Home » O que é ESG?
o que é esg

O que é ESG?

Certamente você já ouviu falar de sustentabilidade e que suas práticas são muito importantes para preservar o meio ambiente. Recentemente, uma palavra tem aparecido bastante em assuntos relacionados ao tema: ESG.

Contudo, algumas pessoas desconhecem o seu significado, a importância que ele tem para as empresas em geral e de que maneira pode ser colocado em prática a fim de trazer resultados positivos a caráter ambiental e social.

Por essa razão, nós, da Raízs, produzimos este artigo que irá tirar essas e outras dúvidas. Vem com a gente!

O que é ESG?

ESG é a sigla de Envorimental, Social and Governance (ou seja, “Governança Ambiental e Social”) e suas aplicações são voltadas para analisar as ações ambientais e sociais praticadas nas empresas.

Ele vem ganhando cada vez mais importância nos dias de hoje porque as pessoas não estão considerando apenas a qualidade dos produtos ou serviços das empresas, mas também a responsabilidade que elas têm com o meio ambiente e as pessoas.

Por sinal, esse também é um critério considerado pelos investidores ao escolher quais empresas vão apoiar. Afinal, grupos como o Movimento B reforçam que, além do lucro, o bem-estar da sociedade e do planeta são indicadores de sucesso econômico.

Qual é o significado das letras de ESG?

Por mais que tenhamos mostrado acima a tradução da sigla, cada letra tem um significado que apresentamos a seguir.

A letra E diz respeito a tudo que as empresas fazem para conservar o meio ambiente, seja apoiando ou contribuindo para ações como redução do aquecimento global, desmatamento e escassez de água no mundo.

A letra S, de social, engloba as pessoas envolvidas com a empresa, desde funcionários até consumidores. Então, temas como satisfação dos clientes, respeito às leis trabalhistas e bom relacionamento com a sociedade se encaixam aqui.

A letra G é referente à gestão das empresas, por isso envolve a relação que elas têm com o governo, conduta exercida dentro da corporação, canais de comunicação com o público, entre outros pontos afins.

Qual é a importância do ESG nas empresas?

O ESG tem o papel de orientar as empresas a ir além das suas ofertas ao promover impactos que beneficiam o meio ambiente e as pessoas.

Isso faz com que uma empresa que fabrica produtos, por exemplo, esteja atenta à origem das matérias-primas usadas em sua confecção e também à reciclagem do artigo produzido, assim como suas embalagens para que tudo seja reaproveitado.

Já as companhias que oferecem serviços podem apoiar grupos que defendem o meio ambiente, além de otimizar a estrutura interna ao promover a diversidade entre os seus funcionários e cuidar do ambiente de trabalho para que ele seja seguro e respeitoso.

Além do mais, vale lembrar que a ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando juntos para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no país que incluem acabar com a pobreza, proteger o clima e garantir que todas as pessoas, independente de onde morem, tenham paz e prosperidade.

Dessa forma, uma vez que as empresas aderem às iniciativas de ESG, elas passam a contribuir para o alcance desses objetivos capazes de tornar tanto o Brasil quanto o mundo melhor.

Como o ESG é praticado nas empresas?

Agora que você pôde entender o quão importante o ESG é nas empresas, vamos a uma dúvida que permeia a cabeça de muita gente: como ele é colocado em prática

Listamos aqui as quatro formas mais recorrentes:

  • bonificações para os colaboradores: quanto mais motivados os membros de uma empresa estiverem, mais produtivos eles serão, o que torna importante a adoção de bônus e benefícios;
  • gestão de resíduos: aqui, os processos de produção passam por otimizações para que os resíduos sejam reaproveitados com eficiência;
  • promoção da diversidade: estimular a inclusão de distintas etnias, gêneros, idades e classes sociais ajudam a empresa a ter variadas formas de contribuição, além de transparecer um ambiente de respeito e reconhecimento;
  • redução de riscos no local de trabalho: para cuidar do mundo, os cuidados devem começar internamente, por isso tomar as medidas necessárias para deixar o ambiente de trabalho seguro também é uma prática.

De que maneira as empresas podem comprovar suas práticas de ESG?

Como as organizações têm percebido a necessidade de ser responsável tanto a caráter ambiental quanto social, algumas acabam aderindo ao greenwashing.

Esse termo é usado para apontar as empresas que adotam um “falso ESG”, ou seja, dizem executar práticas que beneficiam o meio ambiente, mas não o fazem.

Afinal, uma empresa cujas peças publicitárias afirmam diminuir o desmatamento ou a emissão de carbono chama a atenção do público que passa a prestigiá-la. Mas, como saber se isso é verdade?

No Brasil a forma mais fácil é conferir se a organização tem selos verdes que são atribuídos uma vez que seus produtos ou serviços passam por uma análise até serem comprovados que são realmente sustentáveis.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, existem mais de 400 selos que são distribuídos com esse intuito. Listamos abaixo alguns deles:

  • CCF Rabbit: este selo emitido pela ONG australiana Choose Cruelty-Free é fornecido às empresas que não fazem testes de produtos ou serviços em animais;
  • Eureciclo: fornece uma certificação para as organizações que compensam o ambiente ao reciclar as embalagens dos seus produtos;
  • FSC: esta certificação da Forest Stewardship Council comprova a origem das madeiras usadas a fins de matéria-prima para a confecção de produtos;
  • Orgânicos Brasil: garante que o produto está de acordo com as práticas e normas da produção orgânica, ou seja, não possui agrotóxicos ou modificações genéticas;
  • Rótulo Ecológico: selo que certifica o baixo impacto ambiental que os produtos têm no solo, água, ar e saúde.

Assim, agora você sabe o que é ESG e como as empresas comprovam a sua adoção, tenha sempre atenção se os produtos que você consome possuem os selos verdes.Por sinal, quer conhecer os que temos aqui na Raízs que garantem a qualidade dos nossos alimentos orgânicos? Então, confira-os neste post!

Assine Raízs