Home » Aprenda a fazer Creme Vichyssoise, a saborosa sopa francesa de alho-poró
Creme Vichyssoise

Aprenda a fazer Creme Vichyssoise, a saborosa sopa francesa de alho-poró

Se você gosta de sopas frias e quer experimentar algo diferente, a deliciosa sopa francesa de alho-poró, também conhecida como Creme Vichyssoise, é uma ótima opção. 

Neste post da Raízs, vamos ensinar como preparar essa receita clássica em poucos passos e ainda dar dicas de acompanhamentos que podem ser servidos junto com ela. 

Você também vai descobrir curiosidades sobre a origem da sopa e como ela se tornou popular em todo o mundo.

Vamos em frente?

Como fazer Creme Vichyssoise em poucos passos

Para preparar o Creme Vichyssoise em casa, confira as instruções abaixo.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga e cozinhe os alhos-porós por cerca de 10 minutos. Adicione as batatas, o caldo de galinha, sal, pimenta e noz-moscada a gosto e deixe ferver. Cubra a panela e cozinhe por 40 a 45 minutos até que os legumes estejam macios. 

Passe a sopa por uma peneira ou bata no liquidificador até ficar homogêneo. Ajuste o tempero e misture o Creme de leite. Leve o Creme Vichyssoise à geladeira por 3 a 4 horas. Decore a sopa com cebolinha e sirva gelada. 

Dicas de acompanhamento

Para complementar o sabor e textura dessa deliciosa sopa, existem diversas opções de acompanhamentos que podem ser servidos junto com ela.

Uma sugestão é adicionar croutons de pão integral, que trazem crocância à sopa. Para prepará-los, basta cortar fatias de pão integral em cubinhos, regar com azeite e temperar com sal e ervas de sua preferência, como tomilho ou alecrim. Em seguida, leve ao forno até que fiquem dourados e crocantes.

Além da cebolinha servida na receita que ensinamos aqui, é possível adicionar outras ervas e temperos de sua preferência, como salsa ou coentro, para dar um toque ainda mais especial à sopa.

Se preferir um acompanhamento mais substancioso, fatias de pão torrado podem ser ideais. O pão torrado pode ser servido com manteiga de ervas, patê de azeitonas ou de queijo, para um sabor ainda mais intenso.

Mais uma recomendação é adicionar legumes em cubinhos, como cenoura, abobrinha ou tomate, que trazem textura à sopa. Esses legumes podem ser cozidos previamente e adicionados na hora de servir.

Por fim, uma sugestão mais sofisticada é servir a sopa com camarões grelhados, que dão um gosto marcante e sofisticação ao prato. Para preparar os camarões, basta temperá-los com sal, pimenta e limão e grelhá-los em uma frigideira com azeite.

Curiosidades sobre o Creme Vichyssoise

O Creme Vichyssoise é uma sopa fria originária da culinária francesa, especificamente da região de Vichy. Como mostramos aqui neste post, ela é feita com ingredientes simples, como batatas, alho-poró, manteiga, caldo de galinha e creme de leite, mas sua textura suave e sabor delicado a tornam uma iguaria apreciada em todo o mundo.

Mais um fato interessante sobre o Creme Vichyssoise é que sua popularidade disparou após a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, os soldados americanos que estavam na França experimentaram a sopa e a levaram de volta para casa como uma iguaria exótica. 

Em pouco tempo, ela se tornou um prato popular em restaurantes e lares americanos, e sua fama se espalhou para outras partes do mundo.

Além disso, a receita original do Creme Vichyssoise não levava creme de leite, que foi adicionado posteriormente para suavizar a textura da sopa e acrescentar mais sabor. Ainda assim, muitos chefs e cozinheiros preferem a receita original e acreditam que o creme de leite mascara o sabor delicado dos ingredientes principais.

Por sinal, a receita original tampouco tinha alho-poró, mas apenas batata, cebola, aipo, manteiga, creme de leite e caldo de frango. Somente mais tarde o alho-poró foi adicionado à receita, tornando-se um ingrediente fundamental.

Quais são os benefícios do alho-poró?

O alho-poró é um vegetal altamente nutritivo e saboroso, que oferece diversos benefícios para a saúde. Com uma textura delicada e um sabor suave e adocicado, ele é um ingrediente versátil que pode ser usado em uma grande variedade de pratos, desde sopas e saladas até pratos principais.

Poucas calorias

Uma das mais conhecidas vantagens do alho-poró é a sua baixa quantidade de calorias e gorduras. Isso significa que é possível consumir grandes quantidades de alho-poró sem se preocupar com o ganho de peso ou com problemas de saúde relacionados à obesidade. 

Rico em fibras

Além disso, o alho-poró é uma excelente fonte de fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável e a prevenir problemas como a constipação.

Fonte de vitaminas e minerais

Outro benefício importante do alho-poró é o seu alto teor de vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano. Ele contém uma grande quantidade de vitamina C, que é importante para a saúde do sistema imunológico e para a absorção de ferro pelo organismo. 

Além disso, o alho-poró também é rico em vitamina K, que é fundamental para a coagulação sanguínea, e em vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos e da pele.

Ademais, o alho-poró é uma excelente fonte de minerais, como potássio, cálcio e magnésio. O potássio é importante para a saúde do coração e para o controle da pressão arterial, enquanto o cálcio e o magnésio são fundamentais para a saúde dos ossos e dos dentes.

Ajuda a prevenir doenças

Além dos benefícios nutricionais, o alho-poró também possui propriedades medicinais importantes. Estudos mostram que o alho-poró pode ajudar a prevenir o câncer, graças às suas propriedades antioxidantes. 

Ele também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, graças ao seu alto teor de potássio e à sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

Melhora a saúde da pele

Por fim, o alho-poró é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que o torna um excelente ingrediente para o tratamento de infecções e inflamações. Consequentemente, ele acaba sendo útil para a manutenção da saúde da pele, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Gostou deste conteúdo sobre como fazer Creme Vichyssoise? Esperamos que após lê-lo, você já apronte todo o necessário para fazê-lo em casa.

E, se faltar algum ingrediente, basta comprá-lo em nossa loja virtual