Home » Julho é mês de… Confira!
sazonais-julho

Julho é mês de… Confira!

Confira os vegetais sazonais do mês de Julho

 

Cupuaçu, Maracujá Doce, Brócolis e Couve são alguns itens que estão no ponto para serem consumidos em julho. Veja mais

 Agora que você já sabe a importância de consumir alimentos dentro da sazonalidade, venha conferir o que está fresquinho neste mês, freguesia!

 Porém, antes de listar os alimentos sazonais, vale ressaltar que quando consumimos  alimentos orgânicos da estação acabamos ingerindo uma comida com todo o seu potencial. As vitaminas e minerais que fazem parte de cada item estão presentes em sua totalidade na época certa de sua produção.

 Motivos para consumir alimentos da estação

  • Mais baratos;
  • Muito saborosos, pois estão mais maduros e desenvolvidos, carregando uma alta concentração de sabor;
  • São mais nutritivos;
  • Variedade de alimentos dependendo da região;
  • Favorecem o meio ambiente porque crescem sem interferência e pode fazer com que diminua a liberação de carbono na atmosfera.

 

 Alguns alimentos sazonais de julho:

  •  Frutas: Abacate Fortuna/Quintal, Atemoia, Carambola, Cupuaçu, Laranja Baia, Laranja Lima, Maracujá Doce, Mexerica, Morango, Quincam e Tangerina Poncam
  •  Legumes: Abóbora Japonesa, Batata Doce Amarela, Batata Doce Rosada, Cará, Ervilha Comum, Ervilha Torta, Inhame, Mandioca e Mandioquinha.
  •  Verduras: Agrião, Brócolis, Couve, Couve-flor, Hortelã, Louro, Moiashi, Mostarda, Nabo e Rabanete.
  •  Outros: Alho Nacional, Amendoim sem Casca, Cebola Nacional, Cebola MG, Coco Seco, Milho Pipoca Nacional e Ovos Brancos.

Itens que merecem destaque:

 Aproveite para consumir itens como o Cupuaçu e a Tangerina Ponkan. A safra dessas frutas termina em julho e em agosto, respectivamente.

 Tanto um quanto o outro possuem muitas vitaminas. O Cupuaçu, por exemplo, tem vitamina A, B1, B2 e C, sais minerais e pectina.

Tangerina Ponkan

É rica em vitaminas B1 e B2. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, e da substância betacaroteno (precursor da vitamina A), que aumenta a resistência às infecções.  vale muito a pena consumi-la na sua melhor versão, justamente no período de sua produção.  

Abóbora Japonesa

Também está na época de sua colheita no ano. A leguminosa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo.

Apresenta ainda vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio e ferro. A abóbora cabotiá, como também é conhecida, é um forte aliado contra o envelhecimento.

Batata Doce Rosada

É outra que dá o ar da sua a graça em julho, aliás é o último mês de colheita. Ela é rica em fibras alimentares e proteínas. Ademais, apresenta vitaminas A, E, C e K e do complexo B. Em sua composição também se encontram sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.

 Já no comecinho da safra estão o Brócolis, Couve e Couve-flor, ambos da mesma família, e a Hortelã. Boas para refogados, recheios de tortas, sopas e também cruas em saladas, essas hortaliças tem admiradores pelo País inteiro. Com importante participação na elaboração de suco verde e pratos fitness, queridinhos pelos brasileiros que buscam melhor qualidade de vida.

 Essas folhas fornecem vitaminas C, K e do complexo B, minerais (cálcio, fósforo e potássio) e boas porções de fibras. O diferencial é o sulforafano, fitoquímico que auxilia no controle do açúcar no sangue, beneficia ossos e coração, apresenta ação antioxidante e é comprovadamente inimigo de tumores.