Home » Conheça 9 curiosidades sobre o Ano Novo para a sua ceia
curiosidades sobre o Ano Novo

Conheça 9 curiosidades sobre o Ano Novo para a sua ceia

Explorar as curiosidades sobre o Ano Novo não apenas enriquece nossa celebração, mas também nos conecta a elementos carregados de significado. Já refletiu sobre como cada alimento, desde as lentilhas que prometem prosperidade até as uvas que anunciam meses doces, carrega consigo um mundo de significados profundos nessa festividade?

Às portas do aguardado marco no calendário, nós, da Raízs, convidamos você para uma imersão nos fascinantes detalhes desta data. São superstições ou, simplesmente, tradições arraigadas? Desvendaremos juntos a riqueza cultural que torna este momento único.

E caso você queira comprar algum dos itens apresentados, basta clicar nos links que deixamos ao longo do post que te levam à nossa loja virtual especializada em alimentos orgânicos!

Vamos lá?

1. Lentilhas: o saboroso segredo da prosperidade

A tradição de saborear lentilhas na virada do ano ganhou espaço no Brasil por meio dos imigrantes italianos. Inspirados pela crença de que “Lenticchie a capodanno, fortuna tutto l’anno!” (lentilhas no Ano Novo, sorte o ano todo), esses pequenos grãos, notáveis por seu formato que lembra moedas, tornaram-se símbolos de prosperidade.

Para além do simbolismo, as lentilhas oferecem benefícios nutricionais, sendo ricas em proteínas, vitaminas e minerais (cálcio e ferro), além de serem excelentes fontes de fibras.

2. Doze uvas: um prenúncio para os meses vindouros entre as curiosidades sobre o Ano Novo

Originada em 1909, quando o rei Alfonso XIII distribuiu uvas devido a uma colheita farta, os espanhóis abraçaram a prática de consumir uma dúzia delas à meia-noite, sincronizadas com as doze badaladas do relógio.

A doçura das 12 uvas é como um presságio para os 12 meses vindouros. No entanto, há um toque de mistério: se, por exemplo, a quinta uva revelar um sabor amargo, talvez seja um indício de desafios em maio.

Guardar os caroços na carteira até o próximo ano é uma prática comum entre aqueles que esperam atrair mais prosperidade. Para além do simbolismo auspicioso, essa fruta é uma fonte rica de antioxidantes, como o resveratrol, contribuindo para a saúde cardiovascular.

3. Romã: abundância e fertilidade

Destacando-se como uma das sete frutas com as quais a terra de Israel foi abençoada na Bíblia, a romã também não era apenas um símbolo de beleza para os fenícios; era um ícone de fertilidade e abundância. Na mitologia grega, essa fruta é consagrada a Hera, enquanto egípcios e romanos enriqueciam templos e vestimentas com suas rubras sementes.

Para além de sua incontestável riqueza nutricional, o ritual de extrair três ou sete caroços de romã na virada do ano, consumi-los e espalhar as sementes pela casa ou guardá-las na carteira não é apenas uma tradição, mas um segredo venerado para atrair prosperidade.

4. Frutas: um novo ano repleto de sabor

Incorporar uma diversidade de frutas na ceia de Ano Novo é mais que um banquete; é um símbolo de prosperidade para o próximo ano. Afinal, as frutas não apenas embelezam a mesa, mas também são fontes ricas de vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para a saúde. 

Ao escolher frutas variadas, celebra-se a diversidade da natureza e sua generosidade. Logo, é uma forma de agradecer pelos dons da terra, enquanto se nutre o corpo e o espírito num ritual repleto de significados e união entre as pessoas na celebração da vida e da renovação.

5. Espumante: brinde o novo ciclo

A aura festiva em torno do espumante é enigmática, deixando-nos incertos sobre a origem desse hábito. Desde a alta sociedade romana até o refinamento no Século XVI, o espumante transcende sua natureza como uma bebida comum, tornando-se um símbolo de luxo. 

O som efervescente da rolha não apenas libera pequenas bolhas, mas também simboliza a liberação de alegria e otimismo para o futuro.

6. Peixes: sinônimo de progresso

No início do ano, o peixe não é apenas uma fonte de proteínas magras, ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais essenciais para a saúde, mas um símbolo profundo de progresso e avanço. Sua ligação com a história de Jesus Cristo simboliza não só prosperidade, mas também fartura.

Os japoneses veem no peixe um ícone de fertilidade, dada sua notável habilidade de gerar uma profusão de ovos, enquanto na Suécia, a virada do ano é saudada com uma abundância de frutos do mar.

Mas uma surpreendente curiosidade é que, reza a lenda, essa proteína tornou-se uma alternativa ao consumo de aves porque estas ciscam para trás, simbolizando um “atraso de vida”. O pescado, por sua vez, representa avanço constante.

7. Oleaginosas e frutas secas: amuletos de fartura

Adentrando a rica tradição culinária, oleaginosas e frutas secas, como nozes, avelãs, e tâmaras, foram trazidas ao solo brasileiro pelos imigrantes árabes, enraizando uma prática cheia de sabores e significados profundos. 

Esses alimentos tornaram-se verdadeiros amuletos de fartura, proporcionando não apenas um deleite ao paladar, mas também a conveniência de armazenamento prolongado.

8. Verduras: cultivando riqueza e prosperidade

Seguindo a jornada de curiosidades sobre o Ano Novo, a inclusão de verduras na ceia de Ano Novo transcende os simples costumes culinários; para alguns, é um poderoso gesto simbólico de prosperidade, considerado um meio de manter a riqueza na carteira.

Nessa tradição enraizada, não se trata apenas de consumir qualquer tipo de verdura, apesar de sua riqueza nutricional intrínseca. A crença sugere que a ingestão simultânea de mais de um tipo de verdura é a chave para cultivar o resultado esperado, fortalecendo os laços entre os significados simbólicos e as práticas à mesa.

9. Um fio de vida longa nas curiosidades sobre o Ano Novo

Dizem que quanto mais longo o macarrão, mais longa a vida. O espaguete, símbolo de longevidade em muitas culturas asiáticas, é mais que uma refeição — é um amuleto da sorte. Para celebrar o ritual ancestral, é recomendável ingerir os fios inteiros, não apenas como um gesto simbólico, mas para mais uma saciedade prolongada.

Um próspero Ano Novo!

Por fim, desejamos que essas curiosidades sobre o Ano Novo te conduzam com entusiasmo a um novo ciclo repleto de prosperidade e conquistas extraordinárias.

E, para começar sua celebração com o pé direito, confira aqui as ofertas exclusivas da Raízs e planeje uma ceia memorável.