A batata baroa (também conhecida como mandioquinha) é presente em diversos pratos brasileiros, sobretudo em formato de purê. Por isso, para variar um pouco o cardápio da sua cozinha orgânica, preparamos aqui algo diferente: uma receita de musseline de baroa com gengibre!
Ao longo do post, mostraremos como preparar essa refeição, além de apontar os benefícios que ela faz para a sua saúde. Tudo pronto? Vamos lá?
Quais são os ingredientes do musseline de baroa com gengibre?
Para preparar este saboroso prato, você vai precisar de:
- 200 gramas de batata baroa (mandioquinha) orgânica;
- 25 gramas de manteiga orgânica;
- creme de leite fresco;
- gengibre orgânico a gosto;
- sal e pimenta do reino a gosto.
Qual é o modo de preparo do musseline de baroa com gengibre?
Como primeiro passo, lave bem as batatas baroas em água corrente. Em seguida, leve-as para a panela e coloque para cozinhar com sal. Se fizer na fervura, aguarde em torno de 10 a 15 minutos. Caso prefira na pressão, um tempo de 8 a 10 minutos é suficiente para que elas fiquem macias.
Depois disso, retire-as da panela com cuidado por ainda estarem quentes. Aliás, isso é bom porque precisaremos delas assim. Com a mesma cautela, as descasque ainda quentes e, em seguida, passe-as por um amassador de batata, pois o purê faz parte da receita.
Portanto, passe-o pela peneira para que ele fique bem lisinho caso isso seja necessário ou se for do seu gosto que o purê seja assim.
Na sequência, acrescente a manteiga ao purê e leve ao fogo. Aos poucos, coloque o creme de leite enquanto mexe o purê com a colher. Aguarde até que ele adquira a textura da sua preferência e adicione o suco de gengibre a gosto.
Por fim, basta temperar com sal e pimenta do reino a gosto e o seu musseline de baroa com gengibre está pronto para servir!
Quais são os benefícios da batata baroa?
Além de ser deliciosa, a batata baroa também é muito benéfica para a saúde, tal como mostramos a seguir.
Fortalece a imunidade
A mandioquinha é rica em vitamina C, sobretudo quando cozida, estado em que sua raiz fortalece ainda mais a sua imunidade.
Portanto, por mais que a vitamina C seja encontrada em outros alimentos, se você não resistir a um apetitoso purê de batata baroa, esta é a opção certa.
Ajuda a emagrecer
Comer mandioquinha gera uma sensação de saciedade, por essa razão ela ajuda no emagrecimento. Além disso, suas fibras fazem melhorar o funcionamento do intestino, o que diminui a sensação de inchaço.
Portanto, ao ouvir alguém comentar “parece que você emagreceu” por conta da redução do inchaço e pela perda de peso mesmo, agradeça à batata baroa.
Combate a fadiga
A raiz amarela da mandioquinha é uma forte fonte de energia que ajuda a reduzir o cansaço. Por isso, a batata baroa é um dos alimentos consumidos por quem faz exercícios físicos, pois ela faz com o desempenho aumente durante a prática.
Faz bem aos olhos
Além da vitamina C, a mandioquinha também contém vitamina A que é essencial para a visão. Afinal, nela é encontrada a rodopsina, a proteína responsável por nos fazer enxergar em ambientes de pouca luz.
Não obstante, o consumo da vitamina A – presente na batata baroa – ajuda a retardar o surgimento de problemas como a catarata.
Deixa a pele mais bonita
Por mais que alguns produtos atuem diretamente na pele a fim de deixá-la mais viçosa, o que comemos também colabora para embelezar a pele, além de deixá-la mais saudável.
Isso ocorre porque a vitamina C, presente na mandioquinha, tem uma ação antioxidante forte e eficiente, e isso ajuda na produção de colágenos e redução dos radicais livres que causam envelhecimento na pele.
Faz bem ao coração
Outro elemento presente na mandioquinha é a vitamina D, uma forte aliada de quem tem problemas cardiovasculares. Afinal, ela tem controle nas contrações do músculo cardíaco, que são fundamentais para bombear o sangue para o corpo. Assim, além do sol, você também pode encontrar vitamina D na batata baroa.
Melhora o sistema nervoso central
A mandioquinha também possui duas vitaminas pertencentes ao complexo B – tiamina e niacina – que são muito importantes para o sistema nervoso.
Da mesma forma que a ausência delas pode provocar problemas, a presença de ambos beneficia as funções cerebrais, além de combater sintomas consequentes de sua carência como fadiga e depressão.
Mantém os ossos e dentes fortes
Cálcio e fósforo são outros dois elementos encontrados na batata baroa e os dois combatem o surgimento de osteopenia e osteoporose, distúrbios que prejudicam ossos e dentes. Logo, ter mandioquinha nas suas refeições (como a que ensinamos neste post) vai deixá-los mais fortes.
Quais são os benefícios do gengibre?
O gengibre é conhecido por trazer um frescor às receitas, mas ele também faz muito bem à saúde, tal como mostramos a seguir.
Ajuda a emagrecer
Como o gengibre tem gingerol – composto que aumenta o metabolismo e incentiva a queima corporal – seu consumo ajuda no emagrecimento.
Vale dizer também que o gengibre é diurético, o que provoca a eliminação do excesso de líquido e ajuda a reduzir o inchaço.
Combate a azia
Por ter chogaol, gingerol e zingerona, compostos bioativos com propriedades anti inflamatórias, carminativas e antieméticas em sua composição, ele faz relaxar os músculos do estômago e do intestino, o que diminui a acidez estomacal.
Reduz as náuseas
Suas propriedades antieméticas fazem com que o esvaziamento estomacal aumente, o que melhora a sensação de náusea. Por isso, receitas que envolvem gengibre (como esta que ensinamos aqui) são aliadas de quem sente enjoo com frequência.
Equilibra a pressão arterial
As propriedades relaxantes do gengibre melhoram o relaxamento e elasticidade das artérias, o que facilita a sua circulação e equilibra a pressão arterial.
Agora que você conhece essas propriedades, certamente poderá fazer com mais gosto o musseline de baroa com gengibre!
E se você gostar muito de mandioquinha, que tal continuar conosco e conferir também esta receita em que ensinamos a fazer uma saborosa sopa de batata baroa?