Home » Ceia de Ano Novo saudável: aprenda 11 receitas práticas para a virada!
ceia de ano novo saudável

Ceia de Ano Novo saudável: aprenda 11 receitas práticas para a virada!

A passagem de ano costuma ser comemorada com muita festa e comida. Porém, será possível passar essa data saboreando pratos deliciosos sem se descuidar da saúde? Com as dicas que trazemos de como preparar uma ceia de Ano Novo saudável, com certeza!

A medida que lê este conteúdo, recomendamos clicar nos links dos produtos, pois eles te levarão à loja virtual da Raízs para que você consiga comprar os ingredientes orgânicos e recebê-los em sua casa a tempo do preparo. Vamos lá?

Ceia de Ano Novo saudável: aprenda agora a fazer

Listamos, a seguir, 11 receitas que você pode fazer para sua família ou amigos durante a virada do ano. 

1. Salada de frutas com menta

A salada de frutas com menta é uma delícia refrescante para o verão, o que inclui a virada de ano. 

Para preparar essa salada deliciosa, você precisa de alguns ingredientes simples. Comece com uma combinação de frutas, como morangos, maçã, banana e kiwi. Em seguida, adicione algumas folhas de menta fresca, um tipo de hortelã, para dar um sabor adocicado. 

Adicione uma mistura de mel e suco de laranja para dar sabor à salada. Por último, polvilhe algumas sementes de abóbora para dar um toque crocante. 

2. Gratinado de legumes

O gratinado de legumes é fácil de preparar e ainda é possível adaptá-lo às preferências pessoais, adicionando queijo, ervas, especiarias e outros ingredientes. 

O resultado é uma refeição quente e saborosa. Primeiro, é preciso cortar os legumes em fatias e refogá-los em azeite ou óleo. Depois, colocá-los em uma forma e adicionar molho de tomate, queijo e outros ingredientes. 

Por fim, leve ao forno até que os legumes estejam dourados. Sirva o gratinado de legumes com arroz ou macarrão e aproveite o sabor incrível desta refeição.

3. Salmão assado

Depois de limpar bem o salmão, é preciso temperá-lo com sal, pimenta, azeite de oliva e ervas a gosto. Para assar, coloque o salmão em um tabuleiro, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180°C por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos para dourar e sirva.

4. Torta de legumes

Para preparar a torta de legumes, comece amassando a massa, adicionando óleo ou margarina. Em seguida, forre uma forma com a massa. 

Coloque os legumes que desejar – como tomates, cebola, abobrinha, alho-poró e azeitona. Acrescente sal e temperos a gosto. Por cima, cubra com queijo ralado. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Finalmente, sirva quente para aproveitar o melhor sabor.

5. Salada de nozes

O preparo de uma salada de nozes começa ao picar algumas delas em pedaços pequenos. Em seguida, junte alguns pedaços de maçã verde, fatias de abacaxi, algumas azeitonas pretas e um punhado de uvas verdes. 

Misture todos os ingredientes com uma colher e tempere com sal e azeite. Por último, adicione algumas nozes inteiras para dar mais sabor e textura. Sirva a salada de nozes em taças separadas ou em uma travessa. 

6. Batata assada

Para preparar uma batata assada especial de ano novo, além das batatas, você vai precisar de óleo, sal e temperos de sua preferência. 

Primeiro, lave e limpe as batatas, cortando-as em cubos de tamanho uniforme. Depois, coloque as batatas em uma assadeira, regue-as com o óleo e os temperos, e tempere com sal. 

Em seguida, leve a assadeira ao forno pré-aquecido, a 180°C, por cerca de 25 minutos. Vire as batatas ao meio para garantir que todos os lados fiquem assados. Quando estiverem douradas, retire do forno e sirva.

7. Salada de frutas com iogurte grego e mel

Escolha algumas das suas frutas favoritas – como maçãs, bananas, laranjas, framboesas e mirtilos. Corte-as em pequenos pedaços e coloque em um recipiente. Em seguida, adicione uma colher de sopa de mel em cima das frutas e misture bem.

Em seguida, misture o iogurte grego. Use a quantidade que desejar para obter o sabor desejado. Finalmente, coloque a salada de frutas em um prato e decore com frutas frescas e granola

8. Espetinhos de legumes gratinados

Para preparar os espetinhos gratinados, você vai precisar de alguns legumes como abobrinha, cenoura, berinjela, champignon e pimentão

Corte-os em cubos pequenos e ponha-os em um tabuleiro para assar por cerca de 20 minutos. Depois, em um espeto, intercale-os com pedaços de bacon

Para gratinar, misture uma xícara de creme de leite com cebolinha e orégano. Passe o espeto nos legumes já assados com a mistura de creme de leite e coloque-os em um tabuleiro untado com azeite. Asse por aproximadamente 15 minutos. 

Para finalizar, sirva os espetinhos de legumes gratinados acompanhados de um molho de sua preferência.

9. Macarrão de abobrinha com pesto de manjericão

Para começar o preparo desta receita, lave e fatie a abobrinha em tiras finas. A seguir, cozinhe o macarrão em água fervente, até ficar al dente. 

Em uma panela, refogue a abobrinha em azeite, alho, sal e pimenta-do-reino. Para o pesto, coloque manjericão, pinoli, parmesão, azeite e sal no processador de alimentos e bata até obter um creme homogêneo. 

Junte o pesto ao macarrão cozido e refogado com a abobrinha e misture bem. Por último, sirva com queijo parmesão ralado.

10. Arroz integral com legumes

Para preparar uma deliciosa receita de arroz integral com legumes, você vai precisar de alguns ingredientes simples: 2 xícaras de arroz integral, 1 cebola média picada, 1 dente de alho picado, 1 cenoura ralada, 1/2 abobrinha cortada em cubos, 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos e 2 tomates maduros cortados em cubos.

Primeiro, coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com água. Deixe ferver por cerca de 15 minutos até que o arroz esteja cozido. Em seguida, desligue o fogo e adicione sal e temperos a gosto.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira e adicione um pouco de azeite. Coloque nela a cebola e o alho e refogue até que fiquem macios. Em seguida, adicione a cenoura, a abobrinha, o pimentão e os tomates. Refogue por alguns minutos até que os legumes estejam cozidos.

Depois, coloque os legumes na panela com o arroz e misture bem. Deixe ferver por mais alguns minutos. Por fim, sirva o arroz integral com legumes quente, de preferência com sementes de gergelim ou castanha de caju para um sabor especial.

11. Bolo de banana com canela

Para preparar um delicioso bolo de banana com canela, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 4 bananas, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de chá de canela.

Em um recipiente, amasse as bananas com um garfo ou usando um processador de alimentos. Em outro recipiente, misture a farinha, o açúcar, o óleo, o fermento, o sal e a canela. Acrescente a mistura de bananas e mexa bem.

Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. Verifique a assadura com um palito para saber se ficou pronto.

Retire o bolo de banana do forno e deixe esfriar. Sirva com canela ainda quente ou em temperatura ambiente.

Gostou dessas dicas de receitas para uma ceia de Ano Novo saudável? Sentiu falta de algum produto? Então, encontre-o aqui nesta lista especial de itens para a virada!