Home » Como voltar à rotina depois das férias? Descubra em 7 dicas!
depois das férias

Como voltar à rotina depois das férias? Descubra em 7 dicas!

Mais um ano está começando e, como sempre, todos se adequam à boa e velha rotina que volta depois das férias. Porém, que tal o regresso ser diferente desta vez? Começar o ano com a saúde e alimentação em dia, por exemplo?

Afinal, esses são os princípios básicos da qualidade de vida e bem-estar, pontos que você não quer que faltem em 2023, certo?

Por isso, nós, da Raízs, levantamos sete dicas de como colocá-las em prática e compartilhamos aqui com você!

1. Depois das férias, faça um check-up de saúde

É importante que todos façam o check-up anualmente para garantir que estejam saudáveis e aptos a continuar assim durante o ano inteiro. 

Afinal, trata-se de uma avaliação completa da saúde do corpo, feita por um profissional da área, capaz de verificar possíveis problemas e a necessidade de realizar exames adicionais.

Doenças crônicas, como diabetes, e outras que requerem tratamento imediato, como problemas cardíacos, fazem parte dessa checagem. Além disso, você também consegue identificar possíveis mudanças, como aumento de peso, mudanças na pressão arterial, etc.

Por isso, recomenda-se que o check-up de saúde seja feito no início do ano, para garantir a sua saúde ao longo dos próximos meses. 

2. Faça atividades físicas

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde do corpo e da mente visto que o sedentarismo tem sido associado a diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e depressão. Portanto, é importante manter esse hábito regularmente para ter um corpo saudável.

Ademais, exercitar ajuda a melhorar o condicionamento físico, fortalece o sistema cardiovascular, a flexibilidade, a resistência muscular e a saúde mental. Por essa razão, tais práticas auxiliam na redução do estresse, cansaço e ansiedade, além de aumentar a qualidade de vida, autoestima e a autoconfiança.

Uma das promessas de ano novo costuma ser perder peso, sobretudo por conta dos comes e bebes da virada de ano e do Natal. Isso reforça a necessidade de fazer exercícios para estar dentro do peso ideal, queimar calorias extras e manter as pazes com a balança. 

3. Durma bem

Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando dormimos mal, o corpo não descansa e não consegue se recuperar da atividade diária. Isso leva a problemas como cansaço, estresse e até mesmo doenças.

Por isso, é importante que o sono seja adequado. Garanta que o número de horas necessárias para que o corpo descanse e se recupere, idealmente de 8 a 9 horas por noite. Além disso, também é preciso que o ambiente de sono seja tranquilo, que não haja barulhos ou luzes que possam interferir no repouso.

Um bom sono também ajuda a melhorar a memória, a concentração e o humor. Ao dormir bem, o cérebro consegue processar melhor as informações recebidas durante o dia. Além disso, com o descanso adequado, o corpo libera hormônios que proporcionam felicidade.

Assim, é importante estabelecer horários regulares de sono e, se possível, praticar alguma atividade relaxante antes de deitar. Alimentar-se de forma saudável e evitar o uso de bebidas alcoólicas e cafeína à noite também contribuem para um sono melhor.

4. Reforce a imunidade

A imunidade é um pilar fundamental para a manutenção da saúde, pois é o sistema responsável por defender nosso organismo de vírus, bactérias e outras doenças

Uma forma de reforçá-la é com uma alimentação saudável – rica em frutas, legumes e verduras – que tenha vitaminas e minerais. Outra alternativa é incluir alimentos ricos em probióticos na dieta, como iogurtes, que ajudam a estimular o sistema imunológico.

É também importante manter o corpo hidratado, pois a desidratação pode aumentar o risco de infecções, e praticar exercícios regulares para melhorar o fluxo sanguíneo para as células imunológicas, o que as torna mais eficazes.

Logo, mantenha a rotina estável a fim de reforçar a imunidade, isso inclui evitar situações de estresse e o consumo de bebidas alcoólicas que interferem diretamente no sistema imunológico.

5. Cuide da sua mente

A saúde mental é extremamente importante para o nosso bem-estar e equilíbrio emocional. Afinal, ela nos possibilita manter um bom relacionamento com as pessoas, enfrentar os desafios da vida com mais tranquilidade, manter a motivação para realizar nossos objetivos e, consequentemente, ter uma vida mais feliz.

Algumas dicas podem ajudar a cuidar da saúde mental. Primeiramente, é necessário dedicar algum tempo para o autoconhecimento, entender o que te motiva e o que desmotiva. 

Outra dica é praticar atividades que te proporcionem prazer, como ler, correr, passear, assistir a um filme, e tudo mais que consiga quebrar a rotina e viver novas experiências.

6. Mantenha a hidratação

Quando nosso organismo está desidratado, ocorrem diversos problemas de saúde, como dor de cabeça, fadiga, desconforto estomacal, entre outros. Por isso, é importante mantermos nosso corpo hidratado.

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é beber água regularmente. É recomendável tomar pelo menos dois litros por dia, para evitar a desidratação. Outra forma é comer alimentos ricos em água, como cenoura, espinafre, entre outros vegetais e frutas. 

Assim, evite alimentos e bebidas, como café e refrigerantes. O consumo excessivo desses itens, além de tornar o organismo desidratado, também pode provocar outros problemas de saúde.

Evitar atividades físicas em dias muito quentes é outra dica muito válida, pois o suor pode levar à desidratação. Por isso, nesses dias, é recomendável beber bastante água antes, durante e depois da prática de exercícios.

7. Frequente ambientes saudáveis

Frequentar ambientes saudáveis é extremamente importante para a manutenção da saúde mental e física. Então, como primeiro passo, escolha locais que incentivem o lazer saudável. 

Parques, academias, bosques e trilhas são bons exemplos que oferecem várias atividades saudáveis. Além disso, também é preciso que esses lugares sejam adequados às suas necessidades, tanto físicas quanto emocionais.

Outro fator a ser considerado é frequentar ambientes saudáveis, escolher aqueles que estão livres de comportamentos nocivos e sejam frequentados por pessoas que priorizem hábitos e conversas saudáveis.

Por fim, sempre que possível, esteja em contato com a natureza, pois ela tem o poder de nos conectar com nossas emoções e o mundo ao nosso redor, nos dando uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Ao seguir essas dicas sobre o que fazer depois das férias, com certeza a sua rotina será muito mais saudável!

Aliás, já que está por aqui, o que acha de continuar conosco e conferir as principais dicas e vantagens dos alimentos orgânicos? Clique aqui e veja todas neste artigo!