Home » Comidas típicas de São Paulo: aprenda as principais receitas
Comidas típicas de São Paulo

Comidas típicas de São Paulo: aprenda as principais receitas

O Brasil é um país muito diverso em costumes, cultura e também em gastronomia. Prova disso é que cada estado possui pratos específicos. Será que você conhece as principais comidas típicas de São Paulo

Em homenagem à cidade, nós, da Raízs, fizemos uma lista e compartilhamos aqui para que você saiba quais são os maiores sabores paulistanos.

Quais são as comidas típicas de São Paulo?

Confira agora os principais pratos encontrados em São Paulo e dicas de como prepará-los! 

Caso algum item esteja em falta na sua cozinha, basta clicar nos links que disponibilizamos ao longo do post para comprá-los em nossa loja virtual focada em alimentos orgânicos.

1. Vela de manteiga

A vela de manteiga é caracterizada por sua forma cilíndrica e por sua crosta amarelada, além da sua textura macia e sabor suave. Ela pode ser consumida como um aperitivo, ou usada como ingrediente em receitas culinárias.

Para fazer velas de manteiga, você precisará de 200 gramas de manteiga, raspas de limão siciliano, suco de meio limão, 1 pimenta dedo de moça, folhas de tomilho, copos em tamanho variado e pavio de algodão. 

Primeiro, derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Em seguida, adicione as raspas de limão siciliano, o suco de limão, a pimenta dedo de moça e as folhas de tomilho e misture bem. 

Coloque o pavio no copo e, depois, quando a mistura estiver com uma consistência mais cremosa, ponha-a no copo. Leve ao freezer e deixe endurecer para servir.

2. Canapés de batata doce com creme de abacate

Esta é uma deliciosa opção para um aperitivo ou uma receita de entrada. É feita com fatias de batata doce assada e coberta com um creme de abacate temperado com limão e ervas. 

Além de ser rico em nutrientes, é um prato fácil de preparar e ótimo para as pessoas que seguem uma dieta vegana ou sem glúten. 

Para fazer essa receita, você precisará de 2 batatas doces médias, cominho, páprica defumada, sal marinho, azeite de oliva, 1 abacate grande, suco de limão fresco, tomates cereja e brotos de rabanete ou feijão

Primeiro, pré-aqueça o forno a 200 º C. Em seguida, misture as batatas doces cortadas, o cominho, a páprica, o azeite e o sal em uma tigela. Em uma assadeira, coloque as fatias de batata doce em uma única camada e asse por 15 minutos. 

Em uma tigela, misture a polpa do abacate, suco de limão e sal e amasse bem. Depois, coloque as fatias de batata doce no prato, cubra cada fatia com abacate amassado, fatia de tomate e brotos de rabanete ou feijão e sirva.

3. Salada de folhas com frutas

Esta é uma combinação de vegetais verdes com frutas frescas, geralmente servida com um molho leve. Além de muito refrescante, ela pode ser personalizada com diversos outros tipos de frutas e verduras. 

Para fazer uma salada de folhas com frutas, limpe e corte as folhas de alface e repolho em fatias finas. Adicione os tomates cereja cortados ao meio e cubos de kiwi e manga maduros. 

Depois, tempere com azeite, caldo de limão e uma pitada de sal. Adicione outros legumes como cenoura ralada ou beterraba cozida para mais cor e nutrientes. Sirva imediatamente ou guarde na geladeira, adicionando os temperos somente antes de servir. 

4. Picadinho de carne

Picadinho de carne é um prato típico da culinária brasileira (sobretudo em São Paulo), que consiste em carne bovina ou suína picada e refogada com cebola, alho, tomate e outros temperos. 

Para preparar o delicioso picadinho de carne, comece refogando a carne em uma panela com manteiga e azeite até dourar. Tempere com sal, pimenta, cebola, alho, tomate picado e tomate pelado peneirado. 

Adicione caldo de carne aquecido e cozinhe em fogo médio até encorpar. Sirva com arroz branco, farofa e banana à milanesa.

5. Cuscuz à paulista

Trata-se de uma variedade de cuscuz que é típica da culinária paulista. Ela é feita com milho, frango, carne, linguiça, ervilhas, cenoura, ervas e temperos.

Para preparar o cuscuz à paulista, comece refogando cebola, pimentão, ervilha, milho verde, sardinha, azeitonas, temperos e caldo de legumes no azeite. 

