Home » Pão de queijo com batata-doce: como fazer esta receita campeã!
pão de queijo com batata-doce

Pão de queijo com batata-doce: como fazer esta receita campeã!

O Brasil não é bom só de futebol, nossa cozinha orgânica também é composta por receitas que batem um bolão. Por isso, trazemos uma deliciosa aqui neste post: pão de queijo com batata-doce!

Seu modo de preparo é bem simples e leva em torno de 1 hora até ficar totalmente pronto. Enquanto isso, você pode conferir as curiosidades sobre o pão de queijo e a batata-doce que trazemos aqui ou acompanhar os jogos finais da Copa do Mundo! 

Ingredientes para fazer pão de queijo com batata-doce

Tudo pronto para entrar em campo no preparo desta receita? Então, tome nota de tudo que você vai precisar:

Modo de preparo do pão de queijo com batata-doce

Como pontapé inicial, lave muito bem as batatas para que as cascas fiquem limpas. Em seguida, corte em quatro partes, use papel alumínio para envolvê-las, coloque numa travessa e leve-as ao forno até que elas fiquem cozidas e macias.

Depois disso, descasque as batatas, leve-as a uma tigela e amasse todas enquanto ainda estão quentes. Adicione o queijo minas curado ralado e continue a misturar bem.

Reúna os ovos, polvilho, manteiga, semente de chia, parmesão, sal e coloque tudo na mistura, mexa bem até formar uma massa homogênea. 

A partir deste ponto, você já pode pegar pequenas porções dela e começar a formar as bolinhas que deverão ser levadas a uma assadeira com papel alumínio.

Deixe-as no forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Após esse tempo, é só retirar, servir e correr para o abraço!

Curiosidades sobre a batata-doce

A origem da batata-doce é discutida até hoje no meio científico, embora o mais provável é que tenha surgido na América Central ou do Sul, pois seu registro mais antigo data de aproximadamente 8 mil anos atrás em cavernas do Peru.

Sua chegada ao Brasil aconteceu no final do século 19 graças aos imigrantes europeus ao notarem que o clima local era o ideal para o seu cultivo.

Desde então, a batata-doce se tornou típica em muitos pratos brasileiros, sobretudo durante eventos como as festas juninas, momento em que sua safra chega ao fim já que começa em setembro e termina em julho.

Por mais que a de cor roxa seja a mais conhecida, existem mais de 400 tipos de batata-doce de diversas cores como branca, amarela e laranja.

Depois de preparar alguma receita (como a que ensinamos neste post) usando batata-doce, é indicado que você não a guarde na geladeira. Afinal, ela permanece fresca por 10 dias aproximadamente, desde que seja guardada em um lugar fresco e com pouca luminosidade.

Seu consumo traz muitos benefícios, por exemplo:

  • melhora a saúde da pele por ser rica em vitamina E que auxilia a prevenir as ações dos radicais livres, o que faz a pele ficar mais saudável;
  • ajuda a emagrecer por ter fibras que dão uma sensação de saciedade, evitando que você consuma muitos alimentos durante as suas refeições;
  • otimiza a digestão já que essas mesmas fibras favorecem o aparelho digestivo, melhorando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre;
  • auxilia no controle do colesterol graças à pectina que ajuda a combater males como doenças cardiovasculares.

Curiosidades sobre o pão de queijo

O pão de queijo é muito apreciado pelos mineiros e com razão, pois dizem que a sua primeira receita surgiu em Minas Gerais no século 18. Como o polvilho e o queijo eram muito consumidos na época, a combinação desses ingredientes agradou sendo um sucesso.

Atualmente, existem diversas formas de fazer um bom pão de queijo com preferências distintas para o uso do queijo e do polvilho.

O polvilho doce, por exemplo, é usado em algumas receitas para deixar o pão de queijo mais denso e crocante. Por outro lado, há aqueles que preferem o polvilho azedo para que os pães fiquem mais leves e sequinhos.

Quanto ao queijo, a preferência é pelo curado por ser mais salgado, resistente e saboroso. Contudo, outros tipos também são comumente utilizados, tais como: minas, canastra, reino, parmesão, gouda, grana e gruyere.

Seja qual for a forma em que for feito, o pão de queijo tem elementos muito saudáveis, pois enquanto o queijo é rico em cálcio – que faz bem para os ossos – o polvilho tem vitamina C – que beneficia o sistema imunológico.

Sua importância na culinária e cultura brasileira é tão grande que, apesar de poucas pessoas saberem, o pão de queijo possui um dia totalmente dedicado a ele: 17 de agosto. 

Pão de queijo: “o verdadeiro vencedor da Copa do Mundo”

O pão de queijo não é apreciado somente pelos brasileiros, mas também por pessoas de diversos outros países como Paraguai e Argentina onde é conhecido como chipa, e também na Colômbia onde é chamado de pan-de-bono.

Eventualmente, estrangeiros que vêm ao Brasil a caráter de turismo ou trabalho acabam conhecendo e amando a iguaria. Foi o caso do repórter norte-americano Grant Wahl.

Em 2014, ele veio fazer a cobertura jornalística da Copa do Mundo no Brasil e aproveitou sua estadia para conhecer a gastronomia local, e isso o fez ficar encantado pelo pão de queijo. Grant disse:

“Os americanos se matariam pelo pão de queijo. Ele é o verdadeiro vencedor da Copa do Mundo!”

Sua publicação nas redes sociais que trouxe a foto de dois pães de queijo conquistaram em cheio os brasileiros e pessoas do mundo inteiro que ficaram com água na boca ao ver também postagens dele apresentando o que há de mais típico por aqui: pão com mortadela, guaraná e moqueca.

Agora que você sabe como preparar pão de queijo com batata-doce, já pode marcar um golaço na cozinha!

Aliás, que tal continuar conosco e aprender mais uma receita envolvendo esses dois ingredientes? Confira esta receita de batata rosti com queijo, um prato que é show de bola!