O picles de cebola roxa é delicioso, razão pela qual te ensinamos aqui o passo a passo de como você pode prepará-lo na sua casa, ainda que esse não seja o tipo de cebola mais visto nos lares brasileiros.
Não é para menos, afinal, a cebola roxa surgiu na Ásia, foi levada para a África e, depois, para a Europa. Sua chegada ao Brasil ocorreu somente durante os tempos da colonização.
Seu grande diferencial pôde ser percebido no sabor que é mais suave que o da cebola branca, embora também tenha substâncias que são muito benéficas para a saúde, como propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B, que contribuem na formação de anticorpos.
Quais são os ingredientes do picles de cebola roxa?
Antes de preparar o picles, você precisa separar os seguintes itens:
- 4 cebolas orgânicas;
- 2 limões orgânicos;
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico;
- 2 dentes de alho orgânico;
- 2 colheres de sopa de mel orgânico;
- 1 colher de sopa de azeite orgânico;
- 1 colher de chá de sal.
Como preparar o picles de cebola roxa?
Ao ter todos os ingredientes separados, é hora de dar início ao preparo. Primeiro, pegue as cebolas roxas e corte-as no formato de meia lua. Aproveite que já está com a faca em mãos, pique os dentes de alho orgânico e comece a se preparar para fazer a mistura.
Coloque o suco de limão, o alho picado, o azeite, o vinagre de maçã, o mel e, é claro, as cebolas fatiadas. Adicione uma pitada de sal para temperar, misture bem e deixe marinar por 40 minutos. Depois desse tempo, o picles de cebola roxa estará pronto para ser servido.
É um complemento excelente de saladas, sanduíches e grelhados. Para conservá-lo, guarde-o num pote com fechamento hermético dentro da geladeira. Seu tempo ideal para consumo é de, no máximo, 7 dias.
🍲 Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Aprenda a higienizar o alho-poró
➡️ Três receitas com couve: saiba como fazer
➡️ Sopa de beterraba: como preparar e quais são os seus benefícios
Curiosidades sobre a cebola roxa
Separamos aqui algumas informações sobre a cebola roxa e suas propriedades.
Qual é a diferença entre cebola branca e cebola roxa?
É certo que a cebola branca é mais presente nas mesas dos brasileiros, seja como acompanhamento ou até mesmo como prato principal. Porém, não menos importantes (e saborosas) são as cebolas roxas.
Por mais que seu nível calórico seja maior, as cebolas roxas têm um sabor menos picante, além de serem ricas em betacaroteno, antioxidante fundamental para a pele e olhos. Logo, a cebola roxa é uma opção mais saudável.
Cebolas roxas são mais caras que as brancas?
Algumas pessoas acreditam que a cebola roxa, por ser menos presente nos pratos populares do país, é mais cara. Mas, isso não é verdade.
A cebola branca, tão quista nas mesas, por ser mais difícil de ser encontrada, é a mais cara. Como seu sabor é mais adocicado e tem consistência crocante, se torna a ideal para consumo crua em saladas e até mesmo em outras formas como fritas e empanadas.
Quais são os benefícios da cebola roxa?
Listamos a seguir as vantagens que você pode ter em termos de saúde ao incluir a cebola roxa na sua rotina alimentar.
1. Fortalece o sistema imunológico
O primeiro grande benefício da cebola roxa é que nela conseguimos encontrar quercetina, um pigmento encontrado em frutas e vegetais pertencentes ao grupo dos flavonoides. Uma das suas principais características estão presentes na cebola roxa: fortalecimento da imunidade.
Não obstante, ele também auxilia na prevenção de doenças (como tumores, por exemplo). Portanto, ao fazer um picles de cebola roxa, você não apenas terá uma opção saborosa na sua mesa, mas que também beneficia muito a saúde.
2. Proteção contra bactérias
De acordo com um estudo, foi comprovado que cebolas são capazes de matar diversas bactérias, além de inibir a proliferação de muitos micróbios.
O alho também comprovou ter os mesmos benefícios, por isso também é indicado tê-lo como parte das suas refeições caso seu intuito seja estar protegido de bactérias e micróbios. Se quiser, pode começar com uma deliciosa receita de quiche de alho poró.
3. Redução do risco de câncer
Uma pesquisa feita na Itália chegou à conclusão interessante e benéfica a respeito de mulheres que consomem cebola roxa: elas ajudam a reduzir os riscos de câncer de cólon, garganta e ovários.
Os homens também são contemplados pelos pontos positivos da cebola roxa, segundo outro estudo realizado: os que mais comem o vegetal têm menos chances de câncer de próstata.
4. Saúde digestiva
Cebolas roxas contém frutooligossacarídeos, substâncias que atuam como prebióticos, ou seja, fibras alimentares que são popularmente conhecidas como inulina, pectina e lignina.
Eles provocam nos nossos corpos um estímulo seletivo de bactérias desejáveis no colo e, além da cebola roxa, também podem ser encontrados em alguns leites, alcachofra, banana e cereais integrais.
5. Saúde óssea
Cebolas roxas desempenham um papel muito importante na prevenção da osteoporose. Um estudo realizado com mulheres que estão perto ou já passaram pela menopausa comprovaram que, por incluir cebola em suas dietas, tinham maior densidade óssea.
Esse resultado é de extrema relevância para mulheres mais velhas cujo risco de osteoporose é maior, mas que pode ser reduzido ao fazer o picles de cebola que ensinamos aqui nesta postagem.
Agora que você sabe quais são os benefícios do picles de cebola roxa, poderá saboreá-las com muito mais gosto!
E como dissemos que ela também vai muito bem com salada, que tal continuar conosco e ver o passo a passo de como preparar uma bem apetitosa? Confira aqui a receita completa!