A salada de beterraba assada é uma opção outonal deliciosa para aproveitar os sabores da estação e trazer um toque de cor e sabor ao seu cardápio. Afinal, ao prepará-la, as beterrabas ficam macias e adocicadas, além de ter um toque especial e cremoso.
Para saber quais são os passos para fazê-la na sua cozinha orgânica, acompanhe este nosso conteúdo até o final! Nele, também apresentaremos dicas para acompanhar o prato e os benefícios que ele traz para a saúde!
Como fazer a salada de beterraba assada
Prepare-se para tomar nota do passo a passo desta saborosa receita da Neide Rigo. Caso precise de algum dos itens listados, fique à vontade para clicar nos links e comprá-los diretamente em nossa loja virtual.
Ingredientes
- 4 beterrabas médias;
- ½ colher (de chá) de sal ou a gosto;
- 1 cebola roxa média;
- 4 colheres (de sopa) de suco de laranja;
- 1 colher (de chá) de mel ou açúcar;
- 4 colheres (de sopa) de vinagre;
- 2 colheres (de sopa) de queijo mascarpone ou queijo de cabra;
- 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva;
- 2 galhos de salsinha;
- pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Lave bem as beterrabas e mantenha-as inteiras. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 ºC. Asse por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam macias.
Espere esfriar, remova a pele e corte as beterrabas em pedaços irregulares. Transfira para uma tigela.
Adicione a cebola roxa cortada em tiras finas e tempere com sal, misturando tudo.
Em uma tigela separada, misture o suco de laranja, o mel e o vinagre. Despeje essa mistura sobre as beterrabas com a cebola. Prove o sal e corrija, se necessário.
Transfira a salada para uma travessa de servir ou saladeira. Com o auxílio de uma colher de chá, distribua pequenas porções de queijo por cima da salada. Acrescente as folhas de salsinha e, por fim, a pimenta-do-reino moída na hora.
Na hora de servir, se desejar, regue a salada com mais um fio de azeite.
Dicas para o preparo
Aproveite para assar beterrabas quando estiver utilizando o forno para outra finalidade. Após assadas, elas podem ser armazenadas na geladeira por até 4 dias e utilizadas em saladas e sopas cremosas, por exemplo.
Caso não possua forno, é possível cozinhar as beterrabas inteiras no vapor ou na panela de pressão. Basta adicionar água suficiente para cobri-las e cozinhá-las por cerca de 15 minutos após a válvula começar a chiar.
Espere a pressão ser liberada, abra a panela, verifique se estão cozidas, espere esfriar e remova a pele facilmente puxando com os dedos. A água utilizada pode ser aproveitada para fazer sopas, cozinhar arroz, preparar gelatina, entre outros.
Se preferir, as beterrabas podem ser assadas na airfryer por um tempo menor. Para verificar o ponto de cozimento das beterrabas, espete um garfo, que deve penetrar sem dificuldade. Se não quiser utilizar queijo de leite animal, um queijo cremoso vegetal também é uma opção adequada. Para intensificar o sabor cítrico, adicione um pouco de raspas da casca da laranja.
Caso não tenha vinagre, é possível substituí-lo por suco de limão. O importante é criar um molho agridoce que harmonize com as beterrabas.
Se quiser guardar a salada, é recomendado adicionar o queijo e a salsinha somente no momento de servir, para preservar a textura e o frescor dos ingredientes.
Quais são os melhores acompanhamentos para a salada de beterraba assada?
Confira algumas dicas de pratos que podem acompanhar e realçar os sabores dessa salada única.
Carpaccio de abobrinha
Fatie finamente a abobrinha e tempere com azeite, limão, sal e pimenta-do-reino. Disponha as fatias de abobrinha ao lado da salada, levando frescor e uma textura crocante à salada.
Croûtons de pão integral
Corte o pão integral em cubos pequenos e leve ao forno para tostar. Os croûtons crocantes são perfeitos para contrastar com a maciez das beterrabas assadas, adicionando uma textura interessante.
Grão-de-bico crocante
Tempere o grão-de-bico cozido com azeite, páprica, sal e cominho. Leve ao forno para ficar crocante. O grão-de-bico acrescenta proteína e um toque especial ao prato.
Queijo de cabra grelhado
Fatie o queijo de cabra e grelhe rapidamente em uma frigideira antiaderente. Coloque as fatias grelhadas sobre a salada de beterrabas assadas que passarão a ter um sabor suave e cremoso.
Mix de folhas verdes
Acompanhe a salada de beterrabas assadas com um mix de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião ou espinafre. As folhas verdes adicionam frescor, vitaminas e minerais ao prato, tornando-o ainda mais saudável.
Nozes caramelizadas
Caramelize as nozes em uma frigideira com açúcar e uma pitada de sal. As nozes caramelizadas trazem doçura e crocância, combinando perfeitamente com as beterrabas assadas.
Arroz selvagem
Sirva a salada de beterrabas assadas acompanhada de uma porção de arroz selvagem. O arroz selvagem possui um sabor único e uma leve crocância quando adicionado ao prato.
Vinagrete de ervas
Prepare um vinagrete com ervas frescas, como manjericão, salsa e cebolinha, combinadas com azeite, vinagre, suco de limão, sal e pimenta. Regue a salada de beterrabas assadas com esse vinagrete aromático, realçando os sabores e aromas dos ingredientes.
Quais são os benefícios da beterraba?
A beterraba é um vegetal versátil e nutritivo, repleto de benefícios para a saúde. Além de sua cor vibrante e sabor adocicado, ela oferece uma série de vantagens nutricionais. São elas:
- rica em antioxidantes: esses compostos ajudam a combater os radicais livres, protegendo as células do organismo contra danos oxidativos;
- melhora a saúde cardiovascular: seu alto teor de nitratos reduz a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares;
- aumenta a resistência física: os nitratos também melhoram a eficiência do transporte de oxigênio e aumentam a resistência durante exercícios;
- fonte de fibras: elas auxiliam no funcionamento adequado do sistema digestivo, pois promovem a saciedade e regulam o trânsito intestinal;
- fortalece o sistema imunológico: a vitamina C presente na beterraba fortalece as defesas do organismo e prevenir doenças;
- promove a saúde cerebral: seus compostos otimizam a circulação sanguínea cerebral e reduzem o declínio cognitivo relacionado à idade;
- ajuda no controle do peso: a beterraba é um alimento de baixa caloria e alto teor de água, o que a torna uma opção saudável para quem busca manter ou perder peso.
Agora que você sabe como fazer uma deliciosa salada de beterraba assada da Neide Rigo e quais são os seus benefícios, já pode prepará-la e saboreá-la.
E caso tenha sobrado beterraba, por que não aproveitá-la para mais uma receita? Continue conosco e confira aqui as nossas dicas de como fazer sopa de beterraba!