Também conhecida como Borsch, a sopa de beterraba é uma refeição bastante tradicional em países do Leste Europeu, tanto é que foi declarada patrimônio cultural na Ucrânia este ano.
Como a beterraba é o seu ingrediente principal, ela acaba tendo como característica um tom avermelhado e forte, além de ser ideal para ser servido nos dias quentes e frios.
Existem diversas formas de preparar a sopa de beterraba. Neste post, vamos mostrar o passo a passo de como fazê-la com legumes refogados e caldo de carne, fazendo da sopa uma refeição leve, saudável e orgânica.
Vamos lá?
Quais são os ingredientes para fazer sopa de beterraba?
Para fazer essa sopa deliciosa e nutritiva, você vai precisar de:
- 6 beterrabas orgânicas;
- 1 cebola orgânica;
- 1 cenoura orgânica;
- 4 dentes de alho orgânico;
- 1 talo de salsão orgânico;
- 2 colheres de sopa de azeite orgânico;
- 2 colheres de sopa de manteiga orgânica;
- 1,5 litros de caldo de carne;
- 1 limão tahiti orgânico;
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Como fazer sopa de beterraba?
Vejamos agora o passo a passo para você prepará-la.
- Pegue uma panela grande, coloque nela as duas colheres de sopa de manteiga e leve-a ao fogo médio.
- Como próximo passo, descasque a cenoura e pique bem fino. Igualmente, descasque a cenoura e deixe-a ralada (recomendamos que passe pela parte grossa do ralador). Em seguida, lave bem o salsão, descarte as suas folhas e pique fino o talo do salsão. Refogue tudo na panela com uma pitada de sal e pimenta do reino por aproximadamente 10 minutos até que os legumes fiquem macios.
- Descasque e corte as beterrabas em quartos, coloque-as na panela (em que já se encontram a cebola, cenoura e salsão refogados), adicione 1 litro de água e 1,5 litros do caldo de carne. Misture bem, aumente o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos até ferver, de modo que o caldo absorva o sabor dos legumes.
- Una os legumes com o suco de limão e leve-os para o liquidificador. Caso não saiba tudo de uma vez, use-o duas ou quantas vezes for necessário. Ao bater, segure a tampa com firmeza e use um pano de prato, pois, do contrário, o vapor quente poderá empurrar a tampa e abri-la.
- Assim que a sopa ficar lisa, coloque-a numa tigela e coloque por, pelo menos, 1 hora na geladeira. Em seguida, experimente para ver se o sal e a pimenta estão no gosto certo (pois, o sabor muda depois que a sopa é esfriada).
- Sirva a sopa tendo como acompanhamento creme de leite fresco batido, gominhos de limão e algumas torradinhas de pão integral sem glúten.
🍲 Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Receita fácil de sopa de mandioquinha com batata baroa
➡️ Veja como fazer sopa de cenoura de forma rápida e fácil
➡️ Escondidinho de mandioca com carne-seca: aprenda a receita e a origem do nome
Quais são os benefícios da sopa de beterraba?
Por ser rica em vitamina C, a beterraba ajuda a prevenir os danos às células saudáveis, além de fornecer boas quantidades de óxido nítrico para o organismo. Mas, o que isso significa em termos de bem-estar e saúde na vida da gente?
Para responder essa pergunta, aproveitamos o espaço para mostrar os principais benefícios que a sopa de beterraba pode trazer para você.
Reduz a pressão arterial
Se você tem problemas de pressão, é importante ter a beterraba como parte das suas refeições. Como ela contém nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, o consumo da sopa ajuda a melhorar a circulação do sangue.
Melhora o rendimento de treinos físicos
Se você tem o hábito de fazer alguma atividade física – sobretudo as que envolvem musculação – a beterraba é um item que não pode faltar na sua dieta porque ela permite que seus nutrientes (potássio e cálcio) cheguem aos músculos.
Fortalece o sistema imunológico
Segundo uma pesquisa, 64% dos brasileiros estão mais preocupados com a saúde atualmente, o que requer manter forte o sistema imunológico. Portanto, a vitamina C e o zinco presentes na beterraba ajudam a produzir células de defesa do organismo.
Ajuda a combater a anemia
A anemia é causada pela deficiência de nutrientes no corpo como ferro, zinco e vitaminas do completo B. Como todas estão presentes na beterraba, ela não pode estar ausente.
Protege o sistema nervoso
Os problemas que atingem o sistema nervoso também podem ser combatidos com uma boa alimentação. Alimentos leguminosos ajudam a evitar a propagação desse mal, sobretudo porque as vitaminas B1 e B2 presentes na beterraba auxiliam no desenvolvimento do sistema nervoso.
Previne o envelhecimento precoce
O tempo é implacável e não podemos fugir da forma como ele trata a nossa aparência com o passar dos anos. Porém, dependendo de como nos alimentamos, podemos amenizar suas consequências. A vitamina C e as betalaínas encontradas na beterraba são antioxidantes que protegem as células dos danos oxidativos provocados pelos radicais livres (que envelhecem a pele).
Ajuda no controle do colesterol
É comum as pessoas consultarem seus médicos para saber como está o nível de colesterol. Dependendo dos alimentos consumidos, as notícias poderão ser boas. A beterraba, por exemplo, ajuda a reduzir a absorção de colesterol no intestino por ter antioxidantes e fibras, sobretudo celulose.
Previne problemas no fígado
O acúmulo de gordura no fígado podem ter como algumas das causas o colesterol alto, ganho muito rápido de peso e obesidade. Mais uma vez, a alimentação saudável se mostra importante, ainda mais considerando que a beterraba evita o dano oxidativo das células hepáticas, o que beneficia o fígado.
Ajuda na prevenção do câncer
Por conter vitamina C e outros antioxidantes, as refeições que tem como base a beterraba têm propriedades anti-inflamatórias, o que auxilia na prevenção do surgimento de câncer no fígado, mama, cólon e bexiga.
Agora que você já sabe como preparar uma sopa de beterraba e quais são as suas vantagens, desejamos a você um bom apetite!
E, se quiser conhecer outras receitas envolvendo o legume, continue conosco e confira também estas dicas de como preparar um saboroso hummus de beterraba!