Home » Queijos artesanais da Fazenda Atalaia
queijos-fazenda-atalaia

Queijos artesanais da Fazenda Atalaia

Descubra o que tem de especial nos queijos artesanais da Fazenda Atalaia

O queijo tulha, por exemplo, é um dos queridinhos dos chefs de restaurantes em São Paulo, especialmente após ter recebido uma medalha de ouro no World Cheese Awards

Para quem não conhece, o queijo tulha é um ótimo aperitivo para ser combinado com o vinho ou um notável ingrediente em pratos principais. Está entre os produtos maturados de maior sucesso na Fazenda Atalaia, que já foi um lugar que serviu de cenário para novelas, como “Esperança”, da Rede Globo.

Se você ficou com água na boca, calma. Vamos fazer o seguinte: em cada tópico vamos contar um pouco da história desse queijo artesanal maturado e de outras delícias produzidas pela fazenda. 

Do café aos queijos na Fazenda Atalaia

A Fazenda Atalaia fica perto da capital paulista, em Amparo. O lugar conta com a história, cultura, arquitetura e identidade do interior de São Paulo. Foi propriedade de Pedro Penteado, que foi presidente do Banco Industrial da cidade, em 1870.

A construção da propriedade tem elementos como as telhas capa canal, lajotas de tijolos e muita areia, cal, pó de tijolo, cordas – do barro à madeira. No início sua vocação era o café, mas em 1929, com a crise mundial, o cultivo do grão perdeu forças e mais tarde o lugar mudou de foco.

De um alambique, foi de lá que em 2016 saiu o primeiro produto brasileiro a receber uma medalha de ouro no World Cheese Awards. Estamos falando do queijo tulha, fabricado com uma massa cozida com leite de vaca tipo A. Vamos conhecer mais do queijo. 

O queijo tulha, medalha de ouro

O produto lácteo tem baixo teor de gordura e permite até três tipos de maturação, sendo de 8, 12 e 18 meses. Sim, o nome vem do fato de ser feito na antiga tulha de café, lá de antes da crise de 1929, que contamos acima.

O resultado é uma massa firme, parecida com a do parmesão, porém, que desmancha na boca. A casca é dura e avermelhada e o sabor é mais para o salgado, com um pequeno toque cítrico. Há ainda a presença de cristais de maracujá.

A explicação para um resultado “medalha de ouro” vem do fato de que o queijo ser produzido com ação de fungos, bactérias e leveduras que são típicas da tulha. Atualmente, é uma opção muito apreciada por diversos chefs de restaurantes famosos em São Paulo, como, por exemplo, o Alex Atala. 

Outros queijos artesanais da Fazenda Atalaia

Além do queijo tulha, que é o mais famoso da Fazenda, considere que há outros que são bastante interessantes, aceitos e também premiados. Um bom exemplo é o queijo mogiana, maturado por 120 dias, boa acidez, tom alaranjado e ótimo para receitas quentes.

E podemos falar ainda do queijo mantiqueira, que tem sabor suave em duas versões, podendo ser de casca maturada com alecrim ou lavanda na cerveja Stout, que dá mais cremosidade.

E a lista pode surpreender você: tem o queijo figueira, o queijo alvorada, o queijo de leite de cabra, o queijo nuvem, o famoso provolone, o queijo caprinus, o queijo taipa e muitos mais. Todos eles podem ser encontrados e detalhados no site da Fazenda Atalaia.

Ah, e quem ficou com água na boca também pode agendar uma visita na loja da Fazenda para degustar a variedade de produtos lácteos. Os passeios são guiados e acontecem diariamente em várias modalidades, sendo permitido pets e crianças.

Os benefícios dos queijos artesanais da Fazenda Atalaia

Por fim, um queijo curado, geralmente, é feito com leite cru. Isso quer dizer que ele tem um resultado mais seco, mais firme, com cascas amareladas e sabor levemente ácido.

Para quem consome, o lado bom da maturação que vem dos queijos artesanais da Fazenda Atalaia é que ele tem um sabor mais intenso e um período de conservação maior. Comparado ao queijo branco, ele é mais completo, além de ter menos lactose e ser fonte de vitamina A.