Home » Conheça o Airton, nosso produtor de Ibaiti – Paraná

Conheça o Airton, nosso produtor de Ibaiti – Paraná

Quase 2 milhões de toneladas de produtos orgânicos por mês em mais de 7 hectares. Essa é a produção da família Fratta, que trabalha há três gerações na cultivação

 A história da família Fratta na agricultura vem muito antes de Airton Fratta e o irmão, Adelino Fratta, decidirem cair de cabeça no universo dos orgânicos. Isso foi em 2001, quando Airton e mais alguns agricultores do município de Ibaiti, no Estado do Paraná, região conhecida como Norte Pioneiro Paranaense ou Norte Velho, fizeram cursos para se especializar no assunto. Entretanto, já são três gerações no cultivo de hortaliças.

 Antes, a produção na Chácara Cafezal, como é conhecida na região, contava com fertilizantes, mas já era bem leve. De acordo com o Airton, cerca de 40%. Mesmo assim, a preocupação com a saúde da família, dos consumidores e do próprio solo, fez com que Airton sugerisse para o irmão de começar a usar uma pequena parte do solo para as plantações orgânicas. Surpreendendo a todos, Adelino, logo rebateu: “Mas por que não tudo de uma vez?”. E foi assim que a produção inalterada da família Fratta começou.

 “Hoje quem está à frente de tudo é meu filho, Pedro Fratta, ele está no segundo ano de agronomia e tem muito gosto pela coisa. Está tocando muito bem a produção. Entendemos que cada vez mais o consumidor tem se importado com o que é colocado à sua mesa. Existe um novo perfil no mercado que deseja produtos sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico. E estamos de olho nas novidades, no avanço da tecnologia e das pesquisas para sempre oferecer o melhor com muita qualidade. Diante desse nosso empenho, o plano é ultrapassar a média de duas toneladas mês de produção ainda neste ano”, afirma o produtor Airton, que esclarece ainda. 

“Ao contrário do que muitos pensam, nossos dias não são sossegados. Por aqui, não existe feriado, finais de semanas, muito cedo ou muito tarde. Iniciamos os cuidados com a criação e plantação logo de manhãzinha e terminamos no final do dia, mas temos a benção de fazer tudo em família e trabalhar com o que gostamos”. 

 Atualmente, o carro chefe é o tomate, mas tem também abobrinha, pimenta, pimentão, pepino, berinjela, alface, rúcula, chicória e almeirão. Tudo certificado desde 2004! Há até algumas produções no forno, como o maracujá e abacaxi. Ou seja, em breve vem novidades por aí. Ademais, Airton cria galinhas, cabras, coelhos e vacas. Com isso, o adubo orgânico está garantido!

 Afinal, assim, é possível estabilizar a temperatura do solo durante o dia e estimular o desenvolvimento de uma biodiversidade rica no terreno. O resultado é plantas “superpoderosas”, resistentes às pragas e moléstias, além de um ambiente favorável para auxiliar no crescimento de toda a lavoura. “A planta é como um bebê. Temos que dar atenção, alimentar na hora certa, preparar e limpar no momento adequado. Cada etapa de todo esse processo é muito importante. Isso tudo junto com a tecnologia que existe hoje em dia e com os produtos limpos ofertados, atualmente alcançamos resultados bastantes significativos”, comenta ele.

 Airton ressalta ainda que quando iniciou havia pouquíssima informação sobre cultivo natural e quase nada de tecnologia a respeito. Contudo resolveu dar esse passo e a esfera atual é completamente outra. “Tanto que quando algum produto novo é lançado na agricultura logo chega aos quatro cantos do mundo. Hoje conseguimos trazer do Nordeste e produzir aqui nas terras do Paraná, tudo em harmonia com o meio ambiente, sem qualquer agrotóxico ou intervenção química. Um avanço e tanto”, conclui o produtor.