Home » Fritada de inhame: confira os ingredientes e modo de preparo desta receita
Fritada de inhame

Fritada de inhame: confira os ingredientes e modo de preparo desta receita

O inhame é um dos elementos mais versáteis da cozinha, além de ser muito saboroso. Já pensou em prepará-lo frito e acompanhado de um molho que é uma delícia? É isso que nós, da Raízs, ensinamos a você neste post sobre fritada de inhame

Fique conosco até o final para saber como preparar este apetitoso prato, além dos benefícios que ele traz para a sua saúde!

Quais são os ingredientes?

Para preparar a fritada de inhame, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para o preparo do molho, separe também:

  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol;
  • 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu);
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz;
  • 1 colher de chá de açúcar demerara;
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada;
  • 1 colher de sopa de cebola roxa picada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • meia colher de sopa de pimenta dedo de moça sem sementes picada.

Dica: se algum desses itens estiver em falta na sua dispensa, basta clicar nos links acima para comprá-los na nossa loja virtual!

Modo de preparo da fritada de inhame

Para preparar a fritada de inhame, comece por ralar o inhame e temperá-lo com açúcar e sal em uma tigela. Acrescente o polvilho, a água e a cebolinha picada, misturando bem antes de reservar.

Em seguida, em uma frigideira antiaderente de 15 centímetros de diâmetro, aqueça metade do azeite e distribua fatias de cebola, lascas de pimenta e folhas de salsinha pelo fundo. 

Com cuidado, coloque a mistura de inhame sobre os ingredientes da frigideira, ajeitando-a sem apertar. Cozinhe em fogo médio por cerca de três minutos, soltando as bordas e o fundo com uma espátula antes de virá-la sobre um prato raso untado.

Para finalizar, coloque o restante do azeite na frigideira e espere aquecer antes de deslizar a fritada de volta para a panela, a fim de dourar o outro lado. Aguarde mais três minutos, verificando se ambos os lados estão bem dourados, e então sirva a fritada quente em um prato com o molho de sua preferência.

O molho pode ser preparado misturando todos os ingredientes, como o alho, o azeite, o suco de limão e o sal. Sirva a fritada ainda quente com o molho, como entrada ou acompanhamento. Essa receita rende duas porções e é uma ótima opção para um almoço leve ou jantar rápido e saudável.

Outras dicas de como fazer a fritada de inhame

A fritada de inhame é uma receita muito versátil que pode ser preparada de diversas maneiras. Portanto, além das dicas mencionadas anteriormente, existem outras opções para variar o sabor e a apresentação deste prato.

Uma dica interessante é substituir a cebolinha por outras ervas frescas, como salsa, manjericão ou coentro. Essas ervas adicionam um toque de frescor e sabor à fritada. Além do mais, você pode adicionar outros ingredientes, como cenoura ralada, abobrinha, queijo ralado ou presunto picado, para dar um toque diferente e mais rico em nutrientes.

Outra opção é servir a fritada com um molho diferente, como um molho de iogurte com hortelã, um molho de mostarda ou um molho de tomate com manjericão. Eles combinam muito bem com a fritada e adicionam ainda mais sabor ao prato.

Se você prefere uma fritada mais crocante, pode acrescentar um pouco de farinha de trigo à massa. Isso ajuda a deixar a fritada mais firme e crocante, e também a absorver menos óleo durante a fritura.

Por fim, para dar um toque especial à apresentação da fritada, você pode servir em um prato decorado com folhas de alface ou rúcula, ou ainda cortar a fritada em pequenos triângulos e colocar em uma bandeja com molhos variados.

Com essas dicas, você pode variar bastante o sabor e a apresentação da fritada de inhame, tornando-a uma opção deliciosa e nutritiva para qualquer ocasião.

Quais são os benefícios do inhame?

O inhame oferece diversos benefícios à saúde. De origem africana, ele é consumido em diversas partes do mundo e é um alimento bastante versátil na cozinha. Por isso, agora que você sabe como fazer a fritada, apresentamos alguns dos benefícios que o inhame pode trazer para o seu organismo.

O inhame é um alimento com baixo índice glicêmico, o que significa que ele não eleva rapidamente o nível de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem precisa controlar a diabetes. Além disso, ele é rico em fibras, o que ajuda a regular o trânsito intestinal e previne a constipação.

O inhame é também uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Ele contém vitamina C, importante para a imunidade e prevenção de doenças, além de vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos e da pele. O inhame também é rico em ferro, que ajuda a prevenir a anemia, e em potássio, que é importante para a saúde cardiovascular.

Além disso, o inhame contém uma substância chamada diosgenina, que pode ajudar na regulação hormonal e aliviar sintomas da menopausa em mulheres. A diosgenina também pode auxiliar a diminuir o colesterol ruim e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O inhame é, ainda, um alimento com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas como o câncer e a doença de Alzheimer.

Como pôde ver, o inhame é um alimento bastante versátil e pode ser consumido de diversas formas, seja cozido, assado, em forma de purê ou frito, tal como ensinamos neste post.

Aliás, o que achou desta receita de fritada de inhame? Assim que tiver todos os ingredientes, lembre-se também de prepará-los bem, sobretudo os que forem orgânicos! Por sinal, continue conosco e veja o conteúdo que produzimos sobre o assunto