Home » Carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra: uma receita simples e cheia de sabor
Carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra

Carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra: uma receita simples e cheia de sabor

Receitas orgânicas têm estado cada vez mais presentes nas mesas dos brasileiros, sobretudo aquelas que são mais práticas de fazer, como o carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra.

Afinal, quando a rotina é muito movimentada, não sobra muito tempo para preparar uma refeição simples e saudável, mas que também seja leve e cheia de sabor.

Por isso, dedicamos este post a ensinar o passo a passo de como preparar essa receita, além de apontar os benefícios dos seus ingredientes.

Vamos lá?

Quais são os ingredientes do carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra?

O carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra é uma receita deliciosa que combina o sabor suave da beterraba com o gosto intenso do queijo de cabra. Para preparar essa receita, você precisará de:

Qual é o modo de preparo?

Comece por lavar as beterrabas e cortá-las em fatias finas, pois são ideais para carpaccio já que permitem que a beterraba seja melhor saboreada.

Em seguida, tempere as beterrabas com sal, pimenta do reino e regue com o azeite. O azeite ajuda a realçar o sabor natural da beterraba e adiciona uma camada extra de sabor. 

A pimenta do reino, por sua vez, dá um toque de picância, enquanto o sal tem a função de realçar os sabores, além de ser importante para equilibrar os ingredientes.

Em seguida, corte o queijo de cabra em fatias finas ou rale-o. Coloque as fatias finas de beterraba em um prato e o queijo de cabra por cima e o carpaccio está pronto para servir!

Outras formas de preparo

Outra maneira de incrementar o sabor e textura do carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra é a adição de outros ingredientes. 

Por exemplo: frutas secas torradas, como nozes ou amêndoas, adicionam uma textura crocante e sabor adicional. Também é possível adicionar frutas frescas, como morangos ou framboesas, para dar ao prato mais doçura e frescor.

Outra opção é colocar um pouco de mel para equilibrar o sabor adocicado da beterraba e do queijo de cabra. Além disso, é possível agregar outros tipos de queijos, como ricota ou gorgonzola, para variar o sabor.

Qual é o melhor acompanhamento?

Para acompanhar essa receita, é recomendável servir com um pão integral ou torradas, para ajudar a equilibrar o sabor e trazer uma textura mais crocante. Além disso, é possível servir com alguma bebida como um vinho tinto ou branco, dependendo do seu gosto pessoal.

🥗 Confira também estes conteúdos que separamos para você 👇

Quais são os benefícios da beterraba amarela?

A beterraba amarela é uma variedade da raiz vegetal beterraba comum, mas tem um tom amarelo mais claro e é menos intensamente pigmentada do que a beterraba vermelha. Ela tem muitos dos mesmos benefícios nutricionais da beterraba vermelha, mas também oferece alguns proveitos adicionais.

Rico em antioxidantes

A beterraba amarela é uma boa fonte de antioxidantes, especialmente carotenoides, como a luteína e zeaxantina. Esses antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra os danos dos radicais livres, o que pode ajudar a prevenir o câncer e doenças cardíacas.

Melhoria da saúde ocular

A luteína e a zeaxantina presentes na beterraba amarela têm propriedades benéficas para a saúde ocular. Eles ajudam a proteger os olhos contra os danos causados pela luz azul e pela idade, o que pode ajudar a prevenir a degeneração da retina e a catarata.

Baixo teor de carboidratos

A beterraba amarela é uma opção de baixo teor de carboidratos para aqueles que seguem uma dieta de baixo carboidrato. Ela é uma fonte rica de fibras, o que ajuda a saciar e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Melhoria da digestão

A beterraba amarela contém uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir a constipação. Também contém ácido fólico, que é importante para a produção de novas células e para a digestão.

Fortalecimento do sistema imunológico

A beterraba amarela é uma boa fonte de vitamina C, vitamina A e ferro, que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e para combater infecções.

Consumo variado

A beterraba amarela pode ser consumida cozida, em salada, suco ou até mesmo em forma de pó. Ela também pode ser adicionada a receitas de sopas, molhos, e até mesmo incorporada em receitas de bolos e pães. Além disso, é uma opção saudável e nutritiva para incluir na dieta.

Quais são os benefícios do queijo de cabra?

O queijo de cabra é rico em nutrientes e traz muitas vantagens para a saúde. Seguem abaixo alguns deles.

Rico em nutrientes

O queijo de cabra é uma boa fonte de cálcio, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Ele contém menos gordura saturada e colesterol do que o queijo feito com leite de vaca.

Menor risco de doenças cardíacas

O queijo de cabra é uma boa fonte de gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Estes ácidos graxos ajudam a manter os níveis de colesterol saudáveis e a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Fortalece os ossos

O queijo de cabra é rico em cálcio, que é importante para a saúde dos ossos. O cálcio ajuda a fortalecê-los e a prevenir a osteoporose, especialmente em idosos.

Boa opção para intolerantes à lactose

O queijo de cabra é uma boa opção para aqueles quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca. Ele pode ser consumido sozinho ou adicionado a receitas, como saladas, sanduíches, pizzas, e pratos quentes. 

Ademais, ele tem um sabor mais suave e menos salgado do que outros tipos de queijo e é uma opção saudável e nutritiva para incluir na dieta.

Como você pôde ver ao longo deste post, o carpaccio de beterraba amarela com queijo de cabra é uma receita versátil e deliciosa que pode ser adaptada de acordo com seus gostos pessoais, além de ser uma excelente opção para quem procura uma receita saudável e deliciosa. 

Aliás, que tal continuar conosco e conferir as melhores formas de como preparar alimentos orgânicos? Clique aqui e veja as dicas que separamos!