Home » Setembro Raízs: venha conhecer os alimentos orgânicos do Brasil!
Setembro Raízs

Setembro Raízs: venha conhecer os alimentos orgânicos do Brasil!

Alimentos orgânicos são essenciais para manter uma boa saúde, mas você sabe quais são os principais de cada região do Brasil?

Para que os conheça e também para comemorarmos as raízes da nossa brasilidade, estamos trazendo neste mês o Setembro Raízs que homenageia a diversidade de alimentos do país.

Assim, ao longo do mês, iremos destacar cada uma das cinco regiões, assim como seus produtos e receitas que selecionamos a caráter especial.

Portanto, acompanhe este post até o final para conferir o que vem por aí!

Região Norte

A região norte do Brasil traz uma variedade de sabores. Se você gosta de um café da manhã tradicional – com pão e um cafezinho bem quente – certamente irá gostar do pão de liz (que não contém glúten) acompanhado de um café orgânico, cultivado sem o uso de fertilizantes sintéticos ou pesticidas.

Se preferir sentir o gosto dos temperos da região, a manioca é um dos mais conhecidos, comumente usada como substituto do molho inglês. Caso prefira uma sopa ou caldo, vale a pena experimentar o valeso, uma mistura de especiarias agroecológicas.

norte

Região Nordeste

Um dos maiores destaques da região nordeste, com certeza, é a tapioca. Embora ela seja mais consumida em forma granulada, sabia que existem outros modos de prepará-la? Vamos conhecer alguns!

O dadinho de tapioca é uma receita recente (criada em 2014), mas muito conhecida. Afinal, a união da tapioca em forma de bolinho, com leite, ovos, manteiga e queijo minas fica uma delícia.

Já os palitinhos de tapioca são feitos com queijo coalho, além de ser um aperitivo tão saudável quanto a tortilha de tapioca que costuma ser feita com grãos de chia, quinoa e linhaça.

Vale lembrar que a tapioca melhora a disposição física e mental, facilita a perda de peso e melhora a saúde dos ossos.

nordeste

Região Centro-Oeste

Partindo para a região centro-oeste, impossível não destacar um dos frutos mais consumidos por lá: o pequi. Rico em fibras e gorduras saudáveis, ele também pode ser consumido em forma de polpa e molho.

Com a polpa do pequi, é possível fazer receitas surpreendentes como maionese e risoto. Já o molho pode ser servido em saladas, batatas assadas ou frango grelhado. Fica uma delícia!

Além de ser bom para a imunidade, visão e pele, o pequi ajuda a diminuir o nível ruim de colesterol.

centro-oeste

Região Sudeste

região sudeste é uma das mais diversas do país em termos de alimentos, e isso inclui as opções orgânicas. Portanto, você consegue encontrar desde frutas (como morango, amora, laranja e banana), legumes (como brócolis, berinjela, chuchu e abobrinha) até pratos típicos.

São Paulo é uma cidade conhecida por suas pizzas e Minas Gerais pelo pão de queijo, ambos possuem receitas orgânicas. Que tal uma suculenta feijoada como as do Rio de Janeiro? Você pode saborear sua versão vegana!

sudeste

Região Sul

A região sul do Brasil traz iguarias típicas como as carnes e os doces. Porém, é possível abraçar essa gastronomia de forma saudável? Com certeza!

Se gosta de um x-gaúcho, por que não prepará-lo com hambúrguer vegano? Se tiver uma geleia de abóbora ou goiaba em calda orgânica de sobremesa, certamente nenhum sulista fará desfeita.

sul

Ficou com vontade de conhecer outras receitas orgânicas e saudáveis disponíveis no nosso país? Então, acompanhe o Setembro Raízs!