Home » 3 dicas de cozinha que vão facilitar a sua vida
dicas-de-cozinha

3 dicas de cozinha que vão facilitar a sua vida

Muitas pessoas ainda não possuem o hábito de cozinhar, ora por falta de chance, ora por comodidade de pedir um prato pronto. Veja as dicas e arrisque-se mais na cozinha!

Você é daquelas que até gosta de cozinhar, mas perde muito tempo durante o preparo dos pratos ou nunca acerta no tempo de cozimento ou no sabor de algum alimento? Não desista, não. Talvez você só precise de algumas dicas para colocar em prática os seus dotes culinários de uma vez por todas.  

Preparamos a seguir, 3 dicas de cozinha que vão transformar a sua experiência com as panelas. Confira:

Selecionamos três ingredientes básicos em qualquer cozinha: arroz, feijão e alho. Fazem parte da cozinha tradicional brasileira, são saborosos e muito saudáveis. Conheça maneiras de preparo e manuseio desses alimentos a seguir.

Aprenda a fazer arroz soltinho, gostoso, rápido e colorido

Fazer arroz é uma das receitas mais simples. Mesmo assim, muitas donas e donos de casa ainda têm dificuldade na hora de realizar este preparo. Ou o arroz fica muito empapado, do tipo unidos venceremos, ou fica cru ou sem sabor.

Existem algumas dicas bem legais para que você acerte no cozimento desse cereal, mesmo que você não saiba nem fritar um ovo. Aliás, se você usa o integral em vez do arroz branco e do parboilizado, temos algumas dicas também. Vamos lá?

Arroz soltinho

Pingue algumas gotas de limão na água de cozimento do arroz. Além do seu arroz ficar solto, ele também ficará com um aspecto mais bonito e mais saboroso. É bem interessante usar essa dica também no arroz parboilizado.

Arroz integral no ponto

O arroz integral tem um tempo de cozimento diferente do arroz branco ou parboilizado. Ele demora mais para ficar bom para consumo. A dica é deixá-lo de molho de um dia para o outro ou por, pelo menos, duas horas antes de cozinhar.

Depois, basta refogar alho e cebola no azeite, jogar água fervente nessa mistura e acrescentar o arroz e, em seguida, o sal. Lembrando que a medida de água é o dobro da medida de arroz. Além disso, não refogue o alimento, pois os eles ficam ainda mais duros.

Arroz saboroso com alho e cebola

Arroz com cenoura e legumes já é um prato bem comum, mas que tal experimentar um arroz com cebola ou alho? Não estamos falando de refogado, mas sim de uma cabeça de cebola ou de alho cozidos junto com o arroz, quando ele estiver perto de secar toda a água. 

Além de deixar o arroz mais gostoso, tanto o alho quanto a cebola podem ser consumidos desse jeito, cozidos quase no vapor.

Arroz com brócolis

Cozinhar o brócolis em uma panela e o arroz em outra? Não precisa. Acrescente o brócolis lavadinho ao arroz na hora em que a água estiver quase secando e cozinhe os dois juntos. O arroz fica mais gostoso, você economiza tempo e gás também.

Aprenda a cozinhar feijão do jeito certo

Você é daqueles que amam feijão, mas não costuma cozinhar porque demora ou porque sempre erra na espessura do caldo? Saiba que o feijão é o par perfeito do arroz, é muito nutritivo e, com os truques certos, é possível incluí-lo no cardápio todos os dias. 

Caldo grossinho

O caldo do seu feijão sempre fica muito ralo? A dica é: antes de terminar o cozimento, retire uma concha de feijão, amasse esses cereais e depois leve-os de volta para a panela. Continue mexendo para que o caldo fique mais grosso.

Feijão saboroso

Acrescente temperinhos que você gosta e, também, pedaços de linguiça, carne com osso, etc. Frite essas proteínas antes e depois acrescente o feijão, refogue um pouco e ponha água o suficiente para cobrir completamente os grãos. Folhas de louro também deixam o prato com um sabor mais marcante.

Gostoso sem estufar

O feijão faz parte do grupo das leguminosas e, como tal, causa excesso de gases. O mesmo acontece com o grão-de-bico e com a ervilha, por exemplo. O segredo para evitar sentir a barriga estufada é deixar os grãos de molho por algumas horas antes de levar ao fogo.

Outra maneira de eliminar essa característica é deixá-lo reservados por alguns minutos e acrescentar gotas de limão. Depois, descarte a água.

Sal no momento certo

Essa dica é do tempo de nossas vovós. Não ponha sal no início do cozimento do feijão. O ideal é acrescentar o sal apenas quando os grãos já estiverem quase cozidos. O sal acrescentado no começo retarda o tempo de cozimento e deixa os itens menos macios.

Alho em casa não pode faltar

O alho é um alimento anti-inflamatório, pode ser usado em chás para reforçar o sistema imunológico e, principalmente, para dar sabor e cheiro aos pratos. É ótimo para frituras, refogados e cozidos também. Veja o que é possível fazer com o condimento em casa e como descascar facilmente esse ingrediente.

Alho cozido no arroz

No tópico acima, vimos que o alho pode ser acrescentado ao arroz na sua fase final de cozimento. Há quem goste de consumi-lo assim, cozidos a vapor. Ele fica com um sabor mais adocicado, assim como a cebola.

Descascar alho facilmente

Deixe o alho de molho por alguns minutos antes de descascar. Você verá que a casca sairá com muito mais facilidade, preservando toda a superfície do ingrediente e ainda poupando bastante tempo na hora do preparo dos alimentos.

Alho mais gostoso

É possível deixar o alho com um sabor ainda mais agradável? Sim, é possível. Para isso, basta cortá-lo ao meio, no sentido do comprimento, e remover a parte esverdeada que fica dentro de cada dente. Depois, é só usar o que sobrou normalmente.

Pasta de alho

Cansada de descascar alho toda vez que vai cozinhar? Faça uma pastinha saborosa e simples. Descasque várias cabeças de alho, leve-as ao processador com um pouco de azeite e sal e guarde dentro de um recipiente de vidro com tampa, dentro da geladeira.

Você pode acrescentar outros ingredientes para deixar a pasta de alho mais nutritiva e saborosa, como cebola e ervas.

Retirar cheiro de alho das mãos

Depois de usar o alho, ficou com aquele cheiro forte desagradável? Use sal e suco de limão nas mãos, esfregando-as para retirar o odor.

E então, quais dessas dicas de cozinha você já conhecia? Temos certeza de que suas aventuras na cozinha serão muito mais interessantes a partir de agora. E, não se esqueça: cozinhar é prática, hábito e carinho. Reúna todos esses ingredientes e veja como sua relação com as panelas mudará para melhor.