Home » O que são ovos orgânicos, como são feitos e qual é a diferença para os ovos de granja?
ovos orgânicos

O que são ovos orgânicos, como são feitos e qual é a diferença para os ovos de granja?

Os ovos orgânicos têm capturado a atenção de pessoas conscientes e ávidas por opções mais saudáveis e éticas. Mas, o que torna esses ovos tão especiais? 

O tema é complexo e envolve desde o bem-estar animal até o impacto ambiental, sem esquecer, claro, dos benefícios nutricionais para quem os consome. 

Portanto, este artigo da Raízs, abordará detalhadamente o que são ovos orgânicos, como são produzidos e as diferenças fundamentais entre eles e os ovos de granja comuns. 

Vamos lá?

O que são ovos orgânicos?

Os ovos orgânicos estão ganhando cada vez mais atenção no mercado alimentício contemporâneo, principalmente entre aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável e consciente. Mas, o que exatamente define um ovo como orgânico?

Em linhas gerais, ovos orgânicos são provenientes de galinhas criadas em condições mais naturais e éticas, em comparação com a avicultura industrial tradicional. Isso quer dizer que essas aves têm acesso a espaços ao ar livre.

A premissa básica é promover o bem-estar animal enquanto se produz um alimento de qualidade superior.

Esses ovos não são apenas frutos de um ambiente mais saudável para as galinhas, mas também refletem práticas agrícolas sustentáveis. Normalmente, as fazendas que produzem ovos orgânicos seguem princípios agroecológicos, que incluem a não utilização de pesticidas sintéticos, herbicidas ou fertilizantes químicos na alimentação das aves. 

Além disso, é proibido o uso de antibióticos e hormônios de crescimento, garantindo que os ovos sejam livres de resíduos químicos.

Tais práticas não só elevam a qualidade nutricional do ovo, como também contribuem para a biodiversidade e equilíbrio ecológico da região onde a granja está localizada. A produção orgânica é mais do que uma tendência; é uma forma de cultivar alimentos que levam em consideração a saúde do consumidor, o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente.

O certificado de orgânico é um selo de garantia. Ele assegura que a produção segue normas rigorosas, fiscalizadas por entidades competentes, que verificam desde a origem dos alimentos que compõem a dieta das galinhas até o processo de embalagem dos ovos.

Como são feitos os ovos orgânicos?

A produção de ovos orgânicos envolve um conjunto de práticas e cuidados que vão muito além do convencional. Tudo começa com o ambiente onde as galinhas são criadas. 

Diferente das aves de produções industriais, que muitas vezes passam suas vidas em espaços confinados, as galinhas que põem ovos orgânicos desfrutam de áreas ao ar livre, propiciando uma qualidade de vida mais elevada para os animais.

No que tange à alimentação, as galinhas recebem um cardápio nutricionalmente balanceado, livre de organismos geneticamente modificados (OGMs) e compostos químicos como pesticidas ou herbicidas. Essa dieta é frequentemente rica em grãos orgânicos, vegetais e frutas, o que não só garante o bem-estar das aves, mas também a qualidade do produto final.

Um aspecto de suma importância é o manejo sanitário desses animais. Na produção orgânica, antibióticos e hormônios de crescimento são evitados a todo custo. Ao invés disso, métodos naturais de prevenção de doenças são adotados. Isso pode incluir o uso de probióticos, a rotação de pastos e outras estratégias que minimizam o risco de infecções e doenças entre as galinhas.

O controle de qualidade é rigoroso e contínuo. As instalações onde os ovos são coletados e embalados são frequentemente inspecionadas para garantir que estejam em conformidade com os padrões de higiene e segurança alimentar. 

Neste cenário, tecnologias sustentáveis, como energia solar e sistemas de compostagem, muitas vezes são incorporadas para minimizar o impacto ambiental da produção.

A fiscalização e a certificação são outras etapas cruciais. Instituições independentes são responsáveis por assegurar que todas as diretrizes e regulamentações sejam seguidas à risca. Este é um processo contínuo que inclui auditorias surpresa e análises laboratoriais dos ovos.

Qual é a diferença entre ovos orgânicos e os de granja?

Há múltiplas variáveis que distinguem esses dois tipos de ovo, impactando tanto na qualidade do ovo quanto em questões ambientais e éticas. Abordaremos alguns dos principais pontos que separam essas duas categorias de ovos.

Nutrição e sabor

Embora a composição básica seja similar, muitos defendem que os ovos orgânicos possuem um perfil nutricional mais rico e um sabor mais acentuado. Isso é creditado à dieta mais natural e variada das galinhas, que têm acesso a grãos orgânicos e pastam ao ar livre.

Bem-estar animal

As condições de vida das galinhas também são drasticamente diferentes. Enquanto em granjas industriais as aves geralmente são mantidas em espaços restritos e muitas vezes estressantes, nas fazendas orgânicas elas têm mais espaço para se movimentar, ciscar e realizar outros comportamentos naturais.

Impacto ambiental

A sustentabilidade é outra área onde esses dois tipos de ovos divergem significativamente. A produção de ovos orgânicos costuma ser mais amigável ao meio ambiente, evitando o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos que podem contaminar o solo e a água.

Resíduos químicos

Os ovos de granja convencional podem conter traços de antibióticos e hormônios, utilizados para estimular o crescimento das aves ou combater doenças. Já os ovos orgânicos são livres desses compostos, já que as galinhas são criadas sem o uso de medicamentos sintéticos.

Certificação e preço

Ovos orgânicos são frequentemente mais caros devido aos custos mais elevados de produção e aos rigorosos processos de certificação que garantem sua qualidade. Os ovos de granja, embora mais acessíveis, não passam pelos mesmos critérios rigorosos de produção e fiscalização.

Transparência e rastreabilidade

Por último, a produção orgânica tende a ser mais transparente, permitindo que os consumidores saibam mais sobre a origem do que estão consumindo. Isso é mais difícil no cenário industrial, onde a rastreabilidade muitas vezes se perde na complexidade da cadeia de fornecimento.

Agora que você sabe o que são ovos orgânicos, seus diferenciais e o quão benéficos eles são para a saúde, que tal comprar alguns para a sua despensa?

Basta clicar aqui e aproveitar as ofertas que temos em nossa loja virtual! Após colocar na cestinha e realizar a compra, enviaremos os ovos orgânicos à sua casa com rapidez, qualidade, frescor e sabor!