A Páscoa é uma das épocas mais esperadas do ano, não só pelos seus significados religiosos, mas também pelos deliciosos ovos de chocolate. Se você procura uma opção de ovo de Páscoa saudável e nutritiva, chegou ao lugar certo!
Neste post, nós, da Raízs, trazemos todos os passos de como prepará-lo em casa, usando ingredientes que estão disponíveis para venda na nossa loja virtual.
Portanto, nos acompanhe aqui até o final e Feliz Páscoa!
Como fazer ovo de Páscoa saudável: passo a passo da receita
A seguir, veja como fazer o preparo do ovo que precisará dos seguintes ingredientes:
- 500 gramas de chocolate;
- 2 colheres (de sopa) de cacau em pó;
- 2 caixinhas de creme de leite de 400 gramas;
- 1/2 xícara (de chá) de frutas secas trituradas de sua preferência;
- Mel a gosto (caso queira).
Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Em seguida, proceda a temperagem do chocolate conforme as instruções da embalagem.
Pincele o chocolate derretido em moldes de acetato no formato das metades de ovo e leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Repita esse processo mais duas vezes ou até que a casca fique encorpada.
Mantenha as cascas de chocolate na geladeira até que o acetato fique opaco e, em seguida, desenforme.
Misture o cacau em pó, o creme de leite, as frutas secas e o mel em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que comece a desgrudar do fundo e atinja o ponto de brigadeiro.
Transfira o recheio para um prato, cubra com filme plástico em contato com o doce e deixe esfriar.
Recheie as cascas de chocolate com o brigadeiro saudável e leve à geladeira para dar consistência ao recheio.
Se desejar, cole as duas metades do ovo com chocolate derretido e deixe secar na geladeira.
Dessa forma, você terá um delicioso ovo de Páscoa saudável e com ingredientes mais nutritivos do que os convencionais. Além disso, é possível variar o recheio com outras frutas secas ou castanhas.
Porque se dá ovo de chocolate na Páscoa?
A origem da tradição da Páscoa não é totalmente clara, mas há algumas teorias que tentam explicar o seu surgimento. Uma delas é que o ovo simboliza o renascimento, a ressurreição e a vida nova, que são temas centrais da Páscoa.
A ideia é que, assim como o pintinho nasce do ovo, a humanidade renasce com a ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sentido, o ovo de chocolate seria uma forma de representar esse renascimento.
Outra teoria relaciona a tradição dos ovos de chocolate à Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Durante esse tempo, os cristãos tradicionalmente se abstêm de comer carne, ovos e laticínios como forma de penitência e preparação espiritual para a Páscoa.
Com a chegada da data, os ovos de galinha acumulados durante a Quaresma eram decorados e consumidos em comemoração à ressurreição de Jesus. Com o tempo, essa tradição teria evoluído para o consumo de ovos de chocolate, que se popularizaram a partir do século 19.
Independentemente da sua origem, o fato é que os ovos de chocolate se tornaram um dos principais símbolos da Páscoa em todo o mundo. Atualmente, é possível encontrar ovos de diversos tamanhos, formatos e sabores, inclusive versões saudáveis, como a que te ensinamos aqui a fazer.
Quais são os benefícios do chocolate?
O chocolate traz diversos benefícios para a saúde, desde que consumido com moderação e em versões mais saudáveis.
Melhora o humor
O chocolate contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Por isso, o consumo moderado de chocolate pode ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade.
Protege o coração
O chocolate amargo, rico em flavonoides, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e proteger o coração contra doenças cardiovasculares.
Melhora a função cerebral
Alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate pode melhorar a função cognitiva, a memória e o raciocínio, graças às substâncias antioxidantes presentes no chocolate.
Ajuda a controlar o peso
Apesar de ser calórico, o chocolate pode ajudar a controlar o peso quando consumido de forma moderada. Isso porque ele tem um sabor mais intenso, o que pode reduzir a vontade de comer em excesso.
Fortalece o sistema imunológico
O chocolate consegue fortalecer o sistema imunológico, graças às substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células do corpo contra danos.
É importante lembrar que esses benefícios se aplicam principalmente ao chocolate amargo, que tem uma concentração maior de cacau e menos açúcar e gordura do que as versões ao leite e branco.
Quais são os benefícios do cacau?
O cacau é uma semente rica em nutrientes que traz inúmeros benefícios à saúde, tais como os que listamos a seguir.
Reduz o risco de câncer
Devido à presença de compostos antioxidantes, o cacau ajuda a reduzir o câncer, além de ajudar a melhorar a saúde da pele, por conter vitaminas e minerais importantes.
Beneficia a saúde intestinal
O cacau também ajuda o intestino por promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino e diminuindo o risco de inflamação.
Regula o nível de açúcar no sangue
Outra vantagem é que o consumo de cacau pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, devido à presença de compostos que ajudam a controlar a absorção de açúcares.
Melhora a saúde cardiovascular
Outro benefício importante é a capacidade do cacau reduzir o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque o cacau contém compostos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a baixar a pressão arterial, além de ajudar a diminuir os níveis de LDL, também conhecido como o “mau” colesterol.
Ajuda a performance física
O consumo regular de cacau também contribui para o condicionamento físico, já que seus nutrientes melhoram a função muscular e a diminuem a fadiga durante atividades físicas intensas.
Gostou deste conteúdo? Que tal, além do ovo de Páscoa saudável, adicionar mais ingredientes para deixar a data ainda mais saborosa? Confira as promoções que listamos!