Home » Receita de batata rosti com queijo: um prato que é show de bola
Receita de batata rosti com queijo

Receita de batata rosti com queijo: um prato que é show de bola

A receita de batata rosti com queijo é uma das principais iguarias da culinária suíça, o último país que o Brasil irá enfrentar na fase de grupos da Copa do Mundo de futebol em 2022, e na Raizs você aprenderá a preparar essa iguaria.

O duelo, marcado para o dia 28/11, acontecerá às 13h, bem na hora do almoço. Que tal aproveitar a oportunidade para reunir a família e os amigos e servir um prato típico da Suíça que é fácil de fazer e irresistível?

Como aquele jogador craque, a batata rosti bate um bolão: é utilizada em diferentes ocasiões e nunca decepciona. A versatilidade desta receita é um dos fatores que a tornam muito atrativa. Na própria Suíça, encontramos, dependendo da região, diferentes modos de preparo. A variação pode estar no modo com que a batata é frita e no recheio utilizado.

Mesmo no Brasil, esta receita já conquistou o coração de uma grande torcida e rendeu várias adaptações. Aqui, você vai conferir uma versão mais próxima da tradicional suiça. Anota aí as orientações do técnico pra fazer bonito!

Ingredientes convocados para a receita de batata rosti com queijo

  • 1 batata grande, 
  • ¼ de xícara de chá de queijo meia-cura, ralado grosso,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

OBS: O recheio é opcional. Você pode usar a criatividade e incrementá-lo de acordo com seu gosto.

Como preparar a batata rosti com queijo

Comece pela capitã do time, a batata. Descasque-a e rale com a parte grossa do ralador. Em seguida, siga com atenção essa jogada, que é um ponto chave do esquema tático.

Pegue um pano de prato limpo e coloque a batata – já ralada – no centro dele. Depois, forme uma trouxinha e torça bem para extrair o excesso de água da batata, e então deixe na reserva por um instante.

Coloque uma frigideira no fogo médio e regue com azeite. Leve a bata à frigideira em formato de disco na espessura de mais ou menos 12 cm. Pressione de leve com a espátula para nivelar seu disco. 

Adicione sal e pimenta do reino a gosto, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos.

Hora de dourar do outro lado. Mas cuidado para não embolar o meio de campo na hora de virar. A dica do comentarista é utilizar um prato para auxiliar. 

Depois de virar, deixe cozinhar por mais 5 a 7 minutos em fogo baixo. E fim de papo, só correr pro abraço!

Mais simples que ganhar a Copa do Mundo, não é?

Como é a culinária suíça?

A Suíça, devido a sua história, é um dos países de cultura mais diversificada do mundo. Observa-se, por exemplo, os idiomas oficiais do país; o alemão, francês, italiano e romanche. 

Essa pluralidade de culturas, obviamente, tem seus reflexos também na culinária. A gastronomia suíça tem troca de passes muito interessantes com os países vizinhos, mas também regionalidades típicas e receitas genuinamente nacionais. 

Falaremos primeiro dos medalhões, afinal, você deve estar se perguntando sobre os chocolates e queijos suíços. 

Queijos suíços

A Suíça é especialmente lembrada pela produção dos seus queijos por um motivo. O país tem uma forte tradição na produção artesanal dessa iguaria. O cultivo de leite local e conhecimento milenar do processo torna o queijo suíço o pelé dos queijos. 

E tem para brasileiros e argentinos, ou gregos e troianos, se preferir. A alta variedade agrada os diferentes gostos, suave e cremoso, forte e intenso, seja como for. 

Chocolate

O chocolate suíço, a exemplo do queijo, é considerado um dos melhores do mundo. Sua textura cremosa e aveludada traz uma sensação ímpar ao paladar. 

Além disso, novamente, o leite é peça chave no esquema. Como é de altíssima qualidade, os suíços capricham no leite em sua composição de chocolate e o resultado é digno de um troféu.

Principais pratos suíços

Vejamos agora quais são os principais pratos que você encontra na gastronomia do país.

Fondue

Além dos dois principais craques, chocolate e queijo, o fondue tampouco fica fora da jogada! Seja de queijo ou chocolate, este prato é um ícone da culinária suíça e cai muito bem em noites frias e jantares românticos. 

Batata e queijo 

Batata e queijo dão tão certo juntos quanto uma dupla de atacantes nas partidas de futebol. Os dois ingredientes são muito utilizados na culinária suíça. 

Raclette

Queijo derretido servido com “gschwellti” (batatas cozidas com a casca), picles de pepino, mostardas de frutas e cebola.

Älplermagronen

Um tipo de gratinado de batatas, pastas, queijo, creme de leite e cebolas. E não se pode esquecer do purê de maçã como acompanhamento.

OLMA-Bratwurst

É considerada por muitos suíços a melhor salsicha para se fazer churrasco, servida com o tradicional pão Bürli. Esta salsicha é tão apreciada, que os mais conservadores ressaltam o “jeito certo” de comer e se ofendem se ela é servida com mostarda, por exemplo.

Estes e outros muitos pratos compõem uma das gastronomias mais famosas e ricas do mundo. 

Quando a Suíça joga a Copa do Mundo?

A Suíça entra em campo, nesta fase da Copa do Mundo 2022, nos dias 24/11 contra Camarões, 28/11 contra Brasil e 2/12 contra Sérvia.

Quais são as curiosidades sobre a seleção da Suíça?

Apesar de não ter conquistas na Copa do Mundo, a seleção da Suíça conseguiu um recorde em 2006: ser eliminada do mundial nas oitavas de final sem sofrer nenhum gol.

Aliás, quando o time marca um gol, ver a torcida vibrar é um grande destaque. Afinal, como são quatro os idiomas oficiais do país, os torcedores gritam “Hopp Schwiiz/Hop Suisse” que significa “Vai, Suíça” em alemão e francês, respectivamente, cujas pronúncias são parecidas.

Assim, o Ferrolho Suíço promete desmistificar a fama de equipe retranqueira nesta edição, e ir pra cima dos adversários.

Além da receita de batata rosti com queijo, quer deixar sua cozinha ainda mais saudável para você e sua família? Confira aqui a nossa seleção de ingredientes orgânicos que vão tornar o seu prato campeão não apenas na Copa do Mundo, mas o ano inteiro.