Home » Produção orgânica: quais são os 8 desafios e benefícios
produção orgânica

Produção orgânica: quais são os 8 desafios e benefícios

Manter uma alimentação saudável é muito importante e isso requer uma dieta que envolva verduras, proteínas, carboidratos, frutas, entre outros itens. Contudo, também é necessário saber se esses alimentos têm como origem a produção orgânica.

Se você chegou a este artigo porque tem dúvidas sobre como esse tipo de cultivo funciona e quais são as vantagens ao consumir orgânicos, continue a leitura, pois explicaremos tudo em detalhes!

O que é produção orgânica?

A produção orgânica tem este nome porque suas práticas agrícolas não usam agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou outros tipos de produtos químicos que fazem mal aos produtos alimentícios e também ao meio ambiente.

Além disso, consumir alimentos orgânicos também ajuda os pequenos produtores cujo sustento vem da agricultura orgânica. No Brasil há mais de 10 mil propriedades certificadas inteiramente dedicadas a esse tipo de produção.

Por sinal, receber esses selos de certificação requer o cumprimento de muitas exigências, conforme explicamos neste artigo sobre o assunto

Portanto, ao comprar um alimento vindo de origem orgânica, mesmo sendo mais caro que o convencional, você pode ter certeza de que estará levando à sua mesa a opção mais saudável para as suas refeições.

Qual é o objetivo da produção orgânica?

Como a produção tradicional causa malefícios à natureza e à saúde, o principal objetivo da orgânica é fazer com que suas práticas beneficiem o meio ambiente e também a alimentação das pessoas.

Por isso, apesar de a produção ser um pouco mais trabalhosa (sobretudo por conta de não haver muitos insumos no mercado) e os preços serem mais altos, no fim das contas cumprir esse objetivo vale a pena.

Como é feita a produção orgânica?

O processo orgânico trata de ser o mais natural possível. Por isso, seu plantio não utiliza nenhum tipo de agrotóxico, fertilizante ou produtos químicos. 

Assim, alguns dos métodos mais praticados são racionamento de água, uso de adubos orgânicos, entre outros que seguem hábitos sustentáveis.

Quais são os desafios da produção orgânica?

Apesar de os produtos orgânicos serem melhores, seu cultivo ainda apresenta desafios, tais como os que listamos a seguir.

1. Falta de informação

Apesar de você poder comprar orgânicos na Raízs e encontrar dicas de como preparar receitas deliciosas com eles aqui no nosso blog, muitas pessoas ainda desconhecem suas propriedades.

Afinal, na rotina agitada das grandes cidades, nem sempre ocorre a conscientização de onde vem o que comemos e as consequências que uma boa (ou má) alimentação geram nas nossas vidas. 

2. Orgânicos são mais caros

De acordo com uma pesquisa, 8 em cada 10 brasileiros preferem e se esforçam para ter uma alimentação saudável, mas apontam que o preço mais caro é uma das desvantagens mais difíceis de driblar.

Por mais que algumas frutas e verduras tenham ganhado valores mais acessíveis, outras cujo cultivo não é tão amplo acaba recebendo preços mais altos para o consumo final.

3. Carência de insumos

A agricultura convencional conta com diversos insumos para a sua produção como sementes, fertilizantes, agrotóxicos e adubos. No entanto, o mesmo não ocorre no cenário orgânico que carece de biofertilizantes e defensivos naturais que afastem insetos e doenças.

Airton Fratta e sua família fazem parte do grupo de produtores orgânicos da Raízs e eles conseguiram resolver esse problema do insumo de uma forma interessante: como eles também criam galinhas, cabras, coelhos e vacas, o adubo orgânico ficou garantido.

4. Falta de conhecimentos

Além da pouca informação por parte das pessoas que não consomem alimentos orgânicos, há também pouco conhecimento sobre esse tipo de cultivo sendo passado nas universidades e outras instituições de formação agrônoma.

Assim, muitos agricultores aderem às práticas convencionais porque são essas que eles aprendem. Tanto é que produtores como Tina e seu marido Benedito tomaram a decisão de migrar para a agricultura orgânica por conta própria, visando abrir mão de fertilizantes químicos que prejudicam a saúde.

Quais são os benefícios da produção orgânica?

Vejamos agora quais são as vantagens dos alimentos orgânicos, tanto para o meio ambiente quanto para a alimentação.

5. Mais sabor

Alimentos orgânicos são mais saborosos. Afinal, sua produção não leva agrotóxicos, o que faz com que seu sabor e aroma sejam maiores.

Isso vale para frutas, verduras e legumes e também para proteínas como leite, carnes e ovos, pois eles igualmente podem ser orgânicos, uma vez que sua produção não faz uso de antibióticos.

6. Solos sem contaminação

Enquanto a agricultura convencional contamina os solos e as águas por conta dos produtos químicos e outros insumos tóxicos, a produção orgânica mantém o solo fértil.

Seu processo trata de retirar uma quantidade mínima possível de terra, o que garante nela a presença contínua de nutrientes.

7. Respeito à natureza

Quando falamos sobre produção orgânica, não nos referimos apenas ao plantio, mas também a uma cultura seguida por quem vive do cultivo e de quem consome esses alimentos.

Por isso, o respeito à época de colheita de frutas, verduras e legumes da estação é bastante comum. Além de ser mais adequado, você ainda recebe do seu consumo uma maior concentração de minerais e vitaminas.

8. Preservação da biodiversidade

Sabe aqueles alimentos in natura que você não consegue mais encontrar nos mercados? Ou só acha depois de muito procurar? Isso ocorre por causa do desequilíbrio biológico ocasionada pelas práticas convencionais de agricultura que faz muitas espécies desaparecerem.

Porém, quanto mais plantio orgânico houver, mais bem preservado estará o solo e todas as formas de vida que nele vivem.

Quais são os alimentos orgânicos oferecidos pela Raízs?

Aqui na Raízs contamos com mais de 900 famílias de produtores orgânicos certificados de modo que você pode encontrar:

Agora que você sabe quais são os desafios a serem superados e os benefícios que você já pode tirar proveito ao consumir alimentos vindos de produção orgânica, aproveite e confira agora as nossas promoções!