Home » Tipos de Ovos: Orgânico, Caipira e Convencional – Entenda a diferença

Tipos de Ovos: Orgânico, Caipira e Convencional – Entenda a diferença

Você sabia que ovo não é tudo igual?

Existem diferentes formas de se produzir tipos de ovos com características distintas, e cada uma delas impacta de um jeito a nossa vida, dos animais e do meio ambiente!

Entenda 3 Tipos de Ovos – Orgânicos, Caipira e Convencional

Ovo Convencional

Nesse formato, a granja atua com uma produção contínua de ovos. Nele, as galinhas vivem em gaiolas, são alimentadas com rações de origem tanto vegetal como animal. Essa alimentação pode ser transgênica e conter agrotóxicos. As aves recebem antibióticos e estimulantes de crescimento.

Ovo Caipira

No cultivo de ovos caipira, as galinhas são criadas soltas, com acesso ao pasto, e se alimentam de rações de origem vegetal. Elas não recebem estimulantes ou medicamentos. A produção de ovo caipira é parecida com a de ovo orgânico, a diferença entre elas é uma legislação mais flexível para ovos caipira.

Ovo Orgânico

Esse é o caminho sem atalhos. Nesse modelo de cultivo de ovos orgânicos, as galinhas são criadas soltas, com acesso ao pasto e alimentação de origem vegetal, produzidas a partir de grãos orgânicos, não transgênicos. Caso seja necessário, as galinhas são tratadas com homeopatia e fitoterapia. A legislação dessa produção é bastante rígida por se tratar de um produto orgânico.

4 curiosidades sobre Ovos orgânicos:

  1. Todo ovo orgânico é caipira. Mas nem todo ovo caipira é orgânico.
  2. Ovos orgânicos não são menores pelo seu tipo de produção, isso tem a ver com a idade e o ciclo produtivo das aves. Galinhas jovens produzem ovos pequenos e jumbo; as adultas, ovos grandes; e as mais velhas, ovos jumbo.
  3. A cor da gema do ovo muda conforme a alimentação da galinha. Se ela recebe alimentos ricos em carotenoides (encontrados em folhas verdes e milho) a gema fica mais alaranjada. Isso é comum nas produções de ovos orgânicos e ovos caipiras. A diferença é que, com ovos orgânicos, esses alimentos com pigmentos naturais também são orgânicos.
  4. Qualquer produção orgânica implica que a criação respeite o meio ambiente, sem causar danos ao solo, ar e outras culturas de produção. No nosso caso, isso se dá desde o momento de produção dos grãos orgânicos que alimentam as galinhas, produzidos por pequenos e médios agricultores certificados.

O cuidado no cultivo de ovos orgânicos é o que garante que eles recebam a certificação de produto orgânico e, principalmente, que eles sejam ainda melhores para a sua saúde.

Confira os melhores ovos orgânicos na loja da Raízs.

*Este conteúdo foi produzido pelo nosso parceiro Raiar Orgânicos.