante de tudo isso, a planta é uma boa opção na dieta, para enriquecer o teor proteico, principalmente das pessoas adeptas a um estilo de vida mais natural, como o veganismo e vegetarianismo, por exemplo.

Receita Frango orgânico com ora-pro-nobis

Agora que você já conhece os proveitos do ora-pro-nobis, veja como incluir suas folhas suculentas e comestíveis no preparo de um frango orgânico. Mas vale lembrar, que ela pode ser facilmente incluída na alimentação de diversos pratos, sendo usada em várias preparações como farinhas, saladas, recheios, refogados, tortas e massas alimentícias. 

Uma dica: O preparo da folha da planta é relativamente simples, pois é feito como qualquer verdura normalmente utilizada na culinária.

O que precisará para receita de frango orgânico com ora-pro-nobis:

Para marinar:

2 colheres de sopa de vinagre de maçã

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de açafrão

1 folha de louro. 

 

Para o frango orgânico: 

1 cebola picada

2 dentes de alho picado

1 colher de chá de açafrão

1 colher de sobremesa de vinagre de maçã

1 colher de sobremesa de sumo de gengibre

1/2 xícara de tomate cereja cortados em quatro ou tomate comum picados

4 folhas de vinagreira

2 colheres de sopa de salsa picada

Sal marinho 

20 folhas de ora-pro-nobis

 

Preparação:

Retire toda a pele e gordura do frango, deixe imerso por cerca de 10 minutos em água fria com 1 colher de vinagre de maçã, retire o restante da gordura que surgir nesse tempo. Lave o frango em água corrente, esprema bem e coloque em um recipiente. Tempere com todos os ingredientes da marinada, cubra bem e coloque na geladeira para marinar, esse processo pode ser feito no dia anterior ou 1 hora antes de cozinhar o frango. Observe que não vai sal na marinada.

Após o período da marinada, aqueça em uma panela a cebola até ficar transparente, acrescente o alho e refogue da mesma forma, salpicando água, assim evita o uso de óleo. Inclua o frango aos poucos e refogue mexendo sem parar para evitar formar água.

Depois que o frango estiver bem selado e com uma cor dourada, acrescente o açafrão, sal, vinagreira, tomate, sumo de gengibre, salsa, misture bem e deixe cozinhando na própria água que se formar, quando preciso, acrescente um pouco de água quente. E quanto o frango estiver cozido, é hora de adicionar as folhas de ora-pro-nobis. Cuidado, pois ela cozinha bem rápido.