Home » Receita de burrito: um passe de primeira para a cozinha mexicana!
Receita de burrito

Receita de burrito: um passe de primeira para a cozinha mexicana!

Quando falamos em comida mexicana, é impossível não lembrar dos deliciosos e picantes burritos. Por mais que seja comum comê-los em restaurantes, a experiência de prepará-los na cozinha orgânica da sua casa pode ser muito mais gostosa. Por isso, preparamos este post que ensina todos os passos de uma receita de burrito!

Também trazemos aqui curiosidades sobre a culinária do México e quais jogos aguardam a sua seleção na Copa do Mundo de 2022. ¡Vámonos!

Quais são os ingredientes para uma receita de burrito?

Para preparar esta receita campeã, você precisará do seguinte:

  • 6 panquecas de trigo (tortillas);
  • 200 gramas de feijão vermelho;
  • 1 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 200 gramas de molho de tomate;
  • óleo;
  • sal;
  • 1 colher de chá de cheiro verde;
  • 1 colher de chá de cominho;
  • 1 colher de chá de açafrão;
  • 1 colher de chá de flocos de pimenta caiena;
  • 1 colher de chá de alho em pó;
  • 1 colher de chá de cebola em pó;
  • noz-moscada;
  • molho de chili picante (como acompanhamento);
  • guacamole (como acompanhamento);
  • nachos (como acompanhamento).

Como preparar o burrito?

Para abrir o placar desta receita, você deve começar com o preparo do feijão. Ao tirá-lo da embalagem, insira-o em 1 litro de água quente e deixe de molho durante 2 horas. Isso fará com que ele cozinhe mais rápido.

Após esse tempo, leve o feijão para a panela de pressão. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 ou 30 minutos para ficar pronto.

Agora é a vez de passar a bola para os outros ingredientes. Corte e pique metade da cebola em pedaços pequenos e leve-os à frigideira com óleo em fogo médio. 

Enquanto aguarde até que a cebola fique bem macia, corte e pique da mesma forma o pimentão vermelho e o cheiro verde. Coloque-os na frigideira em que a cebola se encontra já bem molinha e deixe-os cozinhar.

Em seguida, pegue a carne, corte-a em tiras, leve-as à frigideira e deixe cozinhar por alguns minutos junto a cebola, pimentão e cheiro verde. 

Durante esse preparo, adicione o cominho, açafrão, flocos de pimenta caiena, alho em pó, cebola em pó e noz-moscada.  Após 15 ou 20 minutos, retire tudo da frigideira e reserve num prato.

A próxima jogada é o preparo do molho de tomate. Na mesma frigideira, adicione a outra metade da cebola e um dente de alho, ambos picados. Cozinhe-os por 5 minutos.

Depois, acrescente o molho de tomate por cima da cebola e alho picados e mexa até que o molho fique bem espesso para receber o artilheiro do prato: o feijão.

Adicione os feijões cozidos na frigideira e, com um garfo, amasse-os até que virem uma pasta de aparência similar a de um tutu. 

Tempere o feijão amassado com sal e um pouco de óleo. Quando essa mistura estiver bem incorporada e pastosa, desligue o fogo.

Agora, chegou a hora de montar os burritos! Use um recipiente limpo para esquentar as tortillas no microondas até que fiquem macias. 

Sobre cada uma, coloque a mistura de feijão e a carne que você deixou reservada num prato. Feche os burritos, sirva-os com guacamole, nachos, chili picante e parta para o ataque!

Como é a culinária do México?

A culinária mexicana é milenar, tem origem no período Pré-Colombiano, quando os nativos cultivavam plantas de milho. Com o passar do tempo, influências da colônia espanhola passaram a transformar suas refeições que passaram a ter também feijão, pimentas, tomate, abacate e cacau

Essa riqueza de sabores fez a gastronomia do México receber o selo de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, por ser tão popular e apreciada em diversas partes do mundo.

Além da comida, o México também é conhecido por suas bebidas típicas, sobretudo a tequila. Ela é feita a base de agave azul, uma planta cujo crescimento demora aproximadamente 10 anos.

Apesar de ser uma bebida forte, a tequila ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo, além de melhorar a saúde intestinal.

Quais são os principais pratos mexicanos?

Além de burritos, o México tem outras saborosas opções, tais como:

  • chili com carne: trata-se de um picante guisado de carne com pimenta, feijão e tomate;
  • polvoron: um biscoito que mais parece um bolinho amanteigado feito com leite, farinha, açúcar e nozes;
  • pozole: é uma sopa feita de milho, vegetais e carne de porco ou galinha, algumas vezes também é servida com queijo e pimenta malagueta;
  • tamales: essa massa feita à base de milho é comumente cozida na palha do próprio milho, ficando muito parecida com uma pamonha;
  • churros: o doce frito feito de farinha de trigo e água salpicados com canela e açúcar não poderia faltar nesta lista.

Quando o México joga na Copa do Mundo?

Para o mundial de 2022, o México foi inserido no grupo C, de modo que o seu primeiro jogo será contra a Polônia no dia 22/11, às 13h00, Estádio 974, em Doha, no Catar.

Depois, no dia 26/11, é a vez da seleção mexicana enfrentar a Argentina às 16h00. Por fim, no dia 30/11 seu adversário será a Arábia Saudita, também às 16h00.

Os dois vencedores do grupo irão para as oitavas de final contra os dois times ganhadores do grupo D formado pela França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.

Quais são as curiosidades sobre a seleção do México?

O México é o quinto país com o maior número de participações em Copas do Mundo e suas melhores performances foram em 1970 e 1986, quando chegaram às quartas de final.

Durante essa jornada, o time mexicano já defrontou a seleção canarinho algumas vezes. Uma delas foi durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizados no Reino Unido, em que o México venceu o Brasil na partida final.

Por sinal, as duas seleções voltam a marcar o pódio dos campeões nas Olimpíadas de 2020, no Japão, em que o Brasil ganhou medalha de ouro e o México ficou com o bronze.

Agora que você sabe o passo a passo de uma receita de burrito, o que acha de partir para mais uma jogada de mestre com os ingredientes especiais que preparamos? Clique aqui e confira!