Em seguida, adicione água e farinha de milho e cozinhe. Em uma forma untada com azeite, coloque ovos, tomates e sardinha e adicione a massa. Deixe esfriar e desenforme antes de servir. Sirva como prato principal ou acompanhamento.

6. Virado à paulista

Este prato é composto por feijão preto, arroz, couve manteiga, farofa, torresmo e ovo frito. É geralmente servido como prato principal na culinária tradicional de São Paulo.

Para fazer o tradicional virado à paulista, comece preparando o tutu de feijão refogando cebola e alho. Na sequência, adicione o feijão, água e farinha de mandioca

Prepare as bistecas temperando com limão, sal e pimenta e fritando com óleo. Já as linguiças devem ser cozidas e depois fritas, enquanto as bananas fritas passam pelo ovo e farinha de mandioca, da mesma forma que o ovo frito é feito no óleo e a couve refogada. 

Por fim, faça o torresmo cozinhando na água com bicarbonato e fritando. Sirva com arroz branco e farofa.

7. Bauru

O prato recebeu esse nome por ter sido criado na cidade de Bauru, consiste em um sanduíche de pão francês recheado com carne, queijo e tomate.

Para fazê-lo em casa, comece preparando o pão de forma com muçarela, presunto, tomate temperado com sal e orégano

Em seguida, bata no liquidificador leite, ovos, margarina e queijo ralado e adicione sobre o sanduíche. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até gratinar. 

Por fim, sirva quente e desfrute do sabor tradicional deste delicioso sanduíche.

8. Cachorro-quente com purê de batata

O cachorro-quente com purê de batata é uma variação deliciosa e amada nas ruas de São Paulo. 

Para essa receita, é necessário: salsichas, batatas, leite, manteiga, sal, pães para cachorro-quente e condimentos a gosto, como ketchup, mostarda e maionese. Primeiro, prepare o purê cozinhando as batatas até que fiquem macias. 

Após amassá-las, adicione leite e manteiga, mexendo até obter uma consistência cremosa. Cozinhe as salsichas em água fervente por alguns minutos. 

Corte os pães ao meio, recheando-os com a salsicha. Cubra generosamente com o purê de batata, criando uma camada saborosa e suave. Finalize com seus condimentos preferidos, equilibrando os sabores a seu gosto. 

9. Bolovo

O bolovo é feito com massa de bolo, recheada com creme de ovos e coberta com açúcar e canela, e que ficou bastante conhecida em terras paulistas.

Para fazer, misture ovo, leite, farinha de rosca, sal e pimenta. Adicione carne moída, salsinha e misture. Empane os ovos cozidos na mistura e frite em óleo. Sirva enquanto estiver quente.

10. Polpetone

Polpetone é, originalmente, um prato tradicional italiano feito de carne moída e temperos misturados, formado em forma de rolo e geralmente assado no forno.

Para preparar o polpetone, em uma tigela, misture a carne moída, cebola, alho, pimentão, cominho, farinha de trigo, sal, salsinha e pimenta-do-reino. Forme os polpetones e recheie com mussarela

Como próximo passo, em uma panela, refogue os ingredientes do molho e coloque os polpetones na panela. Leve ao forno por 20 minutos, cubra com mussarela e finalize com molho e ervas frescas. Sirva com arroz e salada.

11. Pastel de feira

Integrando o coração da culinária paulista, o pastel de feira se destaca por sua crocância e variedade de sabores. 

Para prepará-lo, você precisará de farinha de trigo, óleo, sal, água morna, óleo para fritura e o recheio de sua preferência, como carne moída, queijo ou frango. Comece misturando a farinha, o óleo e o sal. 

Gradualmente, adicione a água morna, trabalhando a mistura até obter uma massa homogênea. Após deixá-la descansar por meia hora, estenda-a em uma superfície lisa, recortando retângulos. 

No centro de cada um, coloque o recheio escolhido. Feche os pastéis, selando as bordas com a ajuda de um garfo. Frite-os em óleo bem quente até que adquiram um tom dourado. 

Para finalizar, escorra o excesso de óleo e sirva-os ainda quentes, trazendo um pedaço da tradicional feira paulistana para sua mesa.

12. Arroz biro biro

Uma iguaria marcante na gastronomia de São Paulo, o arroz biro biro é uma delícia prática e saborosa. 

