Home » Receita de espinafre refogado com ovos: como fazer e quais são os seus benefícios
espinafre refogado com ovos

Receita de espinafre refogado com ovos: como fazer e quais são os seus benefícios

Quando o assunto é cozinha orgânica, é comum vermos pessoas interessadas em comidas que sejam saudáveis, gostosas, mas também fáceis de fazer. Certamente um dos pratos mais simples de preparar é o espinafre refogado com ovos!

Além disso, as duas estrelas dessa receita trazem uma série de benefícios para a saúde do corpo, sobretudo a quem tem interesse em emagrecer, melhorar a visão, a saúde dos ossos e o bom humor!

Portanto, convidamos você a ficar conosco até o final deste post em que te ensinamos o passo a passo de como preparar essa refeição, e mostrar o bem que ela faz!

Quais são os ingredientes do espinafre refogado com ovos?

Seguem abaixo todos os itens que você vai precisar. Tome nota:

Qual é o modo de preparo?

Essa é uma receita de preparo fácil e rápido: leva, no máximo, 30 minutos para aprontar.

Como primeiro passo, coloque 1/4 de xícara de água em uma panela e deixe ferver. Em seguida, adicione o espinafre e deixe-o ali por poucos minutos para que não cozinhe muito. Tire-o da panela, pique e reserve.

Aqueça outra panela em fogo médio, coloque azeite e deixe esquentar. Enquanto isso, pique a cebola e leve à panela para que refogue um pouco. Junte o espinafre que você deixou separado e misture até que a temperatura fique bem quente.

Como próximo passo, adicione os ovos e continue misturando para refogar um pouco mais. Coloque sal, pimenta-do-reino e páprica defumada para temperar ao seu gosto e deixe tudo na panela tampada por mais alguns minutos.

Pronto! Seu delicioso espinafre refogado com ovos está preparado e, ao ser servido na mesa, pode ser acompanhado de outras receitas que apontamos a seguir:

➡️ Brócolis assado com iogurte picante: uma receita cheia de frescor e sabor

➡️ Como fazer picles de cebola roxa de forma fácil, prática e deliciosa

➡️ Sopa de beterraba: como fazer e quais são os seus benefícios

Quais são os benefícios do espinafre?

Veja quais são as vantagens que você tem ao comer espinafre.

Melhora a saúde dos olhos

No espinafre encontramos luteína e zeaxantina, antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam as células dos olhos. Portanto, seu consumo ajuda a melhorar a visão.

Por também possuir vitamina A, o espinafre ajuda a prevenir problemas como cegueira noturna, olhos secos ou degeneração da retina em virtude da idade.

Reforça a imunidade

O seu sistema imunológico fica mais forte quando come espinafre, pois ele é rico em vitaminas A e C que otimizam a resposta das células de defesa do organismo que são essenciais para o combate a doenças e infecções.

Protege contra doenças cardiovasculares

O estresse oxidativo nas células dos vasos sanguíneos podem espessar as paredes das artérias, o que é prejudicial ao coração. Porém, a luteína, vitamina C e os compostos polifenólicos que estão no espinafre reduzem os danos causados pelo estresse oxidativo.

Por isso, ao incluí-lo nas suas refeições, você diminui o risco de ter doenças cardiovasculares como infarto.

Mantém os ossos fortes

Cálcio, fósforo e magnésio são elementos essenciais para deixar os ossos mais fortes e resistentes e todos são encontrados no espinafre, razão pela qual ele é recomendado para a manutenção do esqueleto e prevenir doenças como osteoporose e raquitismo.

Ajuda a emagrecer

Se por um lado o espinafre tem muitas vitaminas, por outro tem pouquíssimas calorias. Para ter uma ideia, cada 100 gramas consumidas têm em torno de 24 calorias, e isso o torna um forte aliado do emagrecimento. 

Sobretudo porque suas fibras também trazem a sensação de saciedade, de modo que você não precisa comê-lo em grandes quantidades na hora da fome.

Quais são os benefícios do ovo?

Agora vejamos o bem que o ovo traz para a nossa saúde.

Mantém a saúde da pele

No ovo encontramos minerais como zinco e selênio que ajudam a absorver o colágeno, o que contribui para a firmeza e hidratação da pele.

Não obstante, a vitamina A, luteína (também encontradas no espinafre, conforme vimos), carotenóides e vitamina E contém os radicais livres, o que reduz o aparecimento de rugas e flacidez na pele.

Preserva a saúde mental

Já ouviu falar, alguma vez, que comer ovo faz bem para a memória? Isso ocorre porque a gema do ovo tem uma vitamina chamada colina que faz parte do processo de formação da acetilcolina, essencial para o bom funcionamento cerebral.

Além disso, seu consumo também auxilia a prevenir o surgimento de doenças como mal de Parkinson ou Alzheimer.

Ajuda no combate à depressão

O ovo é rico em triptofano, aminoácido importante para o bom humor, qualidade do sono e aumento da sensação de felicidade, tornando-o muito benéfico para prevenir a depressão.

Além do mais, ele também consegue diminuir o cortisol, que promove os sintomas de estresse e ansiedade.

Favorece o ganho de massa muscular

O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas que são necessárias para o ganho de massa muscular, além de ter quantidades generosas de vitaminas do complexo B e ferro que otimizam o fluxo de nutrientes e oxigenação no organismo.

Retarda o envelhecimento

O envelhecimento costuma ser causado pelo estresse oxidativo e deficiência nutricional, mas isso pode ser combatido pelo ovo porque ele possui ômega 3 que contribui para o envelhecimento saudável.

Claro que hábitos como dormir bem, fazer exercícios e exames periódicos também são importantes. Porém, saber que a receita que ensinamos aqui neste post pode ser incluída torna tudo mais saboroso.

Aliás, gostou das dicas de como fazer espinafre refogado com ovo? Há todos os ingredientes que apontamos na sua cozinha orgânica? Se estiver faltando algum, confira aqui as nossas ofertas e compre sem sair de casa!