Quando falamos sobre alimentação saudável, a primeira informação que devemos ter é a origem dos alimentos que consumimos. Afinal, a agropecuária brasileira faz uso de pesticidas, agrotóxicos, entre outras substâncias que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Isso faz surgir a importância dos selos de certificação.
Por essa razão, aqui na Raízs temos produtos orgânicos que são oferecidos por pequenos produtores, todos certificados, para garantir que alimentos frescos e livres de veneno cheguem à sua mesa.
Neste artigo apresentamos as certificações que temos e quais são as condições necessárias que nos fizeram conquistar esses selos. Vamos lá?
Os selos de certificação são emitidos por entidades reguladoras nacionais ou internacionais cujo aval indica que o alimento é seguro ou cumpre um propósito como, por exemplo, ser livre de componentes tóxicos.
Portanto, para que um produto receba um certificado, a empresa precisa submetê-lo à uma rigorosa análise dessas organizações. Se ele não estiver em conformidade com os critérios da avaliação, a empresa precisará corrigi-los.
Algumas certificações são obrigatórias, como o selo S.I.F., conferido pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), para carne bovina, enquanto outras são opcionais.
Contudo, mesmo quando são facultativos, os selos trazem um diferencial que reforça a qualidade e segurança dos alimentos.
Dito isso, vejamos agora quais são os certificados que a Raízs tem.
IBD
O selo IBD Orgânico é encontrado tanto em alimentos quanto em cosméticos e itens de higiene pessoal. Também chamado de Instituto Biodinâmico, ele é credenciado pelo MAPA, além de ter a acreditação internacional da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e da IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica).
Os produtos alimentares que levam este selo indicam que todos os seus ingredientes orgânicos de origem agropecuária são certificados pelo IBD.
Além disso, o IBD também oferece capacitações para os pequenos produtores aprenderem sobre as normas de produção orgânica no Brasil. Afinal, o instituto segue à risca os padrões de todos os países que produzem alimentos orgânicos.
Assim, ao encontrar o selo IBD, você tem a garantia de que o produto é cultivado em conformidade com as leis sanitárias e ambientais, sem qualquer uso de substâncias químicas.
Orgânicos Brasil
Este é o selo emitido por certificadoras credenciadas pelo MAPA e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Ele garante que o produto esteja de acordo com as normas e práticas de produção orgânica.
Assim, quando um produto apresenta o selo Orgânicos Brasil, é certo que o alimento não possui agrotóxicos ou modificações genéticas, de acordo com a lei regulamentadora de produtos orgânicos.
Os produtores certificados são analisados por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) e seus selos podem ser obtidos das seguintes formas:
- certificação por auditoria: neste caso, os produtos passam por processos mais avançados no controle limpo de pragas e recebem a permissão de serem comercializados em qualquer lugar, tais como supermercado, quitandas, feiras, etc;
- certificação orgânica participativa de garantia: é destinada aos pequenos produtores e, por conta de limitações referentes a custos e logística, seus alimentos só podem ser comercializados em feiras;
- controle social na venda direta: é a certificação voltada aos produtos orgânicos cultivados na agricultura familiar cujos membros façam parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
Os alimentos com o selo Orgânico Brasil precisam ter em sua composição, pelo menos, 95% de ingredientes orgânicos, enquanto os outros 5% precisam estar dentro das regras de produção orgânica que proíbe o uso de qualquer tipo de agrotóxico.
Os produtos que estiverem abaixo dessa porcentagem não estão aptos a receber a certificação. No máximo, caso apresentem ingredientes orgânicos, eles recebem uma estampa na embalagem com essa informação.
Eureciclo
As empresas que aplicam uma compensação ambiental com a fabricação das embalagens dos seus produtos recebem o selo eureciclo. Logo, quando você vê um alimento com essa certificação, significa que a empresa que o produz adota práticas sustentáveis por meio da reciclagem.
Para serem certificadas, as empresas precisam dar apoio financeiro aos operadores de coleta e triagem a fim de que as embalagens produzidas sejam reaproveitadas como matéria-prima para a confecção de outros produtos.
O eureciclo possui três tipos diferentes de selos, são eles:
- selo de 200%: é voltado para empresas interessadas em dobrar o impacto sustentável, pois para cada produto vendido, gera a reciclagem de duas embalagens;
- selo de 100%: neste caso, as empresas que conseguem reciclar todas as embalagens produzidas para os seus produtos ganham o selo;
- selo de 22%: já as organizações comprometidas em cumprir o mínimo exigido pela lei em termos de reciclagem, recebe o selo de 22% que é o percentual requerido pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Assim, toda vez que você se deparar com um produto que tem esse selo, é certo que o seu fabricante está trabalhando não apenas para entregar um alimento de qualidade, mas também para preservar o meio ambiente.
Empresa B
Se enquadram neste selo as empresas que visam não apenas o lucro, mas também responsabilidade social e ambiental a partir de práticas sustentáveis, tais como:
- usar matéria-prima que seja proveniente da agricultura familiar;
- fazer uso de insumos recicláveis;
- reaproveitar sobras de matéria-prima para produzir novos produtos em vez de levá-las ao descarte;
- realizar ações sociais e doações que incentivem a reciclagem e sustentabilidade.
O selo é emitido pelo Sistema B Brasil, organização parceira do B Lab, responsável pela promoção do Movimento B (criado originalmente nos Estados Unidos com a finalidade de definir o bem-estar da sociedade e do planeta como indicadores de sucesso econômico) na América Latina.
Sua avaliação para liberação do selo é rigorosa, pois as empresas precisam responder 160 perguntas disponibilizadas no site oficial e, somente após obter a pontuação mínima no teste, a certificação é concedida.
Além disso, para mantê-la, a cada dois anos, as companhias precisam provar que as suas práticas sustentáveis continuam sendo feitas e aperfeiçoadas.
Agora que você conhece quais são os quatro selos de certificação que a Raízs possui, fique à vontade para continuar consumindo os nossos produtos orgânicos com a certeza de que estamos te oferecendo alimentos saudáveis, e também ajudando a tornar o mundo melhor!