Home » Clericot: aprenda a fazer esse drink de Carnaval com as frutas mais frescas da cidade
Clericot

Clericot: aprenda a fazer esse drink de Carnaval com as frutas mais frescas da cidade

O Carnaval é um dos eventos mais esperados do verão! E a fim de manter a animação para pular de bloco em bloco, nada melhor do que um drink bem refrescante para aliviar o calor, não é? Então, este ano curta muito a folia com uma das bebidas do momento, o Clericot!

Neste post, nós da Raízs, ensinamos o passo a passo de como prepará-lo em casa! Vem com a gente!

Quais são os ingredientes para fazer um Clericot?

Tome nota de tudo que você vai precisar:

Como preparar o Clericot

Para começar, você precisará ter em cima da mesa o abacaxi, kiwi, laranja, pera, vinho branco (ou rose), água tônica ou água com gás, gelo e hortelã fresca. Inicie descascando e cortando todas as frutas em cubos pequenos ou rodelas. 

Em seguida, coloque as frutas na jarra com gelo e adicione o vinho branco ou rose. Complete com água tônica ou água com gás e misture bem. Adicione o ramo de hortelã fresca para dar um toque herbal e agradável.

Deixe o Clericot na geladeira por cerca de 20 minutos antes de servir. Isso permitirá que as frutas e o vinho sejam bem misturados e alcancem o sabor ideal. 

Se você deseja preparar o Clericot sem álcool, basta substituir o vinho branco por uma kombucha que é uma bebida fermentada e rica em probióticos, isso a torna uma opção ainda mais saudável.

Curiosidades sobre o Clericot

Gostou do modo de preparo do Clericot? Então, veja agora algumas informações interessantes sobre o drink da folia!

A história do Clericot

O Clericot é uma bebida que teve sua origem na França no século 19. Embora existam evidências de que sua criação tenha sido feita na Índia durante a época da dominação inglesa, com o objetivo de amenizar o calor. 

A bebida foi para a América do Sul, para países como o Uruguai e a Argentina, onde ganhou fama e seus ingredientes foram aperfeiçoados.

A versão atual do Clericot foi inspirada na tradicional bebida espanhola chamada sangria. O vinho tinto deu lugar ao vinho branco ou espumante, e as frutas começaram a ser adicionadas para conferir sabor adocicado à bebida. Aliás, conforme apontamos neste post, ao usar vinho, é recomendável que ele seja seco.

Logo, o Clericot é um drink refrescante e faz parte da família dos ponches, que consiste em bebidas com ou sem álcool e apresentadas em diferentes versões, sempre com a presença de frutas

O que combina com Clericot?

O Clericot pode ser preparado diretamente nas taças ou em jarras transparentes que realçam suas cores vibrantes, incluindo as das frutas utilizadas no preparo. Ao servir esta bebida, você pode impressionar as pessoas com sua elegância e sabor.

Se você estiver procurando uma combinação perfeita de alimentos e bebidas, experimente o Clericot com polvo na manteiga, filézinho de frango na cesta de parmesão, risoto de frutos do mar ou de polvo, tiras de frango empanado, tartare de peixe branco, moqueca, espetinho de frango ou camarão, comida japonesa ou frango grelhado ao molho de alcaparras, laranja ou maracujá.

Qual a diferença entre Clericot e sangria?

A principal diferença entre o Clericot e a sangria está no tipo de vinho utilizado. A sangria é feita com vinho tinto, enquanto o Clericot é feito com vinho branco ou espumante. 

Devido a essa diferença, a sangria tende ter um sabor mais encorpado e forte, enquanto o Clericot é mais leve e refrescante.

Além do tipo de vinho, a origem das duas bebidas também é diferente. A sangria tem sua origem na Espanha, enquanto o Clericot foi criado na França.

Outra diferença importante é a época de consumo das duas bebidas. A sangria é mais comum em dias que não estejam muito quentes, enquanto o Clericot é uma ótima opção para dias de calor extremo, como a época das festas de final de ano e, logicamente, o Carnaval.

Quais outros drinks combinam com o Clericot?

Confira a seguir a relação de bebidas refrescantes que também agitam o Carnaval.

Mai Tai

Para aqueles que preferem bebidas mais fortes, o Mai Tai é uma ótima escolha. É feito com base de rum envelhecido, licor curaçao de laranja e xarope de orgeat, e é considerado o rei dos coquetéis.

Margarita de melancia

A Margarita de Melancia é uma bebida que remete ao México, feita com tequila, limão e melancia, oferecendo uma combinação adocicada e refrescante.

Gin Tônica

O Gin Tônica é uma escolha popular para o carnaval, especialmente com sua versão clássica de limão e alecrim.

Caipirinha de Cerveja Coronona

A Caipirinha de Cerveja Coronona é uma mistura de caipirinha com cerveja gelada, que é considerada uma das bebidas mais representativas do Brasil em todo o mundo. Pode ser preparada com frutas variadas ou com cachaça.

Catuçaí

O Catuçaí é uma bebida bastante conhecida no Brasil, especialmente durante o Carnaval de rua. É uma mistura refrescante de açaí e catuaba, que proporciona uma ótima sensação de refresco durante os dias quentes de folia.

Aliás, agora que você já sabe como preparar um Clericot, já pode curtir bastante os dias de carnaval! Porém, não podem faltar os ingredientes para prepará-lo assim como outros drinks, não é mesmo?

Então, confira aqui a seleção de itens que separamos na nossa loja virtual para que você possa adquiri-los já!