Home » Receita de kombucha: conheça 7 para fazer em casa
receita de kombucha

Receita de kombucha: conheça 7 para fazer em casa

O kombucha tem estado cada vez mais presente na rotina dos adeptos de uma vida saudável, o que faz diversas pessoas buscarem receitas de kombucha.

Por isso, neste post da Raízs, você não só aprenderá o que é kombucha, mas também 7 formas de como prepará-lo de forma criativa e deliciosa. Fique conosco até o final para conhecê-las!

O que é kombucha?

Antes de mostrarmos as receitas e os links dos ingredientes que você pode comprar na nossa loja virtual especializada em produtos orgânicos, vamos entender o que é kombucha e como você pode fazê-la em casa.

Kombucha é uma bebida fermentada, originária da Ásia, conhecida por seus benefícios para a saúde. Elaborada a partir da fermentação de chá adoçado com a ajuda de um scoby, ele se destaca pelo seu sabor único e propriedades nutritivas.

O scoby pode ser obtido por meio de doação ou você pode prepará-lo a partir das orientações abaixo.

Como fazer kombucha (que será a base do scoby)?

Para prepará-lo, comece aquecendo 1 litro de água até a ebulição. Em seguida, adicione seu tipo preferido de chá e mantenha em fervura por 5 minutos. 

Após isso, passe a infusão por uma peneira e adicione 120 gramas de açúcar. Mexa até dissolver completamente e filtre a mistura utilizando um filtro de café. Deixe a bebida esfriar. 

Posteriormente, coloque o chá já frio em uma garrafa e introduza o scoby. Cubra a abertura da garrafa com um tecido de algodão, fixando-o firmemente com um elástico. 

Deixe o kombucha fermentar por uma semana à temperatura ambiente, observando o scoby, que deve apresentar uma aparência clara e gelatinosa. O sabor do kombucha deve oscilar entre ácido e doce.

Com a base finalizada, conserve a colônia para uso futuro e armazene a bebida fermentada em um recipiente de vidro fechado.

Como saber que o scoby está pronto?

Após uma semana, é esperado que surjam bolhas no topo da solução e um filme fino se forme. Este é o início do scoby. 

Quando este atingir cerca de meio centímetro de espessura e tiver um aspecto leitoso, estará pronto para ser utilizado na preparação de kombucha. Nesse momento, retire-o cuidadosamente. 

O líquido inicial, excessivamente ácido, deve ser descartado, conservando apenas 240 ml para a próxima fermentação. Caso o scoby apresente sinais de mofo ou odor desagradável, isso indica a possível presença de bactérias nocivas. 

Nesta situação, é aconselhável descartar o scoby e iniciar novamente o processo.

Quais são os 7 principais tipos de receita de kombucha?

Agora vamos às melhores receitas que preparamos para você!

Kombucha de café

Esta primeira receita traz um toque especial de sabor e energia. 

Ingredientes

Para prepará-la, você precisará de:

Modo de preparo

Prepare o café com a água fervente e aguarde esfriar até atingir a temperatura ambiente.

Em um recipiente de vidro esterilizado, dissolva o açúcar mascavo no café já frio.

Adicione o scoby ao líquido e mexa suavemente.

Cubra o recipiente com um pano limpo e deixe em um local fresco e escuro por 72 horas para fermentar. Após a fermentação, coe a mistura e sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Kombucha de hibisco

Esta é uma receita perfeita para quem busca uma bebida fermentada com um toque floral e cor vibrante. Acompanhe os ingredientes necessários e o método de preparo.

Ingredientes

Certifique-se de ter na sua cozinha:

Modo de preparo

Ferva a água e adicione as flores de hibisco, deixando em infusão por cerca de 10 minutos.

Coe e deixe a infusão esfriar até atingir a temperatura ambiente.

Em um recipiente de vidro esterilizado, misture o açúcar com a infusão de hibisco. Coloque o scoby no líquido e cubra o recipiente com um tecido respirável, fixando-o com um elástico.

Deixe fermentar em um local escuro por aproximadamente 7 dias. Após a fermentação, retire o scoby e o kombucha de hibisco estará pronto para consumo.

Kombucha de gengibre e limão

Esta refrescante receita é ideal para revitalizar seu dia. 

