Home » Escondidinho de mandioca com carne-seca: aprenda a receita e a origem do nome
Escondidinho de mandioca com carne-seca

Escondidinho de mandioca com carne-seca: aprenda a receita e a origem do nome

O escondidinho de mandioca com carne-seca é um dos maiores clássicos da gastronomia brasileira. Por mais que ele exija um tempo de preparo de aproximadamente 2 horas e muitas etapas, o resultado compensa cada colherada. Por isso, trazemos neste post o passo a passo de como fazê-lo, além de algumas curiosidades sobre esse prato tão delicioso e saudável. Vamos em frente?

Quais são os ingredientes do escondidinho de mandioca com carne-seca?

A primeira etapa do preparo do escondidinho consiste em separar os seguintes itens:

Como fazer o escondidinho?

Primeiro corte a carne-seca em cubos, lave-os muito bem com água corrente, coloque-os em uma tigela e cubra com 4 xícaras de chá de água fria. Deixe na geladeira por 12 horas e lembre-se de trocar a água 2 vezes durante a dessalga.

Após esse tempo, você deve descartar a água e colocar os cubos na panela de pressão. Coloque água nela até metade do seu volume, tampe e leve ao fogo alto.

Assim que a panela começar a apitar, deixe-a em fogo baixo para cozinhar por mais meia hora. Use dois garfos para desfiar os pedaços enquanto ainda estiverem quentes. 

Enquanto isso, em uma frigideira ao fogo médio, acrescente 1 colher de sopa de manteiga, cebola, alho e tomate até ficar dourado.

Por fim, coloque a carne desfiada, use sal e pimenta para temperar e refogue bem até que ela absorva todo o sabor dos temperos.

Como fazer o purê do escondidinho?

O purê é uma das estrelas do prato. Para prepará-lo, corte a mandioca em fatias grandes e leve-as à panela de pressão, cubra com água, e deixe-as cozinhar ao fogo alto. Assim que a panela apitar, deixe-a ao fogo baixo por mais 10 minutos.

Depois, escorra a água e coloque as fatias da mandioca em outra panela. Após se livrar da fibra central, amasse os pedaços enquanto ainda estiverem quentes (caso não tenha um amassador, pode ser com um garfo) dentro da panela. 

Em seguida, cubra a mandioca amassada com leite e coloque a panela em fogo baixo. Use uma espátula para mexer bem até que o purê comece a tomar forma. Adicione sal e o resto da manteiga para temperá-lo.

Como montar o escondidinho?

Agora que tudo está pronto, coloque a carne-seca refogada em uma travessa, use o purê de mandioca e queijo ralado para cobri-la. Leve ao forno por 20 minutos para gratinar, dourar e o queijo derreter.  Por fim, retire do forno e sirva. Quando acompanhado de salada, o escondidinho fica uma delícia!

🍲 Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Carne orgânica: o que é? Conheça BioCarnes

➡️ Alimentos ricos em proteínas animal e vegetal: veja os principais

➡️ Sopa de beterraba: como fazer e quais são os seus benefícios

Curiosidades sobre o escondidinho de mandioca com carne-seca

Agora que você sabe como fazer o escondidinho, confira alguns pontos interessantes que separamos sobre ele!

Qual é a origem do nome “escondidinho”?

O escondidinho é um prato tão popular que algumas pessoas se perguntam por que ele tem esse nome. Trazemos a resposta aqui para você. A origem está na composição do escondidinho, pois seu recheio de purê de mandioca e carne desfiada fica oculto quando colocado na travessa. 

Portanto, depois da primeira colherada, é que passamos a ver a sua composição e sentir todo o sabor dos seus elementos e temperos.

Qual é a origem da receita?

Embora sua origem seja incerta, muitos acreditam que ele tenha surgido no Nordeste brasileiro e gerado diversas versões que podem ser encontradas hoje de Norte a Sul do país. Por ser um prato contemporâneo na culinária brasileiro, ele não é visto na literatura clássica do país.

Mas, a nível popular, o vemos muito presente nas cozinhas do Nordeste. Apesar de ser visto individualmente como um petisco em bares, ele também pode vir de forma mais generosa, como uma refeição muito bem servida.

Quantas calorias o escondidinho tem?

A quantidade de calorias do escondidinho de mandioca com carne-seca varia de acordo com o tamanho da porção. Aqui vamos considerar 345 gramas que é suficiente para uma pessoa consumir e ficar bem satisfeita.

Essa porção tem em torno de 444,32 calorias, o que fica abaixo da média do “prato feito” brasileiro que chega a ter mais de 1200 calorias

Além disso, o escondidinho é uma refeição livre de gordura trans. O único cuidado recomendado é com o nível de sódio que pode passar da casa dos 1,2 gramas (sendo que o consumo ideal é de 2 gramas por dia).

Quem está de dieta pode comer escondidinho?

Apesar de a carne seca fazer parte de alguns tipos de dieta, quando consumida com o escondidinho, não é uma boa opção para quem está querendo perder peso, justamente por causa da mandioca.

Afinal, a receita que traz sua junção com o leite não se encaixa em dietas do tipo low-carb, por exemplo. A não ser que a mandioca seja substituída por algum legume que também possa ser transformado em purê como, por exemplo, a couve-flor.

De todos os modos, toda dieta tem um dia livre (também conhecido como “dia do lixo”), certo? Então, por que não aproveitar a exceção para saborear um prato igualmente excepcional como o escondidinho?

Quais são os outros tipos de escondidinho?

Como dissemos acima, o escondidinho pode ser encontrado em diversas partes do país. Além da mandioca, ele também une forças com outros elementos que dão água na boca. Alguns exemplos são:

  • escondidinho de batata com carne moída;
  • escondidinho de abóbora com camarão;
  • escondidinho de couve-flor com carne;
  • escondidinho de polenta com calabresa;
  • escondidinho de cenoura e queijo com frango.

Aliás, agora que você sabe como fazer escondidinho de mandioca com carne-seca, que tal aprender a preparar outras receitas com mandioca? Continue conosco e veja aqui como fazer bolo de mandioca ralada de forma simples e rápida!