Home » Sobremesa de Natal saudável: confira 5 receitas para este ano!
Sobremesa de Natal saudável

Sobremesa de Natal saudável: confira 5 receitas para este ano!

O Natal é um dos eventos mais aguardados do ano, sobretudo por quem gosta de celebrá-lo ao lado da família e amigos. A ceia é um dos principais momentos dessa data, mas será que é possível ter nela uma sobremesa de Natal saudável?

Nós, da Raízs, sabemos que a resposta é sim. Por isso, apresentamos aqui 5 receitas que levarão sabores deliciosos à sua mesa natalina e também muita saúde. Vamos conhecê-las?

1. Rabanada orgânica

A rabanada é um doce típico da culinária portuguesa e brasileira que não pode faltar na mesa de Natal. 

Ela costuma ser preparada com fatias de pão duro banhadas em leite ou vinho que, depois, são empanadas em ovo e farinha de rosca, fritas em óleo, e regadas com açúcar, canela e cravo.

Porém, aqui te ensinamos a fazer uma versão mais saudável na sua cozinha orgânica.

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro, corte os pães em fatias. Depois, em uma tigela, misture os açúcares, óleo de coco, leite de coco, canela, cravo e noz-moscada.

Em seguida, mergulhe as fatias de pão na mistura e coloque-as em uma forma untada com óleo de coco ou manteiga.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até que estejam douradas. Retire-as do forno e sirva quente.

2. Pavê vegano

Esta é uma versão mais saudável do tradicional pavê de chocolate das festas de final de ano. Ele é preparado com ingredientes que têm menos calorias e traz como resultado uma sobremesa igualmente deliciosa.

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 1 xícara de leite de coco;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1/4 xícara de coco ralado;
  • 1/4 xícara de uvas passas;
  • 1/4 xícara de amêndoas laminadas;
  • 1/4 xícara de nozes picadas.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o açúcar mascavo, a farinha de trigo, o óleo de coco, o leite de coco e a canela.

Já em outra tigela, misture o coco ralado, as uvas passas, as amêndoas laminadas e as nozes picadas. Despeje a mistura de farinha na forma e espalhe bem. Por cima, espalhe a mistura de frutas e nozes.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada e está pronto o pavê (e para comer também). 

3. Pudim de pão light

Uma das sobremesas mais populares nesta época é o pudim de pão. Sua receita light, em vez de pão normal, é feito com pão light, isso o torna saboroso e saudável ao mesmo tempo. 

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os pães de forma light e amasse-os com as mãos. Em outra, insira o leite condensado light, o leite desnatado, o açúcar e a margarina light. Misture bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Coloque tudo sobre os pães amassados e mescle bem. Despeje a mistura em uma forma untada com margarina light e polvilhada com canela.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente meia hora ou até o pudim ficar bem douradinho.

Retire do forno e deixe esfriar. Depois, é só desenformar e servir.

4. Cheesecake de morango sem glúten

O cheesecake de morango é um prato muito gostoso e versátil. Ele é montado em uma base de biscoito crocante de amêndoa, recheado com um creme de queijo suave e um molho de morango doce.

Ingredientes

Tome nota de todos os itens que você precisará para fazer o cheesecake.

Massa:

Recheio:

Cobertura:

  • 1 xícara de morangos frescos;
  • 1/4 xícara de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida.

Modo de Preparo

Depois de deixar o forno preaquecido a 180 graus, reúna a farinha de arroz, o açúcar mascavo, a manteiga derretida e a água em uma tigela. Misture bem para formar uma massa homogênea.

Espalhe a massa em uma forma de fundo removível e pressione-a para formar uma camada uniforme. Coloque-a para assar por 15 minutos.

Enquanto isso, em outra tigela, misture o cream cheese, o açúcar, os ovos, o suco de limão e a farinha de arroz até que eles formem um creme. Adicione os morangos picados e continue a misturar.

Depois, despeje tudo sobre a massa assada e deixe no forno por mais 30 minutos. Nesse meio tempo, mescle os morangos, o açúcar e a manteiga derretida em um recipiente.

Cubra a torta assada com essa mistura de morango e asse por mais 25 minutos. Deixe esfriar e o seu cheesecake de morango sem glúten está pronto para servir.

5. Panetone orgânico (a mais tradicional sobremesa de Natal saudável)

O panetone simplesmente não pode faltar no Natal. Sua versão orgânica possui menor teor de gordura e açúcar do que o tradicional, além de ser livre de aditivos químicos e corantes artificiais.

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo orgânica;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de óleo vegetal;
  • 2 colheres de fermento biológico seco;
  • 2 ovos orgânicos;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 1 xícara de uvas passas;
  • 1/2 xícara de frutas cristalizadas;
  • Raspas de 1 limão;
  • 1/2 colher de sal.

Modo de preparo

Coloque a farinha, o açúcar, o óleo, o fermento, os ovos, o leite, as uvas passas, as frutas cristalizadas, as raspas de limão e o sal em uma tigela. Misture bem até que os ingredientes formem uma massa.

Depois, despeje a massa em uma forma para panetone, untada com óleo e polvilhada com farinha e coloque para assar no forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos.

Dica: para saber se o panetone está pronto, espete-o com um palito. Caso ele saia limpo, você já pode desligar o forno.

Deixe esfriar e o panetone orgânico estará pronto para ser servido.

Ao seguir as receitas que separamos aqui, a sobremesa de Natal saudável da sua ceia será bem variada e farta!

Agora, que tal levá-las aos seus familiares e amigos também? Compartilhe este post nas suas redes sociais!