Home » Sem ideias de receitas para a ceia de Natal? Conheça 11!
receitas para ceia de natal

Sem ideias de receitas para a ceia de Natal? Conheça 11!

Escolher as melhores receitas para a ceia de Natal pode ser desafiador, especialmente quando queremos inovar e manter a tradição. Por isso, nós, da Raízs, reunimos para você 11 opções para um jantar completo, prático e muito saboroso.

Assim, inspire-se no cardápio abaixo que traz alternativas de aperitivos, prato principal, acompanhamentos e sobremesas para surpreender seus convidados com sabores únicos e garantir uma celebração inesquecível!

Além disso, caso algum item esteja em falta na sua cozinha, fique à vontade para clicar nos links ao longo do post para que você possa comprá-los em nossa loja virtual especializada em produtos orgânicos.

Aperitivos deliciosos para sua ceia de Natal

Como o jantar costuma começar com aperitivos, iniciemos, então, com os mais típicos e criativos.

Bruschetta de tomate e queijo

Entre as melhores receitas, está o queridinho antepasto italiano. Fatie o pão francês ou a baguete e toste levemente no forno. Esfregue alho nas fatias para um toque aromático. 

Em seguida, misture tomates em cubos, manjericão, azeite de oliva, sal e pimenta a gosto, e espalhe sobre as fatias. Leve as bruschettas ao forno até o queijo derreter e dourar. Finalize com orégano e sirva.

Canapé de salmão

Esta receita requintada une sofisticação com o mínimo de esforço. Comece tostando finas fatias de pão, adicionando cream cheese cremoso, endro fresco, salmão defumado em pedaços pequenos com aproximadamente 1 cm de espessura e raspas de limão

A chave para intensificar esses sabores está na escolha de ingredientes frescos e de qualidade.

Cogumelo shimeji frito na manteiga

Que tal uma terceira opção de entrada sofisticada e descomplicada? Corte a base mais grossa dos shimejis (1 bandeja). Cozinhe por 6 minutos e reserve. 

Em uma frigideira, derreta a manteiga e frite parcialmente a cebola, o alho e a cebolinha. Então, acrescente os shimejis, já cozidos previamente, e adicione ½ xícara de chá de molho Shoyu quando a cebola estiver mole. Finalize com salsinha para servir.

Pratos principais que surpreenderão na noite de Natal

Agora vamos aos protagonistas da ceia natalina.

Galeto assado

Prepare um galeto assado com a combinação equilibrada de um ramo de alecrim, uma colher (sopa) de mostarda, alho, suco fresco de um limão, a suculência de 40g de manteiga e o toque agridoce proveniente de uma colher (chá) de açúcar mascavo

Espalhe essa deliciosa mistura de temperos por dentro e por fora do galeto, cubra-o com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por cerca de 15 minutos. 

Posteriormente, retire o papel alumínio e deixe o galeto dourar.

Lombo de bacalhau ao azeite de dendê e leite de coco

Combinando tradição e exotismo, essa receita surpreende pela facilidade no preparo. Marine 1 kg de lombo de bacalhau em 500 ml de leite de coco na geladeira por 1 hora. 

Ao retirar, regue com uma colher (chá) de azeite, salgue a gosto e adicione pimenta branca. Cubra a assadeira com pimentões, cebola, tomates em rodelas, azeitonas e mais azeite

Asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 180º. Em uma panela, reduza pela metade o leite de coco reservado, adicionando o caldo da assadeira para um molho cremoso. Sirva regando o bacalhau.

Tender com abacaxi e queijo

Surpreenda com essa deliciosa receita: forre a assadeira com fatias de 1 abacaxi, 1 cebola roxa e 1 colher (sopa) de manteiga. Disponha o tender de 1 kg sobre essa cama frutada, pincele 2 colheres (sopa) de geleia de damasco, e regue com 1 xícara (chá) de vinho branco

Asse coberto a 200°C por 30 minutos; na metade, retire o papel-alumínio, fatie o tender, sem separá-lo completamente, e adicione queijo camembert entre as fatias. Regue com o molho da assadeira, pincele mais 2 colheres (sopa) de geleia e decore com tomilho e alecrim. Asse por mais 5 minutos e sirva.

Receitas de acompanhamentos inesquecíveis para a ceia de Natal

Agora vamos aos complementos desse jantar tão especial.

Arroz à grega

Esta é uma versão festiva do clássico arroz branco. Comece cozinhando duas xícaras e reserve. 

Em outra panela, refogue a cebola e o alho em azeite de oliva até dourar, adicionando uvas passas, ervilha, milho, cenoura pré-cozida e pimentões em pedaços pequenos (todos a gosto).

Misture, tempere a com sal a gosto e adicione o arroz cozido. Ao final, decore com cheiro verde.

Farofa natalina

Torne a ceia mais prática e deliciosa com uma saborosa farofa. Em fogo médio, derreta 4 colheres (sopa) de manteiga e refogue a cebola e o alho. Adicione ½ xícara de bacon e/ou linguiça picados. Frite até dourarem. 

Depois, acrescente castanhas ou nozes picadas, uva passa e frutas cristalizadas (a gosto). Adicione 2 xícaras de farinha de mandioca, mexendo até absorver a manteiga e dourar. Tempere com sal, pimenta, suco de ½ limão e finalize com salsinha.

Sobremesas irresistíveis

Para finalizar a ceia de uma forma deliciosa, seguem as melhores sobremesas.

Rabanada recheada

Uma releitura moderna da clássica sobremesa de Natal. As fatias de pão de rabanada podem ser recheadas com 150 g de doce de leite em furos laterais, com o auxílio de um saco de confeiteiro

Após a preparação, mergulhe as rabanadas recheadas em uma mistura de ovos, leite condensado e leite, e frite-as em óleo quente até atingirem o dourado perfeito. Finalize essa delícia ao passá-la em açúcar e canela.

Salada de frutas

Precisamos incluir a refrescante salada de frutas nesta lista. Combine 8 morangos, uvas sem caroço, 1 abacaxi, 1 manga, 3 maçãs, 2 bananas cortados em pedaços. 

Para realçar o sabor, regue as frutas com suco de 2 laranjas e sirva gelado. Se desejar um toque extra de doçura, ofereça leite condensado à parte.

Brigadeirão

Um deleite final de textura aveludada e sabor inigualável. Combine 3 ovos, 1 leite condensado, 1 creme de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de açúcar e 1 xícara (chá) de chocolate em pó no liquidificador. Bata até a mistura ficar homogênea. 

Em seguida, asse em banho-maria a 180ºC por aproximadamente 1 hora e meia, verificando a firmeza. Após cerca de 6 horas na geladeira, desenforme o brigadeirão e, se desejar, cubra com granulado para servir.

Gostou destas receitas? Então, que tal torná-las ainda mais inesquecíveis com os sabores naturais da Raízs? Clique aqui e confira nossa oferta super especial, com tudo fresco e saudável para tornar sua ceia verdadeiramente única.