Home » Comece o ano de forma sadia com estas 9 dicas de saúde para 2023!
dicas de saúde

Comece o ano de forma sadia com estas 9 dicas de saúde para 2023!

É muito comum fazermos promessas do que queremos realizar ao longo do ano toda vez que ele se inicia, e ter uma vida mais saudável costuma ser uma das principais metas. Mas, quais são as dicas de saúde que devem ser seguidas?

Como essa dúvida é constante, nós, da Raízs, produzimos este conteúdo totalmente voltado para o assunto e te convidamos a lê-lo até o final.

Quais são as 9 dicas de saúde para colocar em prática em 2023?

Confira agora as orientações que preparamos para que você tenha um ano muito saudável!

1. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos regulares é essencial para manter a saúde e o bem-estar. Por isso, trazemos aqui algumas orientações para garantir que os treinos sejam seguros e eficazes. 

Primeiro, é importante ter um plano de treino adequado para seus objetivos. Se você não tem experiência, procure ajuda profissional para montar um plano de treino adequado. Além disso, é necessário ter um calendário de treinos para se manter motivado. Planeje os dias e horários para se exercitar e tente cumprir seu cronograma. 

Por fim, não exagere. Não tente fazer muito em um único treino, pois isso pode levar a lesões. Vale lembrar que é importante se aquecer antes de começar os exercícios e fazer alongamentos após o treino. 

2. Coma alimentos saudáveis e nutritivos

O primeiro passo para ter uma alimentação mais saudável e nutritiva é variar os alimentos e não comer sempre os mesmos, além de optar por alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, que são ricos em nutrientes e antioxidantes. 

Dê preferência também pelo consumo de alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, castanhas e sementes, pois eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Assim, você conseguirá ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, equilibrada.

3. Conheça a cozinha orgânica

A cozinha orgânica é uma prática que tem crescido muito nos últimos anos. Ela consiste na produção e consumo de alimentos que não fazem uso de pesticidas, fertilizantes ou outros produtos químicos. Portanto, seus benefícios vão desde a saúde até o meio ambiente.

Logo, a primeira grande vantagem da cozinha orgânica é que seus alimentos, além de serem mais saudáveis e nutritivos, possuem um sabor mais intenso e fresco. Ainda, os orgânicos também duram mais, o que significa que você pode comprar menos e economizar.

4. Reduza o consumo de alimentos processados

Alimentos processados possuem grandes quantidades de gorduras, açúcares e sal, o que contribui para o aumento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Por isso, é recomendável reduzir o seu consumo.

Portanto, ao comprar os seus alimentos, se certifique de que eles não contêm aditivos químicos. Para isso, leia os rótulos dos alimentos para verificar sua composição.

Outra maneira de reduzir o consumo de itens processados é preparar as suas próprias refeições em casa. Afinal, dessa forma, você consegue controlar o que come e ter certeza da qualidade dos alimentos, sobretudo ao comprá-los na loja virtual da Raízs.

5. Use aplicativos e sites para monitorar seus hábitos alimentares

Com a ajuda desses recursos, é possível verificar o que se come, quanto se come e quando se come. Além disso, eles oferecem informações nutricionais sobre os alimentos, o que ajuda a melhorar a qualidade da sua alimentação.

Esses aplicativos e sites também permitem que os usuários criem planos de refeições, acompanhem a ingestão de calorias e até mesmo registrem suas atividades físicas. Isso torna mais fácil para as pessoas controlarem o que estão comendo e se manterem saudáveis.

Ademais, eles também são úteis para aqueles que querem perder peso, pois eles permitem que os usuários acompanhem a ingestão de calorias e vejam como estão se saindo.

6. Mantenha o seu corpo hidratado

Manter a hidratação é fundamental para ficar saudável. Portanto, beba água regularmente, pelo menos 8 copos de água por dia. Além disso, coma alimentos ricos em água. Frutas e legumes como melão, abacaxi, pepino, tomate e couve-flor ajudam a manter o nível de hidratação.

Por mais que seja tentador tomar bebidas açucaradas durante as refeições, você deve evitá-las. Refrigerantes, sucos de frutas e bebidas energéticas contêm muito açúcar e pouca água.

7. Durma bem durante a noite

Dormir bem é essencial para uma rotina saudável. Primeiramente, crie uma rotina de sono. Para isso, vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário. Além disso, evite usar dispositivos eletrônicos antes de dormir, pois a luz emitida por eles pode atrapalhar o sono.

Por fim, procure um ambiente tranquilo, arejado e escuro para dormir. Se possível, use um ventilador ou um aparelho de ar-condicionado para refrescar o lugar. 

8. Pratique técnicas de relaxamento

Relaxamento é uma ótima maneira de reduzir o estresse. Existem várias técnicas que podem ser usadas para relaxar. 

Uma delas envolve respirar profundamente por cinco segundos e soltar o ar lentamente por mais cinco segundos. Esta técnica ajuda a relaxar os músculos e a controlar a respiração. 

Você também pode praticar a visualização criativa que tem como base imaginar um lugar calmo e relaxante, como uma praia ou um bosque. Visualizar-se num lugar tranquilo é uma das maneiras mais eficientes para reduzir a tensão e o estresse do dia-a-dia.

9. Mantenha os seus exames médicos em dia

Ao fazer o check-up médico, você consegue identificar precocemente problemas, avaliar o seu estado de saúde geral e ajudar a prevenir doenças antes mesmo que elas se tornem graves.

Um exame de sangue, por exemplo, é capaz de detectar níveis anormais de colesterol, o que pode indicar um risco aumentado de doenças cardíacas. Caso sejam detectados níveis anormais de certas substâncias, pode ser o indício de problemas de saúde, como anemia ou diabetes.

Em suma, os exames médicos regulares são fundamentais para a saúde e bem-estar de todos. Logo, trate de fazer todos ao longo do ano para garantir o melhor estado de saúde possível.

Ao seguir essas dicas de saúde, você terá um ano bastante sadio! Acredita que elas possam ajudar também as pessoas que você conhece? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!