Home » Musseline de baroa com gengibre: uma receita relaxante e cheia de vitaminas
Musseline de baroa com gengibre

Musseline de baroa com gengibre: uma receita relaxante e cheia de vitaminas

A batata baroa (também conhecida como mandioquinha) é presente em diversos pratos brasileiros, sobretudo em formato de purê. Por isso, para variar um pouco o cardápio da sua cozinha orgânica, preparamos aqui algo diferente: uma receita de musseline de baroa com gengibre!

Ao longo do post, mostraremos como preparar essa refeição, além de apontar os benefícios que ela faz para a sua saúde. Tudo pronto? Vamos lá?

Quais são os ingredientes do musseline de baroa com gengibre?

Para preparar este saboroso prato, você vai precisar de:

Qual é o modo de preparo do musseline de baroa com gengibre?

Como primeiro passo, lave bem as batatas baroas em água corrente. Em seguida, leve-as para a panela e coloque para cozinhar com sal. Se fizer na fervura, aguarde em torno de 10 a 15 minutos. Caso prefira na pressão, um tempo de 8 a 10 minutos é suficiente para que elas fiquem macias. 

Depois disso, retire-as da panela com cuidado por ainda estarem quentes. Aliás, isso é bom porque precisaremos delas assim. Com a mesma cautela, as descasque ainda quentes e, em seguida, passe-as por um amassador de batata, pois o purê faz parte da receita. 

Portanto, passe-o pela peneira para que ele fique bem lisinho caso isso seja necessário ou se for do seu gosto que o purê seja assim.

Na sequência, acrescente a manteiga ao purê e leve ao fogo. Aos poucos, coloque o creme de leite enquanto mexe o purê com a colher. Aguarde até que ele adquira a textura da sua preferência e adicione o suco de gengibre a gosto.

Por fim, basta temperar com sal e pimenta do reino a gosto e o seu musseline de baroa com gengibre está pronto para servir!

Quais são os benefícios da batata baroa?

Além de ser deliciosa, a batata baroa também é muito benéfica para a saúde, tal como mostramos a seguir.

Fortalece a imunidade

A mandioquinha é rica em vitamina C, sobretudo quando cozida, estado em que sua raiz fortalece ainda mais a sua imunidade.

Portanto, por mais que a vitamina C seja encontrada em outros alimentos, se você não resistir a um apetitoso purê de batata baroa, esta é a opção certa.

Ajuda a emagrecer

Comer mandioquinha gera uma sensação de saciedade, por essa razão ela ajuda no emagrecimento. Além disso, suas fibras fazem melhorar o funcionamento do intestino, o que diminui a sensação de inchaço. 

Portanto, ao ouvir alguém comentar “parece que você emagreceu” por conta da redução do inchaço e pela perda de peso mesmo, agradeça à batata baroa.

Combate a fadiga

A raiz amarela da mandioquinha é uma forte fonte de energia que ajuda a reduzir o cansaço. Por isso, a batata baroa é um dos alimentos consumidos por quem faz exercícios físicos, pois ela faz com o desempenho aumente durante a prática.

Faz bem aos olhos

Além da vitamina C, a mandioquinha também contém vitamina A que é essencial para a visão. Afinal, nela é encontrada a rodopsina, a proteína responsável por nos fazer enxergar em ambientes de pouca luz.

Não obstante, o consumo da vitamina A – presente na batata baroa – ajuda a retardar o surgimento de problemas como a catarata.

Deixa a pele mais bonita

Por mais que alguns produtos atuem diretamente na pele a fim de deixá-la mais viçosa, o que comemos também colabora para embelezar a pele, além de deixá-la mais saudável.

Isso ocorre porque a vitamina C, presente na mandioquinha, tem uma ação antioxidante forte e eficiente, e isso ajuda na produção de colágenos e redução dos radicais livres que causam envelhecimento na pele.

Faz bem ao coração

Outro elemento presente na mandioquinha é a vitamina D, uma forte aliada de quem tem problemas cardiovasculares. Afinal, ela tem controle nas contrações do músculo cardíaco, que são fundamentais para bombear o sangue para o corpo. Assim, além do sol, você também pode encontrar vitamina D na batata baroa.

Melhora o sistema nervoso central

A mandioquinha também possui duas vitaminas pertencentes ao complexo B – tiamina e niacina – que são muito importantes para o sistema nervoso.

Da mesma forma que a ausência delas pode provocar problemas, a presença de ambos beneficia as funções cerebrais, além de combater sintomas consequentes de sua carência como fadiga e depressão.

Mantém os ossos e dentes fortes

Cálcio e fósforo são outros dois elementos encontrados na batata baroa e os dois combatem o surgimento de osteopenia e osteoporose, distúrbios que prejudicam ossos e dentes. Logo, ter mandioquinha nas suas refeições (como a que ensinamos neste post) vai deixá-los mais fortes.

Quais são os benefícios do gengibre?

O gengibre é conhecido por trazer um frescor às receitas, mas ele também faz muito bem à saúde, tal como mostramos a seguir.

Ajuda a emagrecer

Como o gengibre tem gingerol – composto que aumenta o metabolismo e incentiva a queima corporal – seu consumo ajuda no emagrecimento.

Vale dizer também que o gengibre é diurético, o que provoca a eliminação do excesso de líquido e ajuda a reduzir o inchaço.

Combate a azia

Por ter chogaol, gingerol e zingerona, compostos bioativos com propriedades anti inflamatórias, carminativas e antieméticas em sua composição, ele faz relaxar os músculos do estômago e do intestino, o que diminui a acidez estomacal.

Reduz as náuseas

Suas propriedades antieméticas fazem com que o esvaziamento estomacal aumente, o que melhora a sensação de náusea. Por isso, receitas que envolvem gengibre (como esta que ensinamos aqui) são aliadas de quem sente enjoo com frequência.

Equilibra a pressão arterial

As propriedades relaxantes do gengibre melhoram o relaxamento e elasticidade das artérias, o que facilita a sua circulação e equilibra a pressão arterial.

Agora que você conhece essas propriedades, certamente poderá fazer com mais gosto o musseline de baroa com gengibre!

E se você gostar muito de mandioquinha, que tal continuar conosco e conferir também esta receita em que ensinamos a fazer uma saborosa sopa de batata baroa?