Home » Como ter uma rotina saudável: confira 9 dicas indispensáveis
Como ter uma rotina saudável

Como ter uma rotina saudável: confira 9 dicas indispensáveis

Acordar na hora certa, deixar a casa arrumada, fazer exercícios, conciliar as atividades pessoais e profissionais…tudo isso faz parte das formas de como ter uma rotina saudável. Mas, é tão difícil colocá-las em prática, não é mesmo?

Por isso, nós da Raízs, colocamos em pauta produzir este artigo totalmente dedicado ao tema, de modo que você consiga aplicar todas as dicas listadas aqui a partir de hoje! Vamos em frente?

9 dicas de como ter uma rotina saudável

Acompanhe agora as indicações e orientações para que os seus dias sejam cheios de saúde.

1. Tenha uma boa noite de sono

Para o seu dia começar bem, você deve estar descansado. Portanto, ter uma boa noite de sono é fundamental. Afinal, uma noite mal dormida é capaz de fazer com que você sinta cansaço ao longo do dia, o que pode tirar a concentração nas atividades que precisa fazer, além de elevar os níveis de estresse.

Para dormir bem, trate de criar um ritual pré-sono que inclua práticas como um banho quente e deixar o ambiente escuro para que corpo e mente consigam relaxar. Por mais tentador que seja ligar a TV ou conferir notificações no celular, eles devem ficar desligados.

Para o jantar, opte por uma refeição mais leve como saladas e evite bebidas com cafeína. 

2. Acorde cedo

Uma vez que consiga ter uma boa noite de sono, acorde cedo. As primeiras horas do dia são essenciais para organizá-lo melhor e torná-lo mais produtivo.

Caso você tenha o hábito de acordar tarde, não se preocupe, pois a mudança não precisa ser radical. Afinal, você pode começar acordando 1 hora mais cedo nos primeiros dias ou semanas e, depois que se acostumar, mudar para 2 ou 3 horas.

À medida que o tempo passar, o seu relógio biológico se acostumará com a nova rotina e acordar nas primeiras horas do dia será algo normal.

3. Arrume a sua cama

Mesmo que você more só, arrumar a cama é uma prática importante a ser feita logo nas primeiras horas do dia.

Afinal, não se trata apenas de manter o seu quarto ou casa arrumada, mas sobretudo de deixar o seu interior organizado desde o início.

Sabe a sensação boa que temos ao limpar a pia da cozinha? Um sentimento similar ocorre ao arrumarmos a cama: ao começarmos o dia com cuidados e responsabilidades pessoais, faremos o mesmo no trabalho, estudo e outros compromissos.

4. Beba água

Por mais que essa seja uma prática que todos vejam como essencial, não poderia faltar na nossa lista, pois nem sempre é praticada de maneira apropriada

A hidratação ativa os nutrientes necessários para o corpo, retira suas toxinas e melhora a concentração. Por outro lado, quando não estamos hidratados, sentimos dificuldades cognitivas e o intestino também passa a não funcionar bem, o que aumenta os níveis de ansiedade e estresse.

Mas, afinal, qual é a quantidade correta de água que devemos beber? A resposta depende do seu biotipo e das atividades que pratica ao longo do dia.

Quanto mais peso corporal uma pessoa tiver, mais água precisa consumir. O mesmo vale para dietas ricas em sal que exigem mais água do que as que têm verduras e frutas. O hábito de atividades físicas e temperaturas mais quentes também requerem um volume maior de água.

5. Diminua o café

Por mais que o café ajude a combater o cansaço e traga benefícios – como acelerar a perda de gordura, promover o bom humor e até mesmo contribuir para a saúde dos olhos – seu excesso provoca insônia, irritação e problemas cardíacos.

Sendo assim, caso goste muito de um cafezinho, controle o seu consumo para que não seja exagerado ou considere a melhor alternativa para substituí-lo: beber chá

Além de fazer bem à saúde, há variados tipos e sabores de chá capazes de agradar os mais diversos gostos. Inclusive, você encontra muitos deles na nossa loja virtual!

6. Pratique atividade física

Certamente você já ouviu muitas pessoas falarem sobre a importância de fazer atividades físicas e aqui não poderia ser diferente. Afinal, esse hábito melhora o condicionamento físico, ajuda a perder peso e diminui uma série de riscos à saúde.

Embora seja comum pensar que exercícios se resumem às práticas de musculação e aeróbica durante horas na academia, existem muitas outras modalidades às quais você pode aderir por menos tempo. Caminhada é um ótimo exemplo, é recomendável que uma pessoa adulta caminhe, pelo menos, trinta minutos por dia.

O ponto-chave das atividades físicas é manter a sua rotina. Por isso, deixe separado na agenda um tempo mínimo para elas. E por falar em rotina…

7. Organize a sua rotina

Manter os mesmos hábitos todos os dias não é tarefa fácil. Por mais que possamos começar a todo vapor, tendemos a sentir cansaço da mesmice com o passar do tempo. Ademais, imprevistos podem acontecer, o que acaba quebrando toda a nossa programação.

Se isso acontece contigo, não se preocupe, pois é normal. Haverá dias em que você não sentirá vontade de fazer certa atividade, algo inesperado vai te impedir de realizá-la ou talvez você simplesmente esqueça.

Quando isso acontecer, comece de novo no dia seguinte. Reserve um momento para fazer o que ficou pendente no dia anterior e, assim, manter a sua rotina na linha.

8. Cuide de sua saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois vale dizer também que ambas possuem conexões entre si. Quando os níveis de estresse são altos, por exemplo, podem causar males como problemas cardíacos, prisão de ventre e doenças na pele.

Por essa razão, dedicar tempo ao lazer e bem-estar também faz parte desta lista de rotina saudável. Estar com a família ou amigos, ler um livro, passear, viajar, cozinhar, entre outros hábitos afins, fazem um bem enorme à sua saúde mental. Assim, tenha sempre tempo para o que você gosta de fazer.

9. Tenha uma alimentação saudável

Comer bem e de forma correta faz parte das práticas de uma boa qualidade de vida. A boa alimentação melhora o controle do peso, aumenta a capacidade de concentração e fortalece o seu sistema imunológico, o que é substancial para a prevenção de doenças.

Por isso, inclua nos seus hábitos alimentares itens como:

Além disso, optar por alimentos orgânicos na sua dieta também é extremamente benéfico, pois eles são mais frescos, possuem mais nutrientes, além do seu consumo incentivar os pequenos produtores e ajudar a preservar o meio ambiente.

Aliás, agora que você chegou ao final deste artigo e já sabe como ter uma rotina saudável, que tal continuar conosco e aprender como cozinhar alimentos orgânicos? Confira aqui 9 dicas valiosas que listamos sobre o assunto!