Para prepará-lo, você necessitará de arroz branco já cozido, bacon em cubos, ovos, batata palha, cheiro-verde picado, e alho. Inicie fritando o bacon em uma panela até que esteja crocante. Adicione o alho e refogue rapidamente. Em seguida, incorpore os ovos batidos, mexendo até que cozinhem. 

Agora, junte o arroz cozido, misturando bem para que os sabores se fundam harmoniosamente. O toque final fica por conta da batata palha e do cheiro-verde, adicionados logo antes de servir, garantindo textura e frescor ao prato. 

13. Sanduíche de mortadela

O sanduíche de mortadela é famoso nos bares e mercados de São Paulo. 

Para montar esta iguaria, você precisará de pães tipo francês ou italiano, fatias generosas de mortadela, queijo prato e mostarda amarela. Comece cortando os pães ao meio, mas sem separá-los completamente. 

Aqueça uma frigideira e grelhe as fatias de mortadela até que fiquem levemente crocantes, liberando todo o seu aroma. Distribua as fatias de mortadela de maneira uniforme sobre uma das metades do pão, adicionando em seguida fatias de queijo prato. Adicione um toque de mostarda para realçar os sabores. 

Feche o sanduíche e, se desejar, leve-o ao forno por alguns minutos para que o queijo derreta.

14. Churrasco grego

O churrasco grego é uma versão urbana e prática da tradicional gastronomia de São Paulo, ideal para quem busca um sabor rápido e delicioso. 

Para prepará-lo, você vai precisar de carne bovina e suína em tiras finas, tempero para churrasco, cebolas fatiadas, tomates cortados, pão de forma ou pão sírio, e molho tártaro ou de alho. 

Inicialmente, tempere as carnes misturando-as com as especiarias escolhidas. Em uma churrasqueira ou frigideira, grelhe as carnes até que fiquem bem douradas. Acrescente as cebolas e os tomates na grelha, deixando que ganhem sabor e cor. 

Monte seu sanduíche colocando a carne grelhada sobre o pão, complementando com os vegetais e finalizando com o molho de sua preferência.

15. Pão na chapa

O pão na chapa é um clássico das manhãs paulistanas, conhecido por sua simplicidade e sabor reconfortante. 

Para prepará-lo, você precisará apenas de pão francês fresco e manteiga. Comece cortando o pão ao meio, longitudinalmente. Aqueça uma frigideira, preferencialmente de ferro, em fogo médio. 

Enquanto esquenta, espalhe uma camada generosa de manteiga na parte interna das metades do pão. Coloque-as na frigideira com o lado da manteiga para baixo. Deixe tostar até que a superfície fique dourada e crocante. 

A manteiga derretida se infiltra no pão, criando uma textura única e um sabor irresistível.

16. Coxinha

A coxinha, ícone da culinária paulista, é um salgado amado por sua massa macia e recheio suculento. 

Para esta receita, você vai precisar de peito de frango cozido e desfiado, caldo de frango, farinha de trigo, manteiga, cebola picada, alho amassado, salsinha, sal, pimenta-do-reino e óleo para fritar. 

Primeiramente, refogue a cebola e o alho na manteiga, adicionando o frango desfiado, a salsinha, o sal e a pimenta. Cozinhe até que os sabores se misturem. Em outra panela, aqueça o caldo de frango e, aos poucos, adicione a farinha, mexendo sempre para não formar grumos. 

Esta será a massa da coxinha. Modele a massa em forma de cone, recheie com o frango e feche. Após empanar em ovo e farinha de rosca, frite até dourar.

17. Sanduíche de pernil

O sanduíche de pernil é uma iguaria tradicionalmente paulistana, famosa por seu sabor rico e textura suculenta. 

Para preparar esta delícia, você precisará de um pedaço de pernil suíno, alho picado, cebola em rodelas, pimentão verde, tomate, vinagre, pão francês, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Inicie marinando o pernil com alho, vinagre, sal e pimenta por algumas horas. Asse a carne até que fique bem cozida e dourada. Em uma panela, refogue a cebola, o pimentão e o tomate, adicionando pedaços desfiados ou fatiados do pernil assado. 

Recheie os pães com a mistura de pernil e os vegetais refogados.

Agora que você sabe quais são as comidas típicas de São Paulo e como fazê-las, pode começar já os preparos!

Para garantir todos os ingredientes, acompanhe as ofertas da loja virtual da Raízs! Você pode comprar tudo que precisa pelo site e nós entregamos na sua casa. Clique aqui para conferir!