Home » Conheça os pães de fermentação natural Tartaruga
pao-fermentacao-natural-tartaruga

Conheça os pães de fermentação natural Tartaruga

Conheça os pães de fermentação natural Tartaruga

Atualmente, a padaria artesanal comandada Pedro Ribeiro Braga e Gustavo Young produz cerca de 250 pães por dia

Sabe aquele pão de fermentação natural, produzido manualmente com ingredientes 100% orgânicos e assado em forno de lastro de pedra? Ele é produzido pela Tartaruga Panifício e pode ser entregue direto na sua casa. 

A padaria artesanal comandada por Pedro Ribeiro Braga e Gustavo Young, oferece um único tipo de pão. À base de farinha de trigo branca e integral orgânica, água mineral e sal marinho não iodado. As fornadas ocorrem de terça a sexta-feira, mas atualmente de segunda a sábado há massa sendo preparada, justamente para atender os pedidos. As encomendas podem ser realizadas aqui

Primeiras fornadas do pães de fermentação natural

Essa história começou em 2018, quando após alguns anos fazendo pão juntos aos finais de semana, Pedro e Gustavo decidiram comprar um forno e colocar em prática uma ideia de padaria sem loja e com um único produto. Então, sabe aquele conforto de antigamente, em que as pessoas não precisavam sair de casa, e recebiam pão fresquinho na porta? Essa era a ideia dessa dupla!

Além disso, eles tinham como ideal que as pessoas chaves da operação fossem também donas do negócio. E assim nasceu o Tartaruga Panifício. Depois disso, Rafael Pereira e Jardel Pereira passaram a compor o quadro de sócios e hoje cuidam de cada detalhe para que os clientes recebam em sua porta o seu pão Tartaruga de cada dia. 

Porém, o produto pode ser encontrado em alguns pontos chave da cidade, como por exemplo, o Instituto Chão, Raízs e Casa Santa Luzia. E alguns restaurantes como Chez Claude, Fame Osteria, Cuia Café e Bottega Bernacca. 

E como você bem deve ter notado, o Tartaruga não tem pressa. Afinal, os pães são produzidos diariamente, 100% artesanal, fermentado por 24 horas, usando somente ingredientes orgânicos e 25% de farinha integral. Ele precisa esperar o seu tempo para crescer, pois afinal, cada pão é um pão. Atualmente, são produzidos cerca de 250 pães por dia.

Benefícios dos pães de fermentação natural

Uma das principais vantagens para a saúde deste tipo de fermentação é que a massa é melhor digerida, pois o processo de digestão já está sendo feito pelos microrganismos durante a confecção.

Mas, a fermentação natural está longe de ser uma novidade, é um processo utilizado desde a produção dos primeiros pães. O registro mais antigo é de 3.700 antes de Cristo, mas sua origem provavelmente está relacionada com o início da agricultura. Foi somente nos últimos 150 anos que o fermento industrializado foi desenvolvido e logo passou a ser amplamente empregado na produção de pães.

Caso você ainda não esteja convencido nas vantagens deste produtor artesanal, aqui vão algumas informações:

  • Seu sabor é incomparável ao do pão tradicional; 
  • Possui um índice glicêmico mais baixo do que outros pães; 
  • Sua digestão é mais fácil, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten, devido a sua fermentação mais lenta; 
  • Pode ser armazenado por mais tempo, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento; 
  • Aumenta o teor de bactérias benéficas no intestino; 
  • Possui uma série de vitaminas e minerais. Além disso, nesses casos, não há a adição de conservantes no fermento, o que torna o alimento mais nutritivo.