Home » Romanesco: o que é, quais são os benefícios e quais receitas fazer com ele?
Romanesco

Romanesco: o que é, quais são os benefícios e quais receitas fazer com ele?

Já ouviu falar no romanesco? À primeira vista, sua forma geométrica e espiralada pode parecer uma obra de arte da natureza. Mas, além de sua aparência intrigante, este vegetal é um depósito de benefícios que muitos desconhecem. 

Desde fortalecer nosso sistema imunológico até proteger a saúde visual, o romanesco também protagoniza o preparo de pratos deliciosos.

Portanto, se você ainda não incluiu essa maravilha em sua dieta, prepare-se para saber mais sobre ele e algumas receitas que nós, da Raízs, trazemos neste post!

Quais são os benefícios do romanesco?

A natureza deu ao romanesco uma composição rica, que traz uma série de vantagens para o corpo e a mente. Vamos conhecê-las?

Fonte de vitaminas e minerais

O romanesco é repleto de vitaminas e minerais essenciais. Ele é particularmente rico em vitamina C, fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico. Ademais, é uma excelente fonte de vitamina K, que auxilia na coagulação sanguínea e na manutenção da saúde óssea.

Poderoso antioxidante

Os compostos antioxidantes encontrados neste vegetal combatem os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas e desacelerando o processo de envelhecimento.

Saúde digestiva

Este vegetal é uma fonte considerável de fibras, essenciais para regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação. As fibras também ajudam a manter a flora intestinal saudável, essencial para a digestão e absorção adequadas de nutrientes.

Aliado na perda de peso

Por ser baixo em calorias e rico em fibras, o romanesco pode ser um excelente complemento em dietas de emagrecimento. Ele ajuda a promover a saciedade, o que pode reduzir a ingestão calórica ao longo do dia.

Fortalece os ossos

Além da vitamina K, o romanesco contém boas quantidades de cálcio, mineral fundamental na formação e manutenção da estrutura óssea. Assim, sua inclusão regular na dieta pode contribuir para a prevenção de doenças como a osteoporose.

Promove a saúde visual

A presença de compostos como luteína e zeaxantina, antioxidantes que se concentram na retina, faz do romanesco um alimento protetor da visão. Estes compostos têm sido associados à redução do risco de cataratas e degeneração macular relacionada à idade.

Estimula o sistema imunológico

A rica combinação de vitaminas, minerais e antioxidantes no romanesco torna-o um aliado na defesa do corpo contra invasores externos, fortalecendo as barreiras naturais do organismo.

Cuida da pele

Com seu teor de vitamina C e antioxidantes, o romanesco pode auxiliar na manutenção da saúde da pele, favorecendo sua regeneração, protegendo-a dos danos causados pelos radicais livres e contribuindo para um aspecto rejuvenescido.

Apoia a saúde mental

De acordo com um estudo disponibilizado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, os vegetais crucíferos, como o romanesco, podem ter um papel na proteção da saúde cerebral, reduzindo o risco de declínios cognitivos.

Versatilidade culinária

Por último, mas não menos importante, o romanesco é extremamente versátil na cozinha. Seu sabor suave e textura crocante permitem que ele seja incorporado em uma variedade de pratos, desde saladas até guisados, enriquecendo a culinária tanto em sabor quanto em nutrientes.

Aliás, vamos ver agora algumas delícias que você pode preparar com ele? 

Quais receitas podem ser feitas com o romanesco?

Separamos 5 receitas muito saborosas que você pode preparar na sua cozinha usando o romanesco.

Caso não tenha algum dos ingredientes, basta clicar nos links que levarão você à nossa loja virtual especializada em alimentos orgânicos para que você os receba em casa com qualidade, segurança e frescor.

Salada de romanesco e batata doce

A junção do romanesco com a batata doce nesta salada traz uma combinação rica em sabor e nutrientes. Sua mesa nunca mais será a mesma depois desta explosão de cores e texturas.

Ingredientes

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma assadeira, misture os floretes de romanesco e os cubos de batata doce. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta.

Asse por 30 minutos ou até que estejam dourados e macios. Transfira para uma travessa, regue com o suco de limão e polvilhe com salsa picada. Sirva imediatamente.

Romanesco gratinado com bacon

Este gratinado, enriquecido com a textura e sabor do bacon, promete ser um sucesso em sua mesa.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma frigideira, frite o bacon até que esteja crocante e reserve. Cozinhe o romanesco em água salgada até ficar al dente.

Em um refratário, misture o romanesco, o bacon, o creme de leite, a mussarela, sal, pimenta e noz-moscada. 

Polvilhe com parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até dourar. Sirva quente.

Sopa cremosa de romanesco

Para os dias mais frios ou quando se busca um aconchego gastronômico, nada como uma sopa para aquecer o corpo e a alma. E por que não inovar com um creme feito de romanesco? Uma proposta suave e nutritiva para enriquecer seu cardápio.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam dourados.

Acrescente os floretes de romanesco e refogue por alguns minutos.

Adicione o caldo de legumes e cozinhe até que o romanesco esteja macio. Bata tudo no liquidificador até obter uma consistência cremosa.

Retorne à panela, acrescente o creme de leite, ajuste o sal e a pimenta. Ao servir, polvilhe com o cheiro verde picado. Desfrute desta cremosidade inigualável!

Romanesco e massa com molho pesto

Ao buscar uma harmonização perfeita entre leveza e sabor, não há combinação mais acertada que a união do romanesco com massa ao molho pesto.

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem até ficar al dente. Paralelamente, em uma frigideira, aqueça o azeite e salteie os floretes de romanesco até que fiquem macios e dourados.

Escorra a massa e, em uma travessa, misture-a com o romanesco. Adicione o molho pesto, misturando bem para envolver todos os ingredientes.

Finalize com queijo parmesão ralado, ajuste o sal e a pimenta conforme seu paladar e sirva imediatamente.

Risoto de romanesco e limão siciliano

Esta combinação, além de elegante, carrega consigo uma profusão de aromas e sabores que certamente marcarão qualquer ocasião.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, derreta uma colher de manteiga e refogue a cebola até ficar translúcida.

Adicione o arroz e refogue até que esteja bem envolvido.

Despeje o vinho e, ao evaporar, comece a adicionar o caldo aos poucos, mexendo continuamente. Incorpore os floretes de romanesco à medida que o arroz amolece.

Quando estiver quase pronto, adicione o suco e as raspas do limão. Finalize com a manteiga restante e o parmesão, ajustando o sal conforme necessário. Sirva quente.

Ao preparar essas cinco receitas com romanesco, você levará muita saúde e sabor aos seus pratos. Por isso, vale a pena tê-los no seu cardápio.

Por sinal, se você ainda não tiver feito um, continue conosco e veja neste artigo como planejar um cardápio semanal para as suas refeições!