Com a chegada do Halloween, um dos seus principais elementos passa a ser visto em propagandas, cartazes e festas temáticas: a lanterna de abóbora. Então, por que não aproveitar esta oportunidade e aprender como fazer mini abóbora?
Neste post, ensinamos uma suculenta receita que leva carne seca e outros ingredientes. Além disso, se você sempre quis saber por que o dia das bruxas é representado por abóboras, fique conosco até o final porque vamos revelar essas e outras curiosidades!
Quais são os ingredientes para fazer a mini abóbora?
Para preparar a mini abóbora recheada com carne seca, você precisará de:
- 4 abóboras mini;
- 50 gramas de manteiga;
- 1 cebola cortada em tiras;
- azeite de oliva;
- 1 dente de alho picado;
- sal;
- 300 gramas de carne seca desfiada;
- ½ maço de salsinha picada;
- 50 gramas de queijo coalho ralado;
- 300 gramas de requeijão.
Passo a passo para fazer a mini abóbora com carne seca
Primeiro, descasque a cebola, apoie-a na tábua e faça cortes paralelos desde a sua base até a raíz. Você pode determinar a espessura de cada anel, embora, para esta receita, recomendamos que sejam mais finos.
Depois, pegue o dente de alho, corte suas pontas e, com as mãos, retire a sua casca. Corte o alho em lâminas com a ponta da faca e, em seguida, comece a picar.
Para o preparo da carne seca, após limpá-la, coloque-a em cima de uma tábua e corte-a em pedaços. Em seguida, insira-a numa panela normal, cubra com água, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos e troque a água.
Como a carne seca é muito salgada, repita esse processo de troca de água 3 ou 4 vezes até que o sal esteja no ponto adequado. Descarte a água e coloque a carne seca numa panela de pressão com o dobro de água que havia na panela anterior.
Deixe cozinhar por 30 minutos e, depois de pegar pressão, retire a carne e use um garfo para desfiá-la.
O próximo passo é picar a salsinha, mas primeiro você deve lavá-la bem e retirar apenas suas folhas. Coloque-as numa toalha de papel para secá-las. Em seguida, junte-as e, ao pressionar a faca com a ponta dos dedos para fazer um pêndulo, pique a salsinha.
Refogue a manteiga, cebola, alho e carne seca em uma frigideira, adicione a salsinha picada e reserve enquanto a estrela do prato é preparada.
Pegue as 4 abóboras, leve-as ao forno e deixe-as pré cozinhar por aproximadamente 15 minutos a 180 graus. Com uma faca, abra as tampas delas, remova as sementes e passe azeite de oliva tanto na parte de dentro quanto de fora das abóboras.
Depois disso, pegue o requeijão e use-o como recheio da parte inferior da abóbora. Coloque por cima a carne seca preparada anteriormente e termine de cobrir o recheio com um pouco de queijo coalho ralado.
Tampe as abóboras e leve-as de volta ao forno por 20 minutos a 180 graus até que cozinhem bem. Durante o cozimento, confira sua textura para que elas não fiquem muito amolecidas.
Pronto! Agora é só servir e ter um delicioso Halloween!
🍲 Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Escondidinho de mandioca com carne-seca: aprenda a receita e a origem do nome
➡️ Receita de camarão na moranga: como fazer
➡️ Como fazer picles de cebola roxa de forma fácil, prática e deliciosa
Por que a abóbora simboliza o Halloween?
Ao lado das bruxas, as abóboras fazem parte dos símbolos mundialmente mais conhecidos do Halloween. Mesmo pessoas de países que, no passado, não celebravam esse dia (como o Brasil) estavam acostumadas a ver o legume presente nos filmes e seriados norte-americanos que referenciam a data.
Porém, o que nem todos sabem é que essa simbologia não teve origem nos Estados Unidos, mas sim na Irlanda. Além disso, os legumes em questão não eram abóboras e sim nabos. Os irlandeses colocavam velas dentro dos nabos e as acendiam para afastar maus espíritos na festa de Samhain que tinha como base a história folclórica de Jack o’ lantern.
Segundo a lenda, Jack era um homem que gostava de beber e enganou o diabo diversas vezes para não ser levado ao inferno. Portanto, ao morrer, Jack teve a sua entrada negada no céu (por não ser merecedor) e no inferno (por ter humilhado o demônio).
Como consequência, passou a vagar pelo mundo com velas dentro de nabos para iluminar a sua alma penada.
Durante a migração dos irlandeses à América, perceberam que havia mais abóboras do que nabos, de modo que a lenda de Jack o’ lantern foi adaptada e incorporada ao All Hallows Eve (véspera do Dia de Todos os Santos), originando o Halloween.
Gostosuras ou travessuras: o que mais se consome no Halloween?
Se você quiser preparar outras delícias para acompanhar a mini abóbora em um almoço ou jantar temático, listamos aqui algumas sugestões simples de fazer:
- purê de batata em formato de fantasma: após cozinhar as batatas, tempere como preferir (recomendamos sal, pimenta e queijo parmesão) e amasse bem até formar o purê, molde-o na forma de fantasma;
- macarrão de monstro: prepare o macarrão com molho de tomate, coloque-o em uma tigela para formar o rosto do monstro, use rodelas de queijo provolone com azeitona preta no meio para criar os olhos, e quatro triângulos de queijo provolone para ser seus dentes pontiagudos;
- enroladinho de múmia: corte massa fresca em várias tirinhas, envolva-as em salsichas e leve-as ao forno, o resultado será um enroladinho de salsicha que parece uma múmia;
- brigadeiro de aranha: como doces não podem faltar entre as gostosuras, para fazer brigadeiros de aranha, você deve usar mistura de bolo de chocolate para fazer as bolinhas que serão os corpos das aranhas e chocolate derretido (que é fácil de modelar) para fazer as patas.
Agora que você sabe como fazer abóbora de Halloween, pode contar com essa receita para tornar o seu dia das bruxas muito apetitoso.
Agora, que tal levá-la também a todos que você conhece? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!