Ingredientes

São estes os itens necessários:

Modo de preparo

Rale o gengibre fresco para liberar mais sabor. Em uma jarra de vidro esterilizada, coloque o kombucha já fermentado.

Adicione o gengibre ralado, o suco do limão siciliano e as raspas de sua casca. Misture delicadamente os ingredientes.

Feche o recipiente hermeticamente, evitando a entrada de ar. Deixe o kombucha fermentar por um período adicional de 4 a 6 dias para intensificar os sabores.

Após a fermentação, abra cuidadosamente, devido à pressão do gás, e seu kombucha de gengibre e limão está pronto para ser saboreado.

Kombucha de fruta

Esta receita combina os benefícios do kombucha com o sabor natural das frutas

Ingredientes

Veja os ingredientes e o método de preparo a seguir:

  • 500 ml de kombucha já fermentado;
  • 150 ml de suco de frutas frescas;
  • Pedaços da fruta escolhida.

Modo de preparo

Escolha uma fruta fresca e prepare 150 ml de suco. Pode ser abacaxi, framboesa ou outra fruta de sua preferência. Em um recipiente de vidro, misture cuidadosamente o kombucha já fermentado com o suco da fruta.

Adicione pedaços pequenos da fruta escolhida para enriquecer a bebida com texturas e sabores naturais. Tampe o recipiente e deixe o kombucha descansar por 24 a 48 horas para uma fermentação secundária e intensificação dos sabores.

Após a fermentação, coe os pedaços de fruta e sirva o kombucha gelado.

Kombucha de uva preta

Esta receita é simples e traz um sabor único para o seu kombucha. 

Ingredientes

Confira os ingredientes e o passo a passo:

  • 200 ml de suco natural de uvas pretas;
  • 500 ml de kombucha já fermentado;
  • uvas pretas inteiras.

Modo de preparo

Extraia o suco de uvas pretas frescas para obter 200 ml de suco. Em uma jarra de vidro limpa, despeje o kombucha já fermentado. Adicione o suco de uva ao kombucha e misture suavemente.

Coloque algumas uvas inteiras na jarra para enriquecer a apresentação e o sabor. Feche a jarra hermeticamente e deixe fermentar por um período de 48 a 72 horas em um local escuro e fresco.

Após a fermentação, retire as uvas inteiras e o kombucha de uva está pronto para ser servido.

Kombucha com chia

Esta combinação traz as propriedades probióticas do kombucha com a textura e os nutrientes das sementes de chia

Ingredientes

Veja como prepará-la:

  • 3 colheres de sopa de sementes de chia;
  • 600 ml de kombucha já fermentado;
  • 1 copo de água mineral.

Modo de preparo

Coloque as sementes de chia no copo de água mineral e deixe-as hidratar por aproximadamente 30 minutos até formar um gel.

Em uma jarra de vidro esterilizada, verta o kombucha já fermentado. Incorpore delicadamente o gel de chia ao kombucha, misturando para garantir uma distribuição uniforme.

Deixe a mistura repousar por mais 15 a 20 minutos, permitindo que as sementes de chia absorvam os sabores do kombucha. Sirva-o com chia fresca.

Suco detox com kombucha

Esta é uma combinação perfeita de ingredientes ricos em nutrientes e o poder probiótico do kombucha.

Ingredientes

Confira como preparar:

  • 500 ml de kombucha já fermentado;
  • 1 pepino médio;
  • 1 beterraba pequena;
  • 3 talos de aipo;
  • suco de 1 limão;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo

Corte o pepino, a beterraba e os talos de aipo em pedaços pequenos. Bata no liquidificador o pepino, a beterraba, o aipo e o suco de limão até obter uma mistura homogênea. Coe o suco para remover os resíduos sólidos.

Misture o suco coado com o kombucha já fermentado. Adicione mel para suavizar, se desejar. Deixe a mistura descansar por 20 minutos, permitindo que os sabores se fundam.

Sirva o suco detox com kombucha gelado para uma experiência refrescante.

Agora que você chegou ao final deste conteúdo, basta escolher a receita de kombucha que mais gostou e prepará-la na sua cozinha. 

Aliás, o que acha de levar estas dicas também às pessoas que você conhece? Para isso, compartilhe o post nas suas redes sociais!