Home » Quais são as 13 frutas do outono mais típicas da estação?
frutas outono

Quais são as 13 frutas do outono mais típicas da estação?

Conheça 6 receitas de outono saudáveis para deliciar a nova estaçãoÀ medida que o outono se desdobra, trazendo consigo um ar mais fresco e folhas que caem ao vento em tons de laranja e vermelho, nossas escolhas culinárias naturalmente começam a se ajustar ao ritmo da estação. Nesse cenário, as frutas do outono desempenham um papel fundamental, tanto em termos de sabor quanto de nutrição. 

Mas, você sabe quais são as estrelas frutíferas deste período? Neste post da Raízs, preparamos uma seleção especial, cada uma com sua identidade única, benefícios à saúde e maneiras deliciosas de incorporá-las em sua dieta

Quais são as frutas do outono para aproveitar bem a estação?

Abaixo separamos as frutas mais quistas do outono. Para comprá-las, basta clicar nos links ao longo do conteúdo e acessar a nossa loja virtual especializada em produtos orgânicos para que as frutas cheguem à sua casa com rapidez, segurança e sabor.

1. Mamão 

O mamão é uma das joias do outono, destacando-se tanto pelo seu sabor doce quanto pelos seus inúmeros benefícios à saúde. Rica em vitaminas A e C, esta fruta auxilia na manutenção da visão e no fortalecimento do sistema imunológico, perfeito para a transição das estações. 

Seu teor de fibra promove a digestão saudável, essencial durante os meses mais frios, quando o corpo tende a desacelerar. O mamão é, assim, uma escolha excelente para nutrir e energizar o corpo no outono.

2. Abacate 

O abacate, fruto cremoso e versátil enriquece a estação com seu perfil nutricional excepcional. Fonte abundante de gorduras saudáveis, como o ômega-3, ele contribui para a saúde cardiovascular e cerebral, ideal para os dias mais frescos. 

Suas vitaminas E e K suportam a pele e a saúde óssea, enquanto a fibra promove a saciedade e auxilia no controle de peso. Incorporar o abacate na dieta outonal oferece um impulso de energia e bem-estar.

3. Banana 

A banana, fruta amada por muitos, é um tesouro do outono, oferecendo doçura natural e energia rápida. Essencial para a estação, é rica em potássio, vital para a saúde cardiovascular e o equilíbrio de fluidos no corpo. 

A presença de vitamina B6 apoia o sistema nervoso e a produção de serotonina, melhorando o humor nos dias mais curtos. Suas fibras favorecem a digestão, tornando-a uma escolha inteligente para manter o bem-estar durante o outono.

4. Goiaba 

A goiaba encanta os paladares com sua combinação única de doçura e acidez. Este fruto, densamente nutritivo, é uma fonte excelente de vitamina C, superando muitas outras frutas em sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico durante a mudança de estações. 

Além de ser rica em fibras, que facilitam a digestão, a goiaba contém antioxidantes poderosos que combatem os radicais livres, promovendo a saúde da pele e prevenindo doenças. Consumi-la é uma maneira deliciosa de enriquecer a alimentação outonal.

5. Laranja 

A laranja, símbolo de vitalidade, é essencial no outono, trazendo luminosidade e sabor ácido a esta estação. Este cítrico é uma fortaleza de vitamina C, essencial para reforçar as defesas do organismo contra gripes e resfriados comuns nos meses frios

Suas propriedades antioxidantes ajudam a neutralizar os danos dos radicais livres, enquanto o potássio presente contribui para o equilíbrio da pressão arterial. 

6. Limão

O limão, com seu sabor marcante e refrescante, traz uma explosão de sabor. Conhecido por seu alto teor de vitamina C, este cítrico é um aliado poderoso na prevenção de gripes e resfriados, comum nesta estação de transição. 

Sua acidez característica atua como um estimulante digestivo, auxiliando no metabolismo. Ademais, o limão é um detox natural, promovendo a purificação do organismo. Uma simples adição que revitaliza e protege a saúde.

7. Coco 

O coco, com sua textura única e sabor suave, traz um toque tropical ao outono. Esta fruta é um reservatório de hidratação, com sua água rica em eletrólitos, essencial para manter o corpo hidratado durante os meses mais secos. 

Seu óleo é valorizado por suas propriedades nutritivas e antioxidantes, que favorecem a saúde da pele e do cabelo, enquanto a carne do coco é uma fonte rica em fibras, auxiliando na digestão. 

🍎 Está gostando do conteúdo? Confira também estes que separamos para você:

8. Kiwi 

O kiwi, com sua vibrante cor verde e sabor único, enriquece a estação com uma explosão de nutrientes. Esta pequena fruta é extraordinariamente rica em vitamina C, superando muitas outras frutas e fortalecendo o sistema imunológico durante os meses mais frios. 

Além disso, o kiwi é uma excelente fonte de fibras dietéticas, promovendo a saúde digestiva. Seu alto teor de antioxidantes e potássio também contribui para a saúde cardiovascular. 

9. Manga 

A manga, com sua polpa suculenta e doce, traz um sabor de verão ao coração do outono. Este fruto é um verdadeiro arsenal de vitamina A, essencial para a saúde ocular e imunológica, e vitamina C, que reforça a resistência contra infecções sazonais. 

Sua riqueza em antioxidantes apoia a luta contra o envelhecimento celular, enquanto o teor de fibras facilita a digestão. Integrar a manga na alimentação outonal não só delicia o paladar como também fortalece o corpo.

10. Figo

O figo, com sua textura singular e doçura natural, emerge como um tesouro gastronômico. Este fruto elegante é abundante em fibras, contribuindo para uma digestão saudável e ajudando no controle do peso. 

Rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio, o figo apoia a saúde cardiovascular e fortalece os ossos. Suas propriedades antioxidantes combatem o estresse oxidativo, favorecendo a regeneração celular. 

11. Pera 

A pera, com sua textura macia e sabor adocicado, é uma das estrelas do outono, trazendo suavidade e nutrição para a estação. Este fruto é uma fonte valiosa de fibra, facilitando a digestão e promovendo a saciedade, ideal para quem busca manter o peso. 

Ademais, as peras são ricas em vitaminas C e K, essenciais para a saúde da pele e a coagulação sanguínea. Seu consumo contribui para um sistema imunológico robusto, tornando-a uma escolha perfeita para os meses mais frescos.

12. Mexerica

A mexerica, conhecida por seu aroma envolvente e sabor doce-acidulado, é uma das delícias da estação. Esta pequena fruta cítrica é uma fonte abundante de vitamina C, reforçando a imunidade em um período onde as mudanças climáticas desafiam a saúde. 

Além de promover a absorção de ferro, contribui para a saúde da pele graças à presença de antioxidantes. Seu fácil manuseio e casca aromática tornam a mexerica um lanche prático e nutritivo, perfeito para energizar os dias outonais.

13. Maçã

A maçã, símbolo de saúde e vitalidade, oferece uma mistura perfeita de doçura e crocância. Rica em fibras, ajuda na digestão e no controle do apetite, sendo uma aliada no bem-estar diário. 

As maçãs são também fontes de antioxidantes que protegem contra doenças crônicas e envelhecimento precoce. Seu teor de vitamina C fortalece o sistema imunológico, tornando-a uma escolha sábia para essa época.

Agora que você sabe quais são as principais frutas do outono, basta comprá-las e colocá-las na sua dispensa durante a estação.

E se também precisar de verduras, legumes e temperos, continue conosco e confira as promoções que separamos na “Nossa Horta” da loja virtual da Raízs!