Home » Conheça 8 curiosidades sobre o pão de queijo
curiosidades sobre o pão de queijo

Conheça 8 curiosidades sobre o pão de queijo

Você já se perguntou sobre as histórias e segredos que cercam o pão de queijo, essa delícia tipicamente brasileira? Caso sim, chegou ao lugar certo, pois neste post da Raízs, apresentamos as principais curiosidades sobre o pão de queijo!

Desde suas origens humildes nas cozinhas mineiras até a sua consagração como um ícone da culinária nacional, ele esconde origens tão saborosas quanto sua massa. Vamos conhecê-las?

Quais são as 8 curiosidades sobre o pão de queijo?

Acompanhe abaixo tudo que há de mais curioso e interessante a respeito dessa iguaria.

1- A receita do pão de queijo é original

Quando o assunto é pão de queijo, falamos não só de sabor, mas também de tradição e originalidade. Ele é preparado com ingredientes simples, mas que juntos criam uma experiência única. 

A base da receita envolve o polvilho, um elemento derivado da mandioca, conhecido também por sua nomenclatura técnica como amido ou fécula. Este ingrediente é essencial para conferir a textura aerada e macia que caracteriza o pão de queijo.

Adicionam-se a essa base ovos frescos, leite e água, que ajudam a formar a massa. O elemento chave, evidentemente, é o queijo, que além de dar nome ao prato, proporciona um sabor inconfundível e uma textura irresistível. 

Curiosamente, essa combinação não inclui ingredientes com glúten, tornando-o uma opção mais leve e adequada para quem busca alternativas sem essa proteína. Para aqueles que se preocupam com o valor calórico, uma pequena unidade de 25 gramas desta delícia contém aproximadamente 80 calorias, ou seja, um equilíbrio perfeito entre sabor e saúde.

2- Porém, ainda não se sabe por que o pão de queijo surgiu

O mistério que envolve a origem do pão de queijo é tão fascinante quanto seu sabor. Este patrimônio culinário de Minas Gerais, embora amplamente reconhecido, guarda segredos em sua criação. A trama de sua história remonta ao século 18, nas fazendas mineiras, onde a escassez de farinha de trigo impulsionou a inovação na cozinha.

Neste cenário de necessidade, o polvilho, abundante na região, emergiu como a solução perfeita. As habilidosas mãos das cozinheiras da época combinaram este ingrediente com leite, ovos e queijo – este último, muitas vezes, aproveitado de sobras que começavam a endurecer. Sem saber, elas estavam dando vida a um ícone da culinária brasileira.

Existem também narrativas que atribuem a invenção do pão de queijo ao período da escravidão, quando ingredientes indígenas e portugueses foram mesclados, enriquecidos pelo sabor do queijo. 

Cada história adiciona um toque especial ao legado deste prato, transformando-o não apenas em um alimento, mas em um símbolo de adaptação, sobrevivência e criatividade.

3- Sua popularização no Brasil foi tardia

Apesar da origem do pão de queijo ter ocorrido há três séculos, este petisco só alcançou o reconhecimento nacional por volta da década de 1950. Esse intervalo desde sua invenção até sua ascensão revela uma jornada interessante de um prato regional para um símbolo da gastronomia brasileira.

A popularidade tardia do pão de queijo se deve, em parte, à sua capacidade de encantar paladares com sua combinação única de sabor e textura, além do seu valor nutritivo abrangendo vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos. A partir dos anos 50, este quitute conquistou mesas de norte a sul do país, solidificando sua presença em cafés e lanches.

4- Existe um dia nacional do pão de queijo

O pão de queijo tem seu próprio dia de celebração: 17 de agosto. Esta data, estabelecida em 2007, coincide com a final de um emblemático concurso de culinária transmitido pelo programa Mais Você, que buscava a melhor receita de pão de queijo do país. Essa competição, não apenas valorizou o tradicional quitute, mas também eternizou sua importância.

A escolha do dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Pão de Queijo simboliza o seu reconhecimento e valorização como um patrimônio cultural. Ao redor do Brasil, essa data é uma oportunidade para celebrar a rica herança culinária e, claro, saborear diferentes variações dessa receita. E por falar nisso…

5- Diversos ingredientes podem ser usados no pão de queijo

A versatilidade do pão de queijo é um de seus encantos. Ele pode ser personalizado de inúmeras maneiras, mantendo sempre seu sabor irresistível. Para a massa, pode-se optar por leite, água ou uma combinação de ambos, ajustando a textura ao gosto pessoal.

A gordura, um elemento-chave na receita, varia entre banha de porco, manteiga ou óleo, cada um contribuindo de forma única para a maciez e elasticidade da massa. O tipo de polvilho também influencia a textura: o doce gera uma massa mais densa e crocante, enquanto o azedo resulta em uma textura mais leve. Alguns até misturam os dois para um equilíbrio perfeito.

Quanto ao queijo, as possibilidades são amplas: meia-cura, parmesão, canastra, provolone, entre outros, cada um emprestando um sabor característico.

6- O pão de queijo é saudável (sobretudo quando você o consome muito)

O pão de queijo é também um aliado da saúde quando consumido de maneira equilibrada. Uma porção moderada, em torno de 100 gramas diários, pode ser uma adição nutritiva à alimentação. Este quitute é uma fonte de lipídios, sais minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas, oferecendo um equilíbrio de nutrientes essenciais.

Além disso, o pão de queijo é uma opção segura para quem é sensível ao glúten, já que é feito com polvilho, derivado da mandioca, livre dessa proteína. Para aqueles em dietas restritivas, existem versões integrais que mantêm o sabor tradicional enquanto adicionam mais fibras à dieta. 

7- Existem versões internacionais do pão de queijo

A influência do pão de queijo ultrapassou fronteiras, inspirando variações em diversos países da América Latina. Na Colômbia, por exemplo, surgiu o “pan de bono”, uma releitura mais compacta e achatada da nossa especialidade. Esta versão colombiana compartilha o uso do polvilho, mas apresenta uma textura diferenciada.

Já na Argentina e no Paraguai, encontramos a “chipa”, uma interpretação singular com mandioca e especiarias, moldada em forma de “U”, uma característica distintiva tanto no formato quanto no sabor. 

E, complementando essa família internacional, o Equador traz o “pan de yuca”, traduzido literalmente como “pão de mandioca”, adicionando mais uma variação ao legado do nosso querido pão de queijo.

8- O pão de queijo também tem uma versão colorida

O pão de queijo colorido é uma inovação recente na culinária brasileira, surgindo como uma releitura moderna do tradicional pão de queijo. Essa variação, que cativa tanto pelo visual quanto pelo sabor, nasceu da vontade de provar e diversificar o clássico mineiro. 

A técnica consiste em incorporar ingredientes naturais que conferem cor à massa, como vegetais, legumes e temperos, sem alterar sua textura característica. O resultado é um festival de cores, criando uma experiência gastronômica única que mantém a essência do pão de queijo tradicional, ao mesmo tempo em que agrega um toque lúdico e nutritivo.

Por sinal, se você ficou com vontade de experimentar o pão de queijo colorido, a NUU, sempre inspirada pela riqueza cromática e alimentícia da natureza, traz essa novidade. 

O seu pão de queijo tem essa tonalidade porque conta com toques de cenoura, beterraba e cúrcuma, enriquecidos com chia, tornando-o delicioso e saudável.

Portanto, clique neste link da nossa loja virtual para comprá-lo e levaremos o pão de queijo colorido da NUU com segurança, qualidade e sabor até a sua